As BMW 650 GS - Na Chuva!!!

Aqui ficarão as informações sobre técnicas de direção defensiva (pilotagem) e outras dicas sobre prudência e responsabilidade no trânsito.

As BMW 650 GS - Na Chuva!!!

Mensagempor HÉLIO ALVES » 15 Abr 2012, 20:06

Boa Noite pessoal, Faço uma consideração qto ao comportamento da minha moto BMW Gorda andando na chuva... pois saindo de São Lourenço hoje logo depois do almoço, estava chovendo, percebi que logo na saida da cidade estavam muitas motos speed num posto BR que pelo visto aguardavam o termino da chuva pra poderem pegar estrada, alguns km a frente encontrei com um Motociclista com uma Kawa , pelo visto tbem uma 600 cc, naum tenho certeza, e percebi que ele pilotava com um pouco de receio na chuva talvez pelo fato do pneu ser slic ,ou porque a tocada eh mais agressiva...heheheh, eu o passei e segui em frente, percebi que ele não conseguia me acompanhar, mesmo sabendo que sua moto atinge uma velocidade bem maior que a minha, ... Moral da historia, eu sempre ouvi falar antes mesmo de ter uma BMW, que ela na chuva tem um melhor desempenho, ate mesmo qto a segurança, com relação a outros tipos de motos, portanto um motivo a mais pra minha satisfação em relação a esta moto... se os senhores tiverem algumas considerações a esse respeito que se pronunciem.... um grande abraço a todos... HA...HA :roll: :roll:
De Vinho em Vinho, vamos aprendendo um pouquinho...

"Minha Moto eh Antiga mas Tem Protetor e Aquecedor de Manoplas."HAHAHA
HÉLIO ALVES
Forista Pleno
Progresso para o próximo rank:
65.3%

Enviou: 6 vez(es)
Recebeu: 59 vez(es)
Moto: F 650 GS Yellow /NX 4 Falcon

Re: As BMW 650 GS - Na Chuva!!!

Mensagempor gutovsky » 15 Abr 2012, 20:11

Concordo plenamente!
A G na chuva é uma Ayrton Senna reencarnada!
Encarei uns 2 chuvões, daqueles de carros começarem a parar e ela tocou sem titubear!
Todo o cuidado é pouco com asfalto molhado e visibilidade reduzida, não só do piloto, mas também dos motoristas a sua volta. Porém é bom saber a Frau segura bem a "onda".
Four wheels move the body. Two wheels move the soul.
gutovsky
Lenda Viva
68.1%

Enviou: 1441 vez(es)
Recebeu: 1676 vez(es)
Moto: BMW G650GS - 2010 - Vermelha
Estado: SP

Mensagempor Matsuo » 15 Abr 2012, 20:17

Já peguei chuva forte com a G650GS em alguns lugares, se estiver numa auto-estrada, consigo manter o mesmo ritmo, o problema são os demais veículos que andam bem devagar e permanecem na esquerda !!!

Mas nas rodovias vicinais com curvas, é bem perigoso e o tipo de pneu influencia muito na segurança !!! portanto não tem jeito, é reduzir o ritmo e redobrar a atenção e claro, sem abusos !!!

Abraços,

Matsuo
VIAGEM DE MOTO CURA !!!

MATSUO

Imagem

WILD BIKER
Matsuo
Site Admin

Enviou: 12476 vez(es)
Recebeu: 8280 vez(es)
Moto: LAILA e TINA !!!

Mensagempor natigal » 15 Abr 2012, 20:41

HÉLIO ALVES escreveu:Boa Noite pessoal, Faço uma consideração qto ao comportamento da minha moto BMW Gorda andando na chuva... pois saindo de São Lourenço hoje logo depois do almoço, estava chovendo, percebi que logo na saida da cidade estavam muitas motos speed num posto BR que pelo visto aguardavam o termino da chuva pra poderem pegar estrada, alguns km a frente encontrei com um Motociclista com uma Kawa , pelo visto tbem uma 600 cc, naum tenho certeza, e percebi que ele pilotava com um pouco de receio na chuva talvez pelo fato do pneu ser slic ,ou porque a tocada eh mais agressiva...heheheh, eu o passei e segui em frente, percebi que ele não conseguia me acompanhar, mesmo sabendo que sua moto atinge uma velocidade bem maior que a minha, ... Moral da historia, eu sempre ouvi falar antes mesmo de ter uma BMW, que ela na chuva tem um melhor desempenho, ate mesmo qto a segurança, com relação a outros tipos de motos, portanto um motivo a mais pra minha satisfação em relação a esta moto... se os senhores tiverem algumas considerações a esse respeito que se pronunciem.... um grande abraço a todos... HA...HA :roll: :roll:

Concordo plenamente Hélio.
Já tive essa mesma experiência mas acreditei, naquele momento, que as outras motos estavam com os pneus "carecas" (não era o caso).
Realmente a Nanyka é "boa de chuva", mas não é caso para aloprar, vamos usar essa "margem de segurança" maior a nosso favor. ;)
Ha, a minha também tem aquecedor de manoplas, mas não é YELLOW, então vota lá nas cores e poste uma foto dessa joinha, que deve ser linda. :P
Abraços
"E no final das contas não são os anos em sua vida que contam. É a vida nos seus anos." (Abraham Lincoln)

natigal
Moderador

Enviou: 8336 vez(es)
Recebeu: 3772 vez(es)
Moto: F800GSA
Estado: PR

Mensagempor Silrocha » 15 Abr 2012, 21:24

Sempre quando chove a atenção tem que ser redobrada, porem com a F800 GS na semana passada em um pé d'agua repentino aqui no Rio e com algumas poças formadas senti uma grande estabilidade na condução da motocicleta, na G650 GS sempre me senti esta segurança também só que na F800 GS percebo uma pitadinha a mais de segurança!!!
O Motociclismo precisa de Grandes Motociclistas e não de Grandes Motocicletas...

BIZ 100 01, YBR 125 04, XT 660 R 05, YES 125 07, FAZER 250 05, CITYCOM 300i 11, G650 GS 11, F800 GS 12, JOG 50 99, LEAD 110 12, FAZER 250 07, XRE 300 12.
Silrocha
Site Admin

Enviou: 1831 vez(es)
Recebeu: 1528 vez(es)
Moto: F800 GS 2012 / XRE 300 2012
Estado: RJ

Mensagempor Joao » 11 Nov 2012, 10:58

olá a todos,

voltei essa semana de uma viagem ao Chile, Atacama. podem ver os relatos e fotos no site vamosaochile.blogspot.com.br,
eu fui com minha Gs, um amigo com uma Bandit 650 e outro com uma CB500. Pegamos uma chuva muito, muito forte no trecho entre Maringá
e Cascavel, o problema não foi propriamente a chuva, mas sim chuva em estrada de mão dupla com fortes ventos e muitos caminhões no sentido contrário, por causa do vento, a GS inclinava bastante, quem vinha atrás de mim contou que a moto ficava praticamente em 45 graus e cadas vez que
um caminhão passava no sentido contrário, recebia um forte solavanco pelo deslocamento de ar além de um banho extra por conta da água jorrada
pelas rodas do caminhão. Esse tranco faz com que a moto que estava inclinada para um lado, volte a posição normal para em seguida inclinar-se novamente. Minha estatura é pequena, ,170m e 67kilos, não sei até que ponto isso influência, mas posso dizer que foi bem difícil controlar a moto
nessas condições. Meu amigos praticamente não tiveram esses problemas. Alguém já teve uma experiência parecida ?
Joao
Forista Jr.
7.1%

Enviou: 0 vez
Recebeu: 7 vez(es)
Moto: G 650 GS

Mensagempor Mem » 11 Nov 2012, 11:17

Joao escreveu: Pegamos uma chuva muito, muito forte no trecho entre Maringá e Cascavel, o problema não foi propriamente a chuva, mas sim chuva em estrada de mão dupla com fortes ventos e muitos caminhões no sentido contrário, por causa do vento, a GS inclinava bastante, quem vinha atrás de mim contou que a moto ficava praticamente em 45 graus e cadas vez que um caminhão passava no sentido contrário, recebia um forte solavanco pelo deslocamento de ar além de um banho extra por conta da água jorrada pelas rodas do caminhão. Esse tranco faz com que a moto que estava inclinada para um lado, volte a posição normal para em seguida inclinar-se novamente. Minha estatura é pequena, ,170m e 67kilos, não sei até que ponto isso influência, mas posso dizer que foi bem difícil controlar a moto nessas condições. Meu amigos praticamente não tiveram esses problemas. Alguém já teve uma experiência parecida ?

João,

Eu já peguei esse tipo de chuva,o famoso Toró. Nessas condições eu opto por parar num lugar seguro.
Uma vez, vindo de SP pela Castelo, peguei uma chuva desse tipo e acabei parando no estacionamento da Policia Rodoviária. ;)
Depois que parei, mais 2 motos encostaram. Uma delas era um motoboy, que é acostumado com todo tipo de clima e ele mesmo falou que a chuva estava demais. Palavras dele: "O cara ta mandando chuva de balde! Nem minha capa esta aguentando!."
A moto faz com voce fique suscetível a toda tipo de clima - calor, chuva, frio, etc. Por isso acho que voce deve conhecer seus limites e quando fica perigoso o melhor a ser feito é parar e esperar uma situação melhor para prosseguir. ;)

Abs,
Mem

Conheça o tópico "Revisão Faça Voce Mesmo" - viewtopic.php?f=35&t=5423
Mem
Forista Master
3.7%

Enviou: 456 vez(es)
Recebeu: 1334 vez(es)
Moto: XTZ 250 Téneré / R 1200 GS

Mensagempor Resmungão » 11 Nov 2012, 12:05

Pois é João, de moto chuvão + ventão = sufocão :lol:

Já passei por esta situação algumas vezes. O lance é ou parar ou diminuir a velocidade e procurar se afastar o que der dos caminhões em sentido contrário e mesmo dos que vc vai ultrapassar, pois o deslocamento de ar é violento e pode mesmo te levar ao chão. Outro perigo é aquela enxurrada de água que vc disse. Quando ela vem alta e em quantidade, cobre a viseira e vc fica alguns segundos (que parecem minutos) sem qualquer visibilidade. Já passei por isso também. Um sufoco...

Na minha opinião talvez seus amigos tenham sentido menos por estarem em motos mais baixas, tipo naked. A G ainda deve ser melhor que a minha Falcon, pois o centro de gravidade é mais baixo com o lance do tanque de combustível sobre o banco. Lembrando também que a nossa posição de pilotagem mais ereta nos deixa muito mais sujeitos à ação dos ventos que a Bandit ou a CB.

Parabéns pela sua grande viagem. Vou dar uma lida.
Abs e boas motocadas.
Resmungão
Forista Master
59%

Enviou: 1890 vez(es)
Recebeu: 2382 vez(es)
Moto: TIGER 800XC 13/14 e XRE300 17
Estado: PR

Mensagempor barrica » 11 Nov 2012, 12:28

Peguei um Torozao de presente quando minha esposa decidiu dar um role pela primeira vez...tinha que chover mesmo!!!rsrsrsrs :lol: :lol: :lol: Entao com guarupa e muuuita agua segui mas com velocidade bem reduzida...mas fiquei impressionado com o compartamento dela, mais um positivo pra G no quisito Seguranca...foi de boa.Mas cocordo com todos de parar ou usar essa vantagem a nosso favor indo mais devagar mesmo como disse o Natigal!
barrica
Forista Sênior
59%

Enviou: 1068 vez(es)
Recebeu: 604 vez(es)
Moto: G650GS/2011/prata/BMW

Mensagempor BrunoDG » 11 Nov 2012, 12:38

Quando começar a cair aquela chuva... a primeira coisa que faço e enrolar o cabo e andar ainda mais forte... :D :D :D... é o mesmo sentimento quando vejo aquelas placas de "curva perigosa"... hora da diversão...
BrunoDG
Forista Sênior
21.1%

Enviou: 113 vez(es)
Recebeu: 198 vez(es)
Moto: BMW G650GS 2011/11

Próximo

Voltar para Dicas e Técnicas de Pilotagem