Shimming - Vibração / Trepidação no Guidão

Shimming - Vibração / Trepidação no Guidão

Mensagempor Conrado » 12 Dez 2011, 16:39

Abrimos este post para continuar o tema das oscilações em alta velocidade, conhecidas como "rolidos", iniciado no post do Passeio do 11/12...

No passeio do domingo 11/12/2011 cheguei nos 1000 Km e aproveitando o fim do amaciamento acelerei mais do que até esse momento.
Percebi forte rolido acima de 120 Km/hora.
Suspeito que o causante pode ser a bolha alta, mais defeltor, que uso o que deve deixar a roda da frente mais leve em alta.
Lembrei que minha BMW R27 de 1962, bem antiga, tinha um dispositivo mecânico para endurecer a direção e evitar os rolidos. As motos modernas não tem este dispositivo bem simples.
Outra solução pode ser um amortecedor de direção.
Alguém percebeu rolidos na G650GS acima de 120 Km/h?
Alguém encontrou uma solução?
Abç.
CONRADO 003
"QUANTO MAIS DESCONHECIDO O HORIZONTE, MAIS EMOCIONANTE O CAMINHO"
Bicimoto Fido 50 cc 1958; BMW R27 250 1962; Vespa GS 180 1966; Honda XL 250 R 1982; Yamaha Ténéré XT600 1989; BMW G650 GS 2011 (Lili Marlene); Yamaha ST 1200 2012 (Yumiko).
Avatar do usuário
Conrado
Moderador
 
Mensagens: 3763
Registrado em: 19 Out 2011, 16:06
Localização: ZS
Enviou: 1875 vez(es)
Recebeu: 2224 vez(es)
Moto: Yamaha ST 2012 "Yumiko"
Estado: SP
Cidade: Sao Paulo

Re: Oscilações em alta velocidade

Mensagempor Mão Branca » 12 Dez 2011, 16:54

Conrado escreveu:Abrimos este post para continuar o tema das oscilações em alta velocidade, conhecidas como "rolidos", iniciado no post do Passeio do 11/12...

No passeio do domingo 11/12/2011 cheguei nos 1000 Km e aproveitando o fim do amaciamento acelerei mais do que até esse momento.
Percebi forte rolido acima de 120 Km/hora.
Suspeito que o causante pode ser a bolha alta, mais defeltor, que uso o que deve deixar a roda da frente mais leve em alta.
Lembrei que minha BMW R27 de 1962, bem antiga, tinha um dispositivo mecânico para endurecer a direção e evitar os rolidos. As motos modernas não tem este dispositivo bem simples.
Outra solução pode ser um amortecedor de direção.
Alguém percebeu rolidos na G650GS acima de 120 Km/h?
Alguém encontrou uma solução?
Abç.


Prezado amigo, Conrado. Desculpe a ignorância, mas o que vem a ser rolidos ? Abraços. MB.
Abraços
MB


Minha MOTO é como o Tempo... VOA !!!
Avatar do usuário
Mão Branca
Forista Master
Progresso para o próximo rank:
65.7%
 
Mensagens: 2486
Registrado em: 19 Out 2011, 20:35
Localização: Rio de Janeiro (Tijuca)
Enviou: 1690 vez(es)
Recebeu: 1592 vez(es)
Moto: BMW R1200GS Triple Black
Estado: RJ
Cidade: Rio de Janeiro

Re: Oscilações em alta velocidade

Mensagempor fcesar47 » 12 Dez 2011, 16:57

repetindo meu post:

puts, vivendo e aprendendo! obrigado pela informação Conrado e Adriano, sabe que eu já tinha visto um amortecedor de guidão numa Fireblade, nem sei se é original dela ou não, deduzi que era pra estabilizar a direção em alta, mas sem saber o porquê, associei com a idéia da progressão de "endurecimento"da direção hidráulica dos carros!!
será que eles são regulados manualmente (os das esportivas), em movimento, ou tem comando eletrônico? Segue que eles existem também para as mid/bigtrail? fiquei bem curioso com essa estória!!
tô bem corrido agora pra "fuçar" no google, mas bateu a vontade de saber mais a respeito...
"a diferença entre um menino e um homem? o preço de seus brinquedos"
Avatar do usuário
fcesar47
Forista Sênior
Progresso para o próximo rank:
0.9%
 
Mensagens: 509
Registrado em: 19 Out 2011, 17:11
Localização: Santana de Parnaíba
Enviou: 68 vez(es)
Recebeu: 63 vez(es)
Moto: R1200GS premium ktm 250 exc crf 230
Estado: SP
Cidade: Santana de Parnaiba

Re: Oscilações em alta velocidade

Mensagempor Conrado » 12 Dez 2011, 17:06

MB:
Algumas motos e carros, em alta velocidade, apresentam oscilações laterais leves. A sensação é como se a moto, ou o carro, "serpenteasse" de leve (zigue-zague), ainda que mantendo a direção/guidão firme. As causas podem ser várias: aerodinâmica, suspensão ruim, ciclística, direção muito leve, pneus muito cheios, etc.
Alguns veleiros também "rolam", quando vento em popa são pegos por ondas pela popa, balançando para esquerda (bombordo) e direita (boreste), fora do controle do leme.
Estou tentando descubrir a razão de porque a minha moto "rola" acima de 120 Km/h...
Pode ser porque coloquei uma bolha alta mais defletor, o que pode estar provocando uma alteração aerodinâmica, ou pode deixar a direção leve demais em alta velocidade por causa da resistência do ar na bolha e defletor, o que deve "levantar" a frente da moto.
Abç.

ET: "Rolido" e "Rolar". Pode ser também que eu esteja incluíndo um termo e verbo do espanhol... (ou será portunhol?) :oops:
Editado pela última vez por Conrado em 13 Dez 2011, 09:11, em um total de 2 vezes.
CONRADO 003
"QUANTO MAIS DESCONHECIDO O HORIZONTE, MAIS EMOCIONANTE O CAMINHO"
Bicimoto Fido 50 cc 1958; BMW R27 250 1962; Vespa GS 180 1966; Honda XL 250 R 1982; Yamaha Ténéré XT600 1989; BMW G650 GS 2011 (Lili Marlene); Yamaha ST 1200 2012 (Yumiko).
Avatar do usuário
Conrado
Moderador
 
Mensagens: 3763
Registrado em: 19 Out 2011, 16:06
Localização: ZS
Enviou: 1875 vez(es)
Recebeu: 2224 vez(es)
Moto: Yamaha ST 2012 "Yumiko"
Estado: SP
Cidade: Sao Paulo

Re: Oscilações em alta velocidade

Mensagempor Conrado » 12 Dez 2011, 17:44

CONRADO 003
"QUANTO MAIS DESCONHECIDO O HORIZONTE, MAIS EMOCIONANTE O CAMINHO"
Bicimoto Fido 50 cc 1958; BMW R27 250 1962; Vespa GS 180 1966; Honda XL 250 R 1982; Yamaha Ténéré XT600 1989; BMW G650 GS 2011 (Lili Marlene); Yamaha ST 1200 2012 (Yumiko).
Avatar do usuário
Conrado
Moderador
 
Mensagens: 3763
Registrado em: 19 Out 2011, 16:06
Localização: ZS
Enviou: 1875 vez(es)
Recebeu: 2224 vez(es)
Moto: Yamaha ST 2012 "Yumiko"
Estado: SP
Cidade: Sao Paulo

Re: Oscilações em alta velocidade

Mensagempor Petrel » 12 Dez 2011, 19:01

Conrado, não sei se vou te ajudar... mas na minha moto nada acontece ja levei a 160kmh no painel e ela fica cravada no chão... aliaz isso foi uma das coisas que mais me impressionou na G, pois estou vindo de 4 anos numa falcon+seis meses numa teneré 250 e se passar dos 120km ela vai flutuando...e a estabilidade da nossa G me deixou muito contente e seguro, sugiro que vc não abra mão dessa caracteristica da nossa moto, eu customo defini-la como a moto que tem " Estabilidade de Naked, potencia e arrancada de bigtrail e economia de moto 250". detalhe bolha original. por falar em bolha eu já apanhei muito com bolhas paralelas de diversas marcas, inclusive algumas modificadas por mim em busca de vencer a luta contra o vento, mas agora não quero nem saber de bolhas... a da G1, eu to achando simplesmente perfeita, desvia parte do vento, melhorando a penetração aerodinamica da moto sem causar nenhum ruido no capacete.quanto a beleza ai vai de cada um.
Um forte abraço.
Petrel

Atual : R 1200 GS - "Nave Azul"

Ex: Tiger 800 / DL 650 Vstrom/BMW G650 GS/Tenere250/Falcon/Fazer 250/Virago 250/Strada 200/XLR125/RX180/CG125/RX80 e Mobylette
Avatar do usuário
Petrel
Moderador
 
Mensagens: 5719
Registrado em: 01 Dez 2011, 09:49
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Enviou: 3593 vez(es)
Recebeu: 4337 vez(es)
Moto: R 1200 GS - Azul
Estado: RJ
Cidade: Rio de Janeiro

Re: Oscilações em alta velocidade

Mensagempor Kokimoto » 12 Dez 2011, 20:10

A minha também não oscila nada. Já coloquei 180 (no painel) em descida e foi tranquilo. Mas uma coisa que percebi é que o bico do paralama oscila bastante. :o
mototuristas.net
Avatar do usuário
Kokimoto
Forista Master
Progresso para o próximo rank:
15.3%
 
Mensagens: 1729
Registrado em: 20 Out 2011, 22:37
Localização: Jundiaí - SP
Enviou: 429 vez(es)
Recebeu: 1504 vez(es)
Moto: R 1200 GS
Estado: SP
Cidade: S. Paulo

Re: Oscilações em alta velocidade

Mensagempor Adauto Lopes » 12 Dez 2011, 20:38

Conrado, não sou especialista em G, ou melhor, sou um teórico, estou me sentindo aquele advogado com 10 anos de OAB, mas que nuca pisou no tribunal. Muito li, mas nada pratiquei (ainda). Como você mesmo mencionou, a causa ou uma delas pode ser o conjunto bolha + defletor. Outra possibilidade pode ser a regulagem da tensão da pré carga. A pressão dos pneus também pode estar fora do que seria o ideal. Tenta repetir o mesmo percurso e velocidade, mantendo o mesmo peso (garupa, bagagens), mas retirando primeiro o defletor de ar. Se o problema persistir, tenta trocar a bolha elevada pela original e observa o comportamento. Depois pode partir para pressão dos pneus, pressão da pré carga. Enfim, são meus pitacos, é o que eu faria, até desvendar o mistério e sanar este comportamento desagradável (e perigoso), pois os outros usuários de G, e experientes advogados de tribunais não reportam o mesmo problema..
Adauto Lopes

CG125 1982, CG125 1984, CG125 1985, XL250 1983 (1 branca, 1 vermelha, 1 azul), XLX350 1987, XLX 350 1989, XLX350 1990, NX350 SAHARA 1991, LANDER 2007, G650GS 2011, R1200GS 2007, TENERÉ 250 2011.
Avatar do usuário
Adauto Lopes
Moderador
 
Mensagens: 7199
Registrado em: 05 Dez 2011, 14:52
Localização: São Caetano do Sul, SP
Enviou: 6968 vez(es)
Recebeu: 5031 vez(es)
Moto: Teneré 250
Estado: SP
Cidade: Sao Caetano do Sul

Re: Oscilações em alta velocidade

Mensagempor Matsuo » 12 Dez 2011, 21:48

Bom, eu não percebi nada anormal em alta velocidade, só achei estranho mesmo a direção ficar leve, na concessionária hoje me orientaram a regular a tensão da mola, deixando mais dura !!!

Ainda não deu pra fazer o teste !!!

Matsuo
VIAGEM DE MOTO CURA !!!

MATSUO


Imagem


WILD BIKER
Avatar do usuário
Matsuo
Site Admin
 
Mensagens: 13315
Registrado em: 21 Out 2011, 20:00
Localização: São Paulo - Zona Leste
Enviou: 12436 vez(es)
Recebeu: 8269 vez(es)
Moto: LAILA e TINA !!!
Estado: SP
Cidade: Sao Paulo

Re: Oscilações em alta velocidade

Mensagempor Haroldo » 12 Dez 2011, 22:15

Depois de curar a garganta inflamada e o estress, volto e peço desculpas aos companheiros por aqui mesmo.
Conrado, qdo eu tinha a falcon e coloquei uma bolha alta genérica aconteceu o mesmo, é quase 100% que é o defletor, por esse motivo testei a bolha do Elvis até 140 por hora e falei que não notei nada na ciclística da moto. Bolha mal projetada, ou a frente fica leve ou a sai de traseira quando se pega vácuo de um caminhão. Tive experiencias com a falcon das duas maneiras, era a bolha.
Avatar do usuário
Haroldo
Forista Pleno
Progresso para o próximo rank:
76.3%
 
Mensagens: 405
Registrado em: 19 Out 2011, 17:36
Localização: Turvo-SC
Enviou: 34 vez(es)
Recebeu: 76 vez(es)
Moto: caloi 10 speed

Próximo

Voltar para Sistema de direção

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes

cron