Você sabe fazer curva de moto? conheça o contra esterço

Aqui ficarão as informações sobre técnicas de direção defensiva (pilotagem) e outras dicas sobre prudência e responsabilidade no trânsito.

Re: Você sabe fazer curva de moto? conheça o contra esterço

Mensagempor Bertolani » 04 Jul 2014, 20:22

Tem muito video explicando a técnica.

Jogar o corpo pra dentro da curva faz com que tenhamos que nos apoiar no guidão do lado da curva, empurrando-o, e assim se faz o contra-esterço, naturalmente, até sem perceber.

Esse movimento deve ser preparado antes de chegar a curva e não durante nem depois.
Frear na curva faz a moto contra-esterçar perdendo a tangente e depois que ela perde velocidade ela fecha mais ainda, mas se não tiver espaço para isso, já era.
Já na curva deixando de acelerar esse efeito é bem menor, mas ainda existe.
Trocar a marcha na curva também gera esse efeito desestabilizando a moto. Senti isso, na prática, nas curvas da serrinha de Monte Verde.
Iniciando a curva corretamente (estável, na tangente correta, na marcha mais apropriada etc) ou se mantém a aceleração ou se acelera progressivamente e uniformemente aos "poucos".

Tem que praticar

Muito legal.

Valeu.

Abs
1242
G650
PU2OIB
Para o que as pessoas vivem?
https://www.youtube.com/watch?v=40vcTKl0F-w
Avatar do usuário
Bertolani
Moderador
 
Mensagens: 4721
Registrado em: 14 Abr 2013, 04:21
Localização: São Paulo
Enviou: 3245 vez(es)
Recebeu: 2022 vez(es)
Moto: G650 gs 2012 branca
Estado: SP
Cidade: Sao Paulo

Re: Você sabe fazer curva de moto? conheça o contra esterço

Mensagempor Pierobon » 21 Jul 2014, 17:08

reinaldocaoa escreveu:na hora não sabia se virava mais ao contrário ou consertava o guidão.

Se você ainda está pensando sobre o assunto é porque ainda não aprendeu!


Sent from my iPhone using Tapatalk
Essa é minha assinatura.
Pierobon
Forista Pleno
Progresso para o próximo rank:
8.5%
 
Mensagens: 134
Registrado em: 16 Jun 2014, 11:50
Enviou: 158 vez(es)
Recebeu: 56 vez(es)
Moto: BMW G650 GS 2010
Estado: SP
Cidade: Sao Paulo

Você sabe fazer curva de moto? conheça o contra esterço

Mensagempor Pierobon » 21 Jul 2014, 17:47

Dica de quem aprendeu o contra-esterço no BMW Rider Training:
1° grande erro da maioria das pessoas: segurar na moto com os braços. Moto e cavalo é igual, se você puxa para trás o bicho refuga, empina, se assusta e então te assusta. As pessoas que cometem esse erro, (eu até antes do curso) precisam fazer muita força e, sem perceber, movimentar o torso inteiro para alterar a direção do guidom da moto - as curvas ficam demoradas e o motoqueiro cansado bem rápido. O certo é se segurar na moto com os joelhos!!! Dessa maneira fica ridiculamente mais leve operar o guidom, e o piloto apto a viagens muito mais longas!
2° erro nem tão grande das pessoas: começar o contra-esterço devagar e da mesma forma que começariam uma curva sem ele, daí se esquecer de fazer o esterço principal da curva. Resultado? Sair da trajetória da curva e, achando que está rápido de mais, instintivamente frear a moto (as forças da física de uma freada faz a moto, mesmo em curva, voltar à vertical contrariando todas as intenções do motoqueiro naquele momento). O melhor sempre é entrar na curva abaixo da velocidade e acelerar dentro dela. O certo contra-esterço é feito tão rápido quanto um piscar de olhos!!! É tão rápido quanto uma reação, e por isso se você pensa ainda não aprendeu. A primeira vez que eu fiz um contra-esterço (lá no curso da BMW), a moto virou tão rápido que eu achei que a 1200GS estava caindo em queda livre para o lado de dentro da curva - e é assim que tem que ser! Você da um toquinho super rápido e menor que 1cm no guidom, ao contrário da curva, e antes de conseguir piscar o olho o guidom já está virado para o lado certo da curva!

O primeiro contra-esterço a gente nunca esquece!


Sent from my iPhone using Tapatalk
Essa é minha assinatura.
Pierobon
Forista Pleno
Progresso para o próximo rank:
8.5%
 
Mensagens: 134
Registrado em: 16 Jun 2014, 11:50
Enviou: 158 vez(es)
Recebeu: 56 vez(es)
Moto: BMW G650 GS 2010
Estado: SP
Cidade: Sao Paulo

Re: Você sabe fazer curva de moto? conheça o contra esterço

Mensagempor rppacheco » 19 Ago 2014, 17:34

Contra esterço é física aplicada, :lol:
A nossa cabeça que teima em fazer confusão :?
Haja treino para ficar um movimento natural e automático :geek:
BMW F 800 GS 12/12 - BMW G 650 GS 12/12
Avatar do usuário
rppacheco
Forista Pleno
Progresso para o próximo rank:
95.8%
 
Mensagens: 483
Registrado em: 10 Fev 2014, 11:52
Localização: Curitiba
Enviou: 381 vez(es)
Recebeu: 164 vez(es)
Moto: F 800 GS/ 2012 / Laranja
Estado: PR
Cidade: Curitiba

Re: Você sabe fazer curva de moto? conheça o contra esterço

Mensagempor Beto Falcon Cap Amer » 01 Set 2014, 19:06

utilizar do contra esterço é a forma mais segura de contornar uma curva em duas rodas.

Mas o que faz um corpo descrever uma trajetória curva?

A inércia de um corpo faz com que ele, quando em movimento, permaneça sempre com a mesma velocidade e em linha reta, a menos que uma força modifique esse movimento. É possível mudar apenas a direção da velocidade, sem alterar o seu valor.

Para isso, precisamos aplicar sobre o objeto uma força que seja perpendicular à sua trajetória, isto é, que seja perpendicular à direção de sua velocidade. Nesse caso, o objeto realizará um movimento com trajetória curva. A força que age e modifica a direção da velocidade de um corpo é chamada força central ou força centrípeta. Qualquer tipo de força pode funcionar como força centrípeta.
para que um objeto com massa encontre-se em movimento curvilíneo é necessária uma força centrípeta puxando-o para o centro de curvatura da trajetória, e em ausência de força centrípeta os objetos com massa descrevem trajetórias retilíneas.

Os objetos abandonam as trajetórias curvas não devido à presença de algum tipo de "força centrífuga" responsável por tirá-los das trajetórias curvilíneas, mas sim porque as forças centrípetas necessárias aos movimentos curvilíneos por algum motivo não se fazem mais presentes.

Os carros saem das curvas seguindo trajetórias retilíneas não quando há um aumento do atrito entre o pneu e o solo de forma a prover algum tipo de "força centrífuga" que os façam abandonar as curvas, mas sim quando há a perda de atrito entre os pneus e o solo de forma que a necessária força centrípeta não se faça mais presente.


Um observador no interior do carro, sofre uma aceleração em relação à estrada. Quando entra em uma curva sente-se atirado para fora do carro, ou seja para fora da curva. Esta poderia ser considerada a força centrífuga, que o atira para fora da trajetória circular, pois centrífuga quer dizer que foge do centro. Porém a força centrifuga só é válida para o observador em movimento junto ao carro, ou seja um observador não-inercial.

A força centrífuga não é reação da força centrípeta.

Na verdade, a força conhecida erroneamente como força centrífuga não existe e não pode ser incluída em equações que descrevam o movimento circular de um corpo.

Isso ocorre, devido força centripeta, por isso que a moto inclina , para vencer essa força, que é a que te joga para dentro da curva , o que acontece por exemplo em uma curva inclinada.
Com carros por exemplo , quanto mais baixo o Centro de Gravidade , menor a chance de ele ser jogado para fora da curva.

Definição técnica

Em um objeto com movimento circular uniforme de raio r, com o centro em O, aparece uma força centrífuga Fc real que empurrando-o para fora da curva, na direção do raio. Se o objeto demorar um tempo T para completar a circunferência de raio r, com velocidade v, podemos afirmar que T = (2 p r)/v [1] , onde:
2p r = o comprimento do percurso feito pelo objeto durante uma volta completa.
Então podemos considerar uma aceleração a = (2 p v )/T [ 2 ]

de [ 1 ] e [ 2 ], teremos:
a = 2 p v/ ( 2 p r/ v ), logo
a = v2/r
Esta é a fórmula de aceleração centrífuga que aparece em todos os corpos em movimentos curvilíneos. Observamos que na dedução desta aceleração nada indica qual é o sentido dela.
Por tanto, podemos considerar que seja uma aceleração centrifuga, isto é, de dentro para fora do movimento curvilíneo já que demonstramos que em todos os movimentos curvilíneos as forças que aparecem são as forças centrifugas. ;)
Avatar do usuário
Beto Falcon Cap Amer
Forista Pleno
Progresso para o próximo rank:
4%
 
Mensagens: 116
Registrado em: 31 Ago 2014, 09:11
Localização: Osasco / SP
Enviou: 140 vez(es)
Recebeu: 55 vez(es)
Moto: Nx400i Falcon /2015 / branca
Estado: SP
Cidade: Osasco

Você sabe fazer curva de moto? conheça o contra esterço

Mensagempor Matsuo » 01 Set 2014, 22:52

Caramba amigo Beto, é muita informação e conta pra fazer !!! :shock: :shock: :shock:

Melhor deixar pelo instinto mesmo e fazer as curvas que gostamos !!! :D :D :D

Grande abraço,

Matsuo

VIAGEM DE MOTO CURA !!!

MATSUO


Imagem


WILD BIKER
Avatar do usuário
Matsuo
Site Admin
 
Mensagens: 13361
Registrado em: 21 Out 2011, 20:00
Localização: São Paulo - Zona Leste
Enviou: 12476 vez(es)
Recebeu: 8280 vez(es)
Moto: LAILA e TINA !!!
Estado: SP
Cidade: Sao Paulo

Re: Você sabe fazer curva de moto? conheça o contra esterço

Mensagempor Beto Falcon Cap Amer » 01 Set 2014, 23:09

Hahahahhahaah isso eh a teoria matsuo... mas instintivamente fazemos o contra esterco corretamente.... e ao utilizarmos essa técnica a moto "trava na curva" pq enquanto um pneu empurra pra dentro o outro pra fora... e eh algo bem sutil...

Boas curvas sempre rsrs
Avatar do usuário
Beto Falcon Cap Amer
Forista Pleno
Progresso para o próximo rank:
4%
 
Mensagens: 116
Registrado em: 31 Ago 2014, 09:11
Localização: Osasco / SP
Enviou: 140 vez(es)
Recebeu: 55 vez(es)
Moto: Nx400i Falcon /2015 / branca
Estado: SP
Cidade: Osasco

Re: Você sabe fazer curva de moto? conheça o contra esterço

Mensagempor Akira » 01 Set 2014, 23:31

Caramba, o pessoal fez a lição de casa mesmo.
Nunca pensei que era pra fazer tanta conta antes da curva :lol: , tenho que voltar pra escola.
O importante é o que importa!
Avatar do usuário
Akira
Forista Pleno
Progresso para o próximo rank:
46.3%
 
Mensagens: 285
Registrado em: 19 Dez 2012, 13:47
Localização: são paulo
Enviou: 64 vez(es)
Recebeu: 313 vez(es)
Moto: ex-g650gs - Tiger 800XC
Estado: SP
Cidade: Sao Paulo

Re: Você sabe fazer curva de moto? conheça o contra esterço

Mensagempor Beto Falcon Cap Amer » 01 Set 2014, 23:52

Hahahahhaha.. Akira, nada melhor que a prática e eu q ative a chance de te conhecer, sei q vc eh mestre nisso
Avatar do usuário
Beto Falcon Cap Amer
Forista Pleno
Progresso para o próximo rank:
4%
 
Mensagens: 116
Registrado em: 31 Ago 2014, 09:11
Localização: Osasco / SP
Enviou: 140 vez(es)
Recebeu: 55 vez(es)
Moto: Nx400i Falcon /2015 / branca
Estado: SP
Cidade: Osasco

Re: Você sabe fazer curva de moto? conheça o contra esterço

Mensagempor 3W3R70N » 16 Mar 2015, 17:59

Hoje tive a oportunidade de usar bastante o contra esterço numa pequena viagem, desde que comecei a usar a técnica as curvas ficaram mais rápidas e seguras, aliás a gente tem que tomar cuidado para não sair por dentro da curva de tanto que ela vira, e com o tempo fica automático, quando começa a deitar a BM, uma viradinha mínima pra fora da curva e ela puxa pra dentro, efeito sensacional que deveria ser sempre usado por todos.
Abços.
Ewerton Antonio Fernandes
BIZ 100 1998
Bros 150 2008
Tornado preta 2005
BMW GS650 preta 2015
Avatar do usuário
3W3R70N
Forista Pleno
Progresso para o próximo rank:
13.3%
 
Mensagens: 153
Registrado em: 01 Mar 2015, 00:54
Localização: Estrada Real
Enviou: 118 vez(es)
Recebeu: 35 vez(es)
Moto: BMW 650GS preta 2015
Estado: MG
Cidade: Diamantina

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas e Técnicas de Pilotagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 13 visitantes