Ajuste da corrente de transmissão - Esticamento/Folga

Re: Esticando a corrente no máximo

Mensagempor Mem » 20 Out 2014, 23:15

Marcelo,

Realmente esse kit é da G650. Não tinha reparado que voce tem a 800. ;)
De qualquer forma, acho estranho não ter essas ferramentas no kit da F800, pois isso são ferramentas essenciais para quem anda de moto.
Veja no manual se não diz nada a respeito das ferramentas que acompanha a moto.

Abs,
Mem


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Re: Esticando a corrente no máximo

Mensagempor Christian Cruz » 21 Out 2014, 00:23

Legal mem... Essa corrente eh original ?? Digo, sem emenda ?? Pois não sei se terei apetite pra desmontar toda a balança de novo para instalar ela... Da um trabaaaaaio hahaha
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Re: Esticando a corrente no máximo

Mensagempor Mem » 21 Out 2014, 09:58

Christian,

É sim. È a corrente que veio com a moto.
Se vc vier em casa, trocamos aqui mesmo.

Abs,
Mem


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Re: Esticando a corrente no máximo

Mensagempor marcelo_morpheus » 21 Out 2014, 11:14

Mem, já tinha verificado. As ferramentas são as seguintes: chave 17, Torx 15 e 45, philips e fenda, todas fixadas em baixo do banco.

Sobre desmontar a roda traseira, na F800 é bem simples: São duas porcas e pronto.
Abraço,
Marcelo

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Re: Esticando a corrente no máximo

Mensagempor Petrel » 21 Out 2014, 13:10

Mem, vou discordar da sua tese de considerar o peso transportado pela moto pra ajustar a corrente, pois mesmo com um piloto peso pena, a suspensão poderá eventualmente chegar ao fim de curso, por exemplo, numa lombada que seja vista encima da hora ou algo do tipo.
Na verdade quando se estabelece uma faixa de trabalho pra folga, considera-se que a corrente será ajustada na folga mínima e ao chegar na máxima ta na hora de ajustar novamente, bem provável isso vai ocorrer entre as revisões, claro dependendo da manutenção e do tipo de uso.
Isso é estabelecido considerando todas as variáveis.
Um forte abraço.
Petrel

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Re: Corrente de transmissão muito esticada causa acidente?

Mensagempor Adauto Lopes » 21 Out 2014, 21:36

Marcelo, não entendi se se trata de uma dúvida ou uma afirmação, mas, já concordando discordando (kkk), o correto é esticar a 35mm e quando chegar a 45mm esticar novamente, portanto, o range é de máximo e mínimo, o que significa que quando chegar na folga máxima, deve regular para a mínima. Se regular a 40mm já estará com 50% da regulagem perdida, o que aumentará a frequência de manutenção (regulagem).
Adauto Lopes

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Ajuste da corrente de transmissão - Esticamento/Folga

Mensagempor marcelo_morpheus » 21 Out 2014, 22:25

Concordo contigo, Adauto. A tendência de toda corrente é esticar, distender com o passar do tempo, por outro lado pode ser também em relação ao peso mínimo e máximo aplicado sobre a suspensão.

Mas vou fazer uma correção na minha amanhã e deixar com 35mm. Já comprei aquele torquimetro baratinho que ajuda um pouco. Achei ele pouco preciso, mas pelo preço... :mrgreen:
Abraço,
Marcelo

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Re: Ajuste da corrente de transmissão - Esticamento/Folga

Mensagempor luiz baum » 12 Mar 2018, 20:55

No começo dos anos 80 eu tive uma HD 125 e andava bastante com ela na terra.
Coloquei aro 21 na frente e pneus de uso misto.
Ela tinha uma distância bem grande entre pinhão e coroa.
Fiz um tensionador que resolveu o problema da corrente balançar, bater ou cair.

Na G650 fiz um tensionador com roda de skate, rolamento e mola...bem discreto.

Para quem não sabe, pelo menos a G1 tem uma bucha com rosca soldada na parte de baixo da corrente perto da pedaleira do piloto...justamente para a instalação de um rolete fixo semelhante ao que existe na parte superior da corrente perto do final do protetor de corrente.

Aproveitei esta bucha para fixar o bracinho da alavanca do tensionador.

Eu tenho neura de corrente com folga corretamente bem ajustada.
Porém a neura agora é coisa do passado.
Para quem faz off eu diria que é um item indispensável!

Segue meu Whatsapp para quem desejar fotos.
19 98242-4339

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Re: Ajuste da corrente de transmissão - Esticamento/Folga

Mensagempor rodpcastro » 25 Mar 2018, 13:09

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