Postura e Conforto em Viagens - Dicas

Aqui ficarão as informações sobre técnicas de direção defensiva (pilotagem) e outras dicas sobre prudência e responsabilidade no trânsito.

Postura e Conforto em Viagens - Dicas

Mensagempor arielmorg » 17 Jul 2012, 10:38

Sras e Srs,
Estou num estagio ainda inicial em relação à experiência de viagens, e estou adaptando a moto e entendendo melhor a dinâmica das viagens através da experiência. Alguns problemas já foram resolvidos via acessórios (por exemplo, para brisa original alto, comprado na moto 24), outros estão a caminho (bauleiro, extensor de placa, entre outros).
Um ponto que me incomoda e ainda não resolvi é que estou com dores nas pernas apos 300-400km. Alguem tem dicas ou sugestão do que fazer? Não sou alto (1.71m) e gosto da altura da moto para andar em SP, mas claramente tem alguma coisa que preciso fazer entre banco, apoios de pé e alavanca de cambio/pedal de freio, mas ainda não sei bem o que.

Alguem tem problemas parecidos com o meu? Dicas?

Abs
arielmorg
Forista Jr.
Progresso para o próximo rank:
9.1%

Enviou: 0 vez
Recebeu: 4 vez(es)
Moto: G 650 GS 2012

Re: Postura e Conforto em Viagens - Dicas

Mensagempor Mem » 17 Jul 2012, 10:50

Ariel,

O que faço é tentar mudar a posição de pilotar a moto, colocando os pés no pedal do carona, esticar as pernas de vez em quando e parar a cada 1:30hs de pilotagem. Pare por 15 min, para poder esticar o corpo.
Só para vc ter uma ideia, no Domingo fizemos um passeio e rodei 500km e voltei inteiro para casa.

Abs,
MPL

Conheça o tópico "Revisão Faça Voce Mesmo" - viewtopic.php?f=35&t=5423
Mem
Forista Master
3.7%

Enviou: 456 vez(es)
Recebeu: 1334 vez(es)
Moto: XTZ 250 Téneré / R 1200 GS
Estado: SP

Mensagempor Silrocha » 17 Jul 2012, 10:51

Ariel realmente direto em longas distancias pilotando não a corpo que aguente... lembrando que o grau de adrenalina circulante é alto e prazeroso sobra as duas rodas... sempre sugerimos que em media a cada 200km de uma parada de 15 a 20 minutos para esticar as pernas recomendado em qualquer viagem... e sobre alguns equipamentos para melhoria da viagem alguns foristas darão a sua opinião ;)
O Motociclismo precisa de Grandes Motociclistas e não de Grandes Motocicletas...

BIZ 100 01, YBR 125 04, XT 660 R 05, YES 125 07, FAZER 250 05, CITYCOM 300i 11, G650 GS 11, F800 GS 12, JOG 50 99, LEAD 110 12, FAZER 250 07, XRE 300 12.
Silrocha
Site Admin

Enviou: 1831 vez(es)
Recebeu: 1528 vez(es)
Moto: F800 GS 2012 / XRE 300 2012
Estado: RJ

Mensagempor José Mário » 17 Jul 2012, 10:52

Tenho feito em média 3h00 direto, sem parar. É o equivalente à autonomia da moto com segurança (consumo ~24km/l).
Minha altura é 1,79m e sou 'pernudo', na primeira vez senti um pouco, depois acostumei e hoje ando sem problema. É melhor apoiar a sola do pé no chão para manobrar do que ficar em ponta de pé.
Essa é a experiência que eu posso lhe passar. Abçs.
Zé Mário
TT-125, DT-180, DR-800s, G 650 GS e Tiger 800 ABS
José Mário
Forista Pleno
46.8%

Enviou: 1 vez
Recebeu: 78 vez(es)
Moto: Triumph Tiger 800/2014/Branca
Estado: PB

Mensagempor arielmorg » 17 Jul 2012, 11:02

Obrigado pelas respostas. Sempre paro a cada 200km (embora os amigos que viajam comigo tenham uma Multistrada, uma F800 e uma R1200, e meu tanque seja pequeno, eu geralmente tenho mais autonomia que o resto...hehehe). Com certeza, falta costume. Sobre os acessorios, fiquei muito na duvida se vale a pena uma das seguintes alternativas:

- tirar a borracha do apoio de pe (ajudaria tambem para ficar em pe, uma vez que o apoio é fino e escorregadio)
- trocar o apoio de pe (vi um ergo lowering kit na wunderlich, mas é caro)
- comprar um banco maior (ja ouvi opinioes contrarias e concordo)

Outra duvida (deve ser algo bem simples, mas eu sou relativamente novato) é: é possivel mexer na altura do apoio, do pedal de freio e da alavanca de cambio? Sempre achei que sim, mas vi por aqui que muita gente trocou essas partes.

Abs!
arielmorg
Forista Jr.
9.1%

Enviou: 0 vez
Recebeu: 4 vez(es)
Moto: G 650 GS 2012

Mensagempor fcesar47 » 17 Jul 2012, 11:04

Ariel,
Meu limite é mais ou menos esse também, 1 hora e meia, estourando duas horas preciso de uma parada e estando o dia inteiro esse espaço vai diminuindo. Além do joelho, sinto a lombar também, mesmo usando cinta. Tem gente que solda uma pedaleira no protetor de motor para esticar a perna um pouco. Como o MPL, também uso a pedaleira de trás por instantes e as vezes me levanto também, ajuda um pouco, assim como "soltar" as pernas, com elas quase tocando o chão, levemente dobradas deixando assim por um tempinho. Mas acho que não tem receita milagrosa para evitar a paradinha. Fui pra Santa Catarina esse fim de semana, 600km de ida e idem de volta, 2 paradas em cada trecho, pra mim não tem como parar menos do que isso.
"a diferença entre um menino e um homem? o preço de seus brinquedos"
fcesar47
Forista Sênior
0.9%

Enviou: 68 vez(es)
Recebeu: 63 vez(es)
Moto: R1200GS premium ktm 250 exc crf 230

Mensagempor Matsuo » 17 Jul 2012, 11:06

Ariel, o problema das pernas eu resolvi colocando um protetor de motor e pedaleiras, durante a viagem é possível esticar as pernas, dá um alívio danado !!! :D :D :D

Abraços,

Matsuo
VIAGEM DE MOTO CURA !!!

MATSUO

Imagem

WILD BIKER
Matsuo
Site Admin

Enviou: 12476 vez(es)
Recebeu: 8279 vez(es)
Moto: LAILA e TINA !!!

Mensagempor Kinder » 17 Jul 2012, 11:48

Ariel,

Para as pernas, não tenho muitas dúvidas que um descanso mais a frente, como dito pelo Matsuo, é bem eficaz.

Para o tempo de viagem, além das experiências próprias, tb falei com os que fazem viagens mais longas. A sugestão básica é andar em torno de 150 km ou 1:30h, e parar no que acontecer antes. Parar por uns 15 minutos, esticar as pernas, tomar um café / água, ajuda muito.
Eu mesmo fiz esta experiencia dos 150km/1:30h e tb andei mais de 200km direto. Nas paradas mais intermitentes, a cada subida na moto me sindo novo, como se iniciando a viagem. Já andando mais, a recuperação é parcial e no final da viagem sente-se mais cansado.

Além disso, temos que nos acostumar a curtir a viagem. É diferente de um carro, que vc entra e anda 400km direto sem problemas.

Obviamente, tudo isso é função do condicionamento físico de cada um... eu, como piloto de notebook diariamente, tenho que ir com calma...

Abraços...
Abraços,

Kinder - Curitiba/PR
Triumph Tiger Explorer 1.200

Algo em pilotar, que é difícil de descrever, nos faz bem à mente. Talvez o que algumas pessoas acham nas academias, nós encontramos sobre duas rodas, na estrada. - Chris Force
Kinder
Moderador

Enviou: 4533 vez(es)
Recebeu: 4425 vez(es)
Moto: Triumph Explorer 2014 Graphite
Estado: PR

Mensagempor BrunoDG » 17 Jul 2012, 12:58

Eu costumo ficar um pouco em pé na moto!! Esticar as pernas pra frente e pra cima (em direção ao guidon)!!! Até umas 3 horas to rodando de boa, depois da uma cansada, um café ajuda. Agora com a patroa, depois de 1:40-2:10 + ou - ela pede pra parar....
BrunoDG
Forista Sênior
21.1%

Enviou: 113 vez(es)
Recebeu: 198 vez(es)
Moto: BMW G650GS 2011/11

Mensagempor gutovsky » 17 Jul 2012, 17:12

É Ariel, milagre é só de vez em quando!
Estou com o Matsuo no protetor do motor. Qualquer opção de posição depois de uns 500km no dia é muito bem vinda.
Na minha viagem a Buenos As. eu senti dores nas pernas em lugares que eu nem sabia que dava pra sentir dor!
Na volta foram 3 dias com uma media de 900km por dia. O negócio é entrar em Alpha e seguir mudando de posição até TER que parar.
O gel no banco deve ajudar bastante tb.
O negócio é descansar e seguir o instinto. Sempre ciente de que milagre é só de vez em quando.
Abs
Four wheels move the body. Two wheels move the soul.
gutovsky
Lenda Viva
68.1%

Enviou: 1441 vez(es)
Recebeu: 1676 vez(es)
Moto: BMW G650GS - 2010 - Vermelha

Próximo

Voltar para Dicas e Técnicas de Pilotagem