alavanca de pé do câmbio

Re: alavanca de pé do câmbio

Mensagempor Gui Dantas » 14 Dez 2013, 19:19

André Piche escreveu:Oi Matsuo,

Já fiz, a moto foi levada no sábado e até hoje nada. Estão querendo cobrar o concerto da moto. Falaram que não sabem como a alavanca saiu do lugar.
Olha que absurdo! Eu que tenho que saber?
Acabei de ligar neste instante para ver o que resolveram, com isto continuo sem moto, que é utilizada diariamente por mim para trabalhar.

Ainda não tenho a posição final.


André,

A primeira coisa a fazer é reclamar com a BMW sobre a autorizada. Depois você pode reclamar da autorizada no http://www.reclameaqui.com.br.

Outro fato é pedir documento escrito comprovando que a autorizada quer cobrar o conserto e o motivo por estarem cobrando pois a moto possui garantia.

Se nada resolver, pequenas causas neles!

Quanto a ficar sem moto não tem jeito. Não faz parte da garantia moto sobressalente (acho que nenhum seguro de moto faz isso).
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Re: alavanca de pé do câmbio

Mensagempor Bula » 15 Dez 2013, 12:08

Lógico que deixaram de fazer um aperto geral nos parafusos. Sempre que a moto sair da oficina, deem uma olhada mais detalhada em casa, todas deixam alguma coisa fora do lugar ou algum parafuso frouxo.
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Re: alavanca de pé do câmbio

Mensagempor gerhardt » 05 Set 2016, 17:13

Boa tarde, aproveitando esse tópico, preciso trocar o retentor do pedal de marcha da G. Alguém sabe de um similar de outra moto que sirva?
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Re: alavanca de pé do câmbio

Mensagempor Kdu Oliveira » 11 Set 2016, 16:30

Retentor do pedal da marcha?? alguem sabe?
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Re: alavanca de pé do câmbio

Mensagempor gel » 11 Set 2016, 17:31

não sei se ajuda,mas prestes a viajar 4000 km ,comprei uma bota nova,um dia antes da viajem ,resolvi dar uma voltinha, a surpresa, tava quase impossível engatar as marchas,o bico da bota era muito grosso,então resolvi regular o pedal da alavanca de marchas ,ate ai tudo bem ,regulei ficou ótimo,mas depois vi que eu havia estourado o retentor da alavanca,dai ,sem tempo e sem a menor ideia onde encontrar um,resolvi passar cola de motor (tipo silicone pra altas temperaturas),viajei sempre de olho pra ver se não estava vazando ,mas ficou tão bom ,que esta lá ate hoje,fica a dica.
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Re: alavanca de pé do câmbio

Mensagempor Petrel » 11 Set 2016, 22:42

Ótima dica, mas diz aí como fez pra estragar o retentor apenas regulando a altura do pedal de cambio???? Fiquei curioso!!!!

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Re: alavanca de pé do câmbio

Mensagempor gel » 12 Set 2016, 09:14

pra poder regular a alavanca ,você tem que retirar ela,e na hora da retirada estava ruim de retirar e tive a infeliz ideia de colocar uma chave de fenda por traz da alavanca pra forçar a retirada,e ai a ponta da chave acabou por furar o retentor. :D :roll:
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Re: alavanca de pé do câmbio

Mensagempor Petrel » 12 Set 2016, 14:01

Entendi, obrigado pela dica, assim já podemos evitar que alguém faça o mesmo!!!

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Re: alavanca de pé do câmbio

Mensagempor luiz baum » 25 Jan 2017, 10:59

Prezados:

Recomendo que todos olhem como está a situação da alavanca de troca de marchas nas suas motos!

Ontem precisei retirar o suporte da pedaleira do lado esquerdo do piloto.
Ela estava um pouco torta.
Alinhei na morsa e pintei com spray preto fosco para alta temperatura.
Este spray é ótimo...fica um acabamento praticamente original.

Durante o serviço notei que a alavanca das marchas estava frouxa.
Já estranhei o parafuso entrar de baixo para cima, o que dificulta o acesso para o aperto.
Notei que por mais que apertasse o parafuso a alavanca continuava frouxa.
Na primeira análise eu achei que a largura da barra e o tanto de solda na peça estriada torna o conjunto indeformável...

Fiz um alívio de material na região da peça estriada para permitir maior deformação ao ser apertada e desta forma eliminar a folga no eixo.

Não deu certo... pode sangrar o parafuso que continua a folga.

Analisando melhor e relembrando casos semelhantes em outras motos percebi a razão do problema.
Na alavanca da gs o parafuso está muito próximo do eixo.
A braço de alavanca é muito pequeno!

Em outras motos que tive a distância entre o parafuso e o centro do eixo que vai para dentro da moto era maior!
Desta forma há mais flexibilidade e com menor toque no parafuso a folga é eliminada!

O risco de usar a moto com folga na alavanca é o de estragar a ponta do eixo!
Demora mas estraga.

Vou procurar uma alavanca de moto nacional só para usar a peça estriada e soldar o braço da alavanca original nele.
Vou aproveitar para corrigir a posição do parafuso.

Depois de concluído eu aprendo a postar fotos para mostrar resultado.
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Re: alavanca de pé do câmbio

Mensagempor luiz baum » 26 Jan 2017, 00:33

Segundo round do causo da alavanca...

Hoje não aguentei olhar para aquele treco frouxo.
Resolvi apertar o parafuso até eliminar a folga no eixo estriado.

Ganhei a briga. :x
Ou apertava ou o parafuso ia quebrar.
Definitivamente este pedal não pode ficar solto.

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