Shimming - Vibração / Trepidação no Guidão

Re: Shimming - Vibração / Trepidação no Guidão

Mensagempor Christian Cruz » 17 Jun 2014, 01:06

Você regulou somente a pré carga traseira ? ou regulou diretamente no amortecedor tbm ?
Digo isso pois a minha nao estava com a regulagem direto no amortecedor traseiro conforme indicava o manual, mas mesmo assim nunca senti ela conforme a sua, mas nao custa tentar verificar esse item tbm
Christian Cruz
Forista Sênior
Progresso para o próximo rank:
93.7%

Enviou: 704 vez(es)
Recebeu: 824 vez(es)
Moto: BMW G650GS
Estado: SP

Mensagempor Gustavo Kersten » 22 Jun 2014, 12:35

Conrado escreveu:Ao brecar com o freio dianteiro a suspensão afunda mais do que o normal?

Não notei Conrado. Ela mesmo em frenagem é bastante estável, e não notei um afundamento maior, mais acho que a frente está mais macia. Digamos assim ligeiramente mais macia.
Gustavo Kersten
Forista Pleno
5.8%

Enviou: 144 vez(es)
Recebeu: 27 vez(es)
Moto: BMW G 650 GS 2010 - Alemoa
Estado: RJ

Mensagempor Gustavo Kersten » 22 Jun 2014, 12:39

Christian Cruz escreveu:Você regulou somente a pré carga traseira ? ou regulou diretamente no amortecedor tbm ?
Digo isso pois a minha nao estava com a regulagem direto no amortecedor traseiro conforme indicava o manual, mas mesmo assim nunca senti ela conforme a sua, mas nao custa tentar verificar esse item tbm
Cristian, só regulei a pré carga.
Essa semana choveu bastante aqui em Petrópolis então, quase não rodei. Essa semana vou trocar o óleo e fzr uma pequena revisão pois, se tudo rolar nos conformes pretendo dar um pulo em Tiradentes, nem que seja para um bate e volta.
Assim poderei ver bem o que aconteceu/acontece com a suspensão.
Gustavo Kersten
Forista Pleno
5.8%

Enviou: 144 vez(es)
Recebeu: 27 vez(es)
Moto: BMW G 650 GS 2010 - Alemoa

Mensagempor Alexcvas » 09 Nov 2015, 22:56

A causa da trepidação pode ser pela bolha mais alta, e, também, se a moto for das novas, a roda de magnésio. A minha é 2010 e roda raiada e pilotei uma 2015 novinha e achei bem mais leve de frente.
P.S. Não peguei estrada, só paralelepípedo em Visconde de Maua.
Alexcvas
Forista Jr.
24.2%

Enviou: 2 vez(es)
Recebeu: 8 vez(es)
Moto: BMW G 650 GS 2010 - Prata

Mensagempor lennonjesus » 09 Nov 2015, 23:14

Tenho bolha alta + regulador Touratech que deixa a bolha alta ainda mais alta em uma G com roda de liga leve.

Nunca senti nenhuma vibração incomum.

Mas, claro, como em qualquer moto, quanto maior a velocidade, maior o sentimento de leveza.

No caso da G, credito a leveza também ao fato de que o bloco ótico não está preso ao movimento do guidão.

Abraços.
Lennon Jesus
Yamaha Fazer YS250 2012 Rainha de Copas
Honda Falcon NX 400i 2013 Mamba Negra
BMW G650 GS 2014 Natasha
BMW F650 GS 2011 Mercedes
Yamaha Ténéréca XTZ250 2011
BMW G650 GS 2012 Geralda
"A vida é melhor em uma moto."-Vera Alice (mãe)
lennonjesus
Site Admin

Enviou: 2629 vez(es)
Recebeu: 2076 vez(es)
Moto: Geralda BMW G 650 GS

Mensagempor estevaoberri » 01 Out 2016, 10:05

O assunto estava meio parado aqui mas quero compartilhar minha experiência com isso pois quem sabe ajude mais alguém.

Tenho uma Sertao que estava com um calo na direção bem acentuado mas mesmo assim só perceptível em baixa velocidade. Cheguei colocar 180 nela sem problemas, desconsiderando o desconforto do vento rotorizado pela bolha, mas a moto firme. Andei bastante com ela na faixa de 140 a 160 na estrada e a moto sempre firme.

Semana passada fiz 2 manutenções na minha garagem: troquei óleo da suspensão dianteira e os rolamentos da caixa de direção. No dia seguinte troquei os pneus por um jogo Karoo 3, fiz balanceamento e boa, pau na máquina..

Para minha surpresa acima de 120/130 em qualquer desnível já começa lentamente o Shimmy e de 140 em diante fica mais acentuado.. se estiver plano, a 150 ainda segura liso mas é passar em um desnível de pista que começa o Shimmy de forma bem insegura e tenho que reduzir.

Vamos lá. Sei que este pneu sendo 50%/50% não é feito para andar a 150 por hora, mas queria entender o que acontece pois:
-não alterei pre ajuste de suspensão.
-não alterei condições de aerodinâmica, bolha, bau (não tenho), etc..
-troquei o óleo de suspensão com 450ml em cada bengala (conforme vídeo e quantidade que saiu da bengala).
- troquei os rolamentos da caixa de direção.

Então das alternativas aqui postadas anteriormente poderíamos eliminar os problemas aerodinâmicos e o óleo vencido da bengala, que saiu preto. A direção imagino que está tudo ok, não apertei igual roda de caminhão mas tb não há folgas.

Chego entao na conclusão que o problema vem da roda: tipo de pneu, pressão, balanceamento, roda torta, pneu montado errado, etc...

Ou, anteriormente aquele calo enorme na direção segurava o Shimmy e eu era feliz e não sabia.. heheheh

Agora vou partir para ajustes nas rodas pra ver o que acontece é entender se é característica de pneu borrachudo provocar Shimmy.

Ahh, algo a ser observado: o pneu anterior era bem macio, dobrava ele com as mãos. O Karoo 3 eu sento em cima dele e ele não deforma... duro pra caramba.

Valeu..

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk
Estêvão Berri
Pinhais-PR
BMW Sertão - 2012
estevaoberri
Forista Jr.
17.2%

Enviou: 9 vez(es)
Moto: BMW Sertao / 2012
Estado: PR

Mensagempor Adauto Lopes » 02 Out 2016, 02:34

Estêvão, foram muitas variáveis ao mesmo tempo e creio que a troca de pneus por um com perfil off tenha maior impacto mesmo.
Mas tem certeza que vai só 450ml em cada bengala? Eu verificaria esta informação, pois, posso estar enganado, mas creio ser mais de 500. Além disso você não informou que densidade colocou do óleo da bengala, mas, suponho tenha sido 10w.

A troca dos rolamentos da caixa jamais iriam provocar schimming, pelo contrário, tendem a eliminar, considerando que o anterior estava com calo.

Balanceamento e alinhamento das rodas sim, ajuda a solucionar.

Boa sorte.
Adauto Lopes

CG125 1982, CG125 1984, CG125 1985, XL250 1983 (1 branca, 1 vermelha, 1 azul), XLX350 1987, XLX 350 1989, XLX350 1990, NX350 SAHARA 1991, LANDER 2007, G650GS 2011, R1200GS 2007, TENERÉ 250 2011.
Adauto Lopes
Moderador

Enviou: 6986 vez(es)
Recebeu: 5037 vez(es)
Moto: Teneré 250

Mensagempor estevaoberri » 03 Out 2016, 18:16

Boa tarde Adauto.

Para a troca de óleo da bengala eu encontrei um video explicativo muito bom por sinal: https://www.youtube.com/watch?v=6Z79Ffz99cM
Nele o cara retirou 450ml de cada bengala e retornou a mesma quantidade de óleo novo. Vi em outro post aqui alguem comentando em 550ml que consta no manual de serviço da GS, já nao sei dizer se é a mesma bengala da Sertao, nao consultei. De qualquer forma eu medi a quantidade que retirei, foram os mesmos 450ml e retornei a mesma quantidade. Acho que não faria sentido o shimmy ser um problema de óleo pois fisicamente as mesmas quantidades permaneceram na bengala. Usei oleo 10W da Motul on road e off road (comprei este aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... um-10w-_JM )

Estou desconfiado do balanceamento. Vou marcar a posição do chumbo, remover ele e rodar pra ver a diferença. No pneu anterior eu tinha dois chumbos de raio, quando coloquei os pneus novos colocaram aquele chumbo colado na roda, alem de horrivel não me convenceu...

Será que aqueles produtos de auto-balanceamento funcionam? alguem ja utilizou? tipo este: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 650-gs-_JM

Obrigado.
Estêvão Berri
Pinhais-PR
BMW Sertão - 2012
estevaoberri
Forista Jr.
17.2%

Mensagempor Adauto Lopes » 04 Out 2016, 00:09

Estevão, o problema de colocar a mesma quantidade que saiu, é que você estaria assumindo duas variáveis: 1) que saiu 100%; 2) que a quantidade que estava na bengala é a correta, que não sofreu perda com o uso ou foi colocada a menos na última manutenção ou foi colocado a menos na montagem. No primeiro caso, embora não seja o ideal, se não saiu 100%, sem problema, pois se coloca o que tirou e somado ao que ficou, se tem 100% do total original, mas no segundo caso, grande chance de que o volume atual estar abaixo do normal e você não completar o necessário.
Não lembro exato, mas creio que quando eu troquei da G650 (normal, não Sertão) foram 550 cada lado.

Claro que o schimming deve ter outra causa, muito mais chance de ser mesmo o balanceamento a ser corrigido.
Adauto Lopes

CG125 1982, CG125 1984, CG125 1985, XL250 1983 (1 branca, 1 vermelha, 1 azul), XLX350 1987, XLX 350 1989, XLX350 1990, NX350 SAHARA 1991, LANDER 2007, G650GS 2011, R1200GS 2007, TENERÉ 250 2011.
Adauto Lopes
Moderador

Enviou: 6986 vez(es)
Recebeu: 5037 vez(es)
Moto: Teneré 250

Mensagempor estevaoberri » 04 Out 2016, 07:59

Bom dia Adauto.

Cheguei no mesmo consenso quando fui trocar o oleo, mas o unico parametro que encontrei foram os 450ml. Vou buscar a informação em algum lugar... Tem tambem aquelas "ferramentas" para ajustar o nivel do oleo da suspensao, que é composta por uma seringa, uma mangueira, uma vareta e um limitador. Tem que abrir o topo da suspensao, encher o compartimento, colocar a vareta com o limitador e retirar o excesso. Aí repete no outro lado garantindo que ambas tenham a mesma quantidade, mas sem saber quanto a vareta tem que entrar na bengala também não adianta nada. hehe

Compromete a suspensao se colocar por exemplo 600ml em cada? Ela precisa de certo espaço de ar dentro dela ou encheu e tudo bem?

Valeu.
Estêvão Berri
Pinhais-PR
BMW Sertão - 2012
estevaoberri
Forista Jr.
17.2%