Carretas para Moto

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados aos acessórios específicos do modelo G 650 GS.

Re: Carretas para Moto

Mensagempor Paulo Schinda » 23 Mai 2013, 09:50

Achei muito interessante o conjunto. Leve e de fácil montagem/desmontagem. Só achei estranho o eixo da moto: é oco para passar o eixo do do engate?!?!? :shock: :shock:
Abraços
Paulo
-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-xMoto cronologia:
Honda 125 Turuna(81), Honda NX 200 (98), Honda NX 350 Sahara (99), Honda XR 250 Tornado (01), BMW G650GS(11), BMW R1200 GS (13)
Paulo Schinda
Forista Master
Progresso para o próximo rank:
70.3%

Enviou: 546 vez(es)
Recebeu: 1806 vez(es)
Moto: R 1200 GS AZUL
Estado: PR

Mensagempor robram » 23 Mai 2013, 12:39

robram
Forista Sênior
47.3%

Enviou: 843 vez(es)
Recebeu: 795 vez(es)
Moto: BMW G650GS Sertao

VIEWTOPIC_BIRTHDAY

Mensagempor robram » 23 Mai 2013, 12:46

pschinda escreveu:Achei muito interessante o conjunto. Leve e de fácil montagem/desmontagem. Só achei estranho o eixo da moto: é oco para passar o eixo do do engate?!?!? :shock: :shock:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=dmBQHLxsC7M[/youtube]

Pschinda,

Estes eixos ocos, sao de motos mais off, veja q ela ta usando uma 100% husaberg, em quase todas motos de cross os eixos sao de aluminio e ocos, dai fica facil usar este sistema de um outro eixo passante.

Mas se vc verificar no link do advrider, vai ver q em outras motos, eles usam outros tipos de adaptacao para puxar a carreta, eu vi em uma q eles trocam aquela peça q estica a corrente, e colocam uma com um suporte para prender o trailer, ja colocaram ate em BM 1200, so q prenderam nos suportes dos side cases.

Ainda nao vi em G650, e gostaria de saber o preço, acredito q na casa dos 500 US$, razoavelmente barato, se compararmos com os custos de malas laterais, e a grande vantagem de tirar o peso do moto.

Abraço,

Robson

ps: oq diz a lei brasielira? sem achismos, vamos procurar dentro na lei.

robram
Forista Sênior
47.3%

VIEWTOPIC_BIRTHDAY

Mensagempor edusao » 24 Jun 2013, 19:42

Amigos,

to querendo inventar moda mesmo...andei lendo as resoluções do contran e entendi ser normal puxar carretinhas com motos. Precisa ser moto acima de 120 cilindradas e o engate e a carretinha serem homologados também. O problema é que ainda não sei se existem fabricantes para todas as motos, pelo que vi só tem para CG e YBR.

Pretendo instalar um engate e customizar uma carretinha.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... a-moto-_JM

Algum amigo sabe de algum fabricante de engates para motos?

Valeu!
edusao
Forista Sênior
1.9%

Enviou: 276 vez(es)
Recebeu: 524 vez(es)
Moto: ex gs 2012 / atual suzuki

Mensagempor Paulo Schinda » 24 Jun 2013, 20:09

edusao escreveu:Amigos,

to querendo inventar moda mesmo...andei lendo as resoluções do contran e entendi ser normal puxar carretinhas com motos. Precisa ser moto acima de 120 cilindradas e o engate e a carretinha serem homologados também. O problema é que ainda não sei se existem fabricantes para todas as motos, pelo que vi só tem para CG e YBR.

Pretendo instalar um engate e customizar uma carretinha.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... a-moto-_JM

Algum amigo sabe de algum fabricante de engates para motos?

Valeu!

E aí Edu! ! !
Lancei esse tópico visando aumentar um pouco a nossa capacidade de carga. Conversando com um amigo que tem uma metalúrgica (e tem tudo quanto é máquina pra dobar, cortar, soldar, . . . )e ele disse que ajuda no que precisar. Como minha grana tá meio contada no momento, não iniciei a brincadeira ainda. Tenho duas linhas de ação: 1 - montar totalmente a carreta; 2 - comprar um chassis de moto num ferro velho e montar a carreta a partir de adaptações.
Se quiser entrar em com esse meu amigo, seu nome é Sérgio e sua empresa e a Telefones: 41-3031-2066 e 41- 3643-8719. A empresa fica em Araucária.
A única dúvida é: como homologar algo que provavelmente será um protótipo??
Abraços
Paulo
-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-xMoto cronologia:
Honda 125 Turuna(81), Honda NX 200 (98), Honda NX 350 Sahara (99), Honda XR 250 Tornado (01), BMW G650GS(11), BMW R1200 GS (13)
Paulo Schinda
Forista Master
70.3%

Enviou: 546 vez(es)
Recebeu: 1806 vez(es)
Moto: R 1200 GS AZUL

Mensagempor edusao » 24 Jun 2013, 20:13

Puxa, valeu Paulo!

Então, to começando minha estratégia agora, mas to achando que o ideal será comprar uma carretinha pronta, já homologada, para depois customiza-la conforme meus interesses.

Acho que o maior problema será o engate que vai na moto, pois este também precisa ser homologado, com chapinha e tudo...aí o bicho vai pegar, porque pelo que vi só existe para CG e para YBR.
edusao
Forista Sênior
1.9%

Mensagempor robram » 24 Jun 2013, 23:00

Pelo q eu sei para homologar vc precisa das notas fiscais de mao de obra e material, e depois ir ao inmetro q fara a homologacao, existem varias empresas que prestam este serviço com base nas normas do inmetro. Acredito q depois da homologacao vc entra com o processo no detran para criacao do n do chassis e Renavam.
Este processo é quase o mesmo q o pessoal faz para homologar carro rebaixado, talvez um pouco mais moroso, um bom despachante q ja tenha feito o processo vai poder te ajudar.
Se nao me engano em Ponta Grossa tem uma empresa homologadora do inmetro, para o caso do Edusao.

Agora falando na carreta propriamente dita, para a moto, tenho uma apreciacao ao sistema criado pela Moto-mule, pois nao vai atrapalhar a inclinacao da moto em curvas. Essas carretinhas de 2 rodas por eixo, me parecem muito pesadas.

Fonte para pesquisa:
http://advrider.com/forums/showthread.php?t=742318

Desenvolvimento do projeto desde o começo:
http://www.advrider.com/forums/showthread.php?t=113997

fotos:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Engate em motos q nao tem o eixo oco, eles fizeram trocam a peça do esticador da corrente:

Imagem

robram
Forista Sênior
47.3%

VIEWTOPIC_BIRTHDAY

Mensagempor robram » 24 Jun 2013, 23:12

Projeto brasileiro:

Imagem

robram
Forista Sênior
47.3%

VIEWTOPIC_BIRTHDAY

Mensagempor edusao » 25 Jun 2013, 21:06

Obrigado Robram!

Até conheço esse pessoal de ponta grossa, vou tentar me informar sobre o assunto. Mas tem um problema, para conseguir a dita homologação já começa precisando de um projeto assinado por um engenheiro mecânico. Quanto ao material utilizado e notas é fácil.

Sobre este modelo que você aprecia, parece muito bacana mesmo, mas no Brasil acho que é obrigatório freio próprio nas carretinhas, então já elimina esta possibilidade.

Eu, particularmente, gosto mais daquelas de engatar, até por questão de viabilidade na hora de parar, estacionar, etc, pois dá para desengatar.

Nunca reboquei nada com a moto, mas, tenho impressão que se a moto for pesada uma carretinha de engatar é mais fácil de puxar, pois a moto ficará com a sua mobilidade de inclinação quase que inalterada, ou seja, a moto inclina em curva independentemente da carreta inclinar. Com este outro modelo a moto tem que inclinar junto com a carretinha, dependendo do peso que leva acredito que altere mais. Não sei.

Bom, informo aos amigos interessados quando eu conseguir dar o "start" prático nos meus planos.

Abraço!
edusao
Forista Sênior
1.9%

Mensagempor robram » 25 Jun 2013, 22:39

Edusao,

So ha obrigatoriedade ao freio, qdo supera um certo peso...

robram
Forista Sênior
47.3%

VIEWTOPIC_BIRTHDAY

AnteriorPróximo

Voltar para Acessórios