POSTADO NO OUTRO FÓRUM

POSTADO NO OUTRO FÓRUM

Mensagempor Maxbmw » 31 Jan 2012, 22:20

Amigos,

Foi postado no outro fórum, por um forista de Brasilia chamado Felype que acaba de chegar. Infelizmente não tenho como ajuda-lo para debater o assunto aqui.
Pelo relato dele pensei em três hipóteses: Empeno da roda e ou empeno do telescópio e ou quadro ou desgaste irregular dos pneus.
Forte Abraço,

Max
***********************************************************************************************************************************************************************

Olá a todos do Fórum. É a primeira vez que posto aqui, apesar de já ter utilizado o fórum como fonte de informações e opiniões.

A questão é que minha G650GS 2011 (modelo novo, com faróis assimétricos), de uma hora para outra, ficou com uma frente instável e um pouco imprevisível, principalmente em baixas velocidades. Sempre me diverti muito com ela e já fiz curvas raspando as pedaleiras, sempre no contra-esterço. Sempre me senti muito seguro em cima dela pra fazer manobras na terra e no asfalto. Já não me sinto mais seguro no asfalto e não me arriscaria hoje a me aventurar na terra.

A moto:
Ela tem aproximadamente 5.000 KM rodados e os pneus Metzeler Tourance EXP estão como novos. As ranhuras estão muito acima do ponto de troca. Já caiu uma vez quando um carro me fechou e não consegui parar a tempo. Acertei bem retinho a traseira do carro, sem muita força - eu mesmo não cheguei a cair - mas infelizmente não consegui impedir que a moto fosse ao chão. A moto continuou se comportando bem após a "queda". Fiz uma viagem de 240Km há uma semana e ela se comportou como de costume.

Recentemente ela começou a ficar com a frente arisca, imprevisível e transmitindo muita insegurança - o exato oposto de uma moto que sempre foi tão mansa. Eu já havia sentido coisa parecida quando fiquei 30 dias fora e os pneus estavam descalibrados. A frente parece estar escorregando na maior parte do tempo e se não há tração na roda traseira o problema se agrava e muito (o que é normal, mas ultimamente me parece exagerado). Agora faço as curvas em baixa sempre esperando pela queda e nas curvas em alta fico atento para perceber se a moto começa a abrir a curva como se a frente não ditasse mais o percurso que a moto deve seguir.

Recalibrei ela 3 vezes nos últimos dois dias (mais cheio, menos cheio) e já apertei e soltei o ajuste da suspensão traseira algumas vezes. Mas parece que meu pneu dianteiro não agarra mais o chão.

Hipóteses?
Última edição por Felype; 1 Hora Atrás às 20:21.
Forte Abraço

Max



KTM XCF W 250 12 - TIGER 1200 13 - XRE 300 14



Lambretta 150 58, AG 100 73, RD 50 77, RS 125 78, HD 125 78, RX 125 79, RD 350 LC 88, Dt 180 82, DT 180 N 86, XR 250 02, WR 250 F 04 CRFX 250 07, G650GS 2011 e XTZ 250 07
Avatar do usuário
Maxbmw
Moderador
 
Mensagens: 8584
Registrado em: 20 Out 2011, 18:14
Localização: Teresópolis-RJ
Enviou: 3829 vez(es)
Recebeu: 2900 vez(es)
Moto: Triumph Tiger 1200 Explorer Phantomblack
Estado: RJ
Cidade: Teresopolis

Re: POSTADO NO OUTRO FÓRUM

Mensagempor Matsuo » 31 Jan 2012, 22:39

Puxa, fica difícil dar um diagnóstico assim, mas vamos aguardar os mestres do fórum se manifestar, com certeza alguém tem uma luz !!!

Matsuo
VIAGEM DE MOTO CURA !!!

MATSUO


Imagem


WILD BIKER
Avatar do usuário
Matsuo
Site Admin
 
Mensagens: 13312
Registrado em: 21 Out 2011, 20:00
Localização: São Paulo - Zona Leste
Enviou: 12434 vez(es)
Recebeu: 8269 vez(es)
Moto: LAILA e TINA !!!
Estado: SP
Cidade: Sao Paulo

Re: POSTADO NO OUTRO FÓRUM

Mensagempor Adauto Lopes » 31 Jan 2012, 23:16

Com a F800 do Silvio estava acontecendo algo estranho, mas em alta velocidade, ele descobriu que era montagem errada do pneu dianteiro, mas no caso do amigo de BSB o problema maior é em baixa.
Agora, vamos avaliar as hipóteses que o Max sugeriu: empeno da roda poderia ser, mas o dono relata que depois que esbarrou no carro andou com a mesma sem problema, além disso, empeno na roda acredito que seria facilmente detectado visualmente. Bom, a menos que depois do acidente envolvendo o carro, ele tenha pegado um buraco e não tenha notado a roda empenada. Empeno do telescópio também acredito que seria facilmente detectado, até porque a direção ficaria desalinhada. Empeno do quadro acredito que seja uma hipótese bem plausível, pois pelo impacto frontal da moto com a traseira do carro em linha reta pode ter acontecido alguma fadiga em alguma parte do material do quadro e esta fadiga evolui para empeno. Desgaste irregular do pneu teria que ser um desgaste gigantesco para dar tanto problema em baixa velocidade. Bom, pelo menos é o meu achômetro.
Adauto Lopes

CG125 1982, CG125 1984, CG125 1985, XL250 1983 (1 branca, 1 vermelha, 1 azul), XLX350 1987, XLX 350 1989, XLX350 1990, NX350 SAHARA 1991, LANDER 2007, G650GS 2011, R1200GS 2007, TENERÉ 250 2011.
Avatar do usuário
Adauto Lopes
Moderador
 
Mensagens: 7192
Registrado em: 05 Dez 2011, 14:52
Localização: São Caetano do Sul, SP
Enviou: 6966 vez(es)
Recebeu: 5031 vez(es)
Moto: Teneré 250
Estado: SP
Cidade: Sao Caetano do Sul

Re: POSTADO NO OUTRO FÓRUM

Mensagempor Conrado » 01 Fev 2012, 10:12

Hipóteses: Calo no rolamento da direção, ou desajuste ou trinca no estabilizador (que sustenta o paralaminha) dianteiro.
CONRADO 003
"QUANTO MAIS DESCONHECIDO O HORIZONTE, MAIS EMOCIONANTE O CAMINHO"
Bicimoto Fido 50 cc 1958; BMW R27 250 1962; Vespa GS 180 1966; Honda XL 250 R 1982; Yamaha Ténéré XT600 1989; BMW G650 GS 2011 (Lili Marlene); Yamaha ST 1200 2012 (Yumiko).
Avatar do usuário
Conrado
Moderador
 
Mensagens: 3763
Registrado em: 19 Out 2011, 16:06
Localização: ZS
Enviou: 1875 vez(es)
Recebeu: 2224 vez(es)
Moto: Yamaha ST 2012 "Yumiko"
Estado: SP
Cidade: Sao Paulo

Re: POSTADO NO OUTRO FÓRUM

Mensagempor Maxbmw » 07 Fev 2012, 01:14

Conrado escreveu:Hipóteses: Calo no rolamento da direção, ou desajuste ou trinca no estabilizador (que sustenta o paralaminha) dianteiro.


Devido a colisão pode ser isso!!

Forte Abraço,

Max
Forte Abraço

Max



KTM XCF W 250 12 - TIGER 1200 13 - XRE 300 14



Lambretta 150 58, AG 100 73, RD 50 77, RS 125 78, HD 125 78, RX 125 79, RD 350 LC 88, Dt 180 82, DT 180 N 86, XR 250 02, WR 250 F 04 CRFX 250 07, G650GS 2011 e XTZ 250 07
Avatar do usuário
Maxbmw
Moderador
 
Mensagens: 8584
Registrado em: 20 Out 2011, 18:14
Localização: Teresópolis-RJ
Enviou: 3829 vez(es)
Recebeu: 2900 vez(es)
Moto: Triumph Tiger 1200 Explorer Phantomblack
Estado: RJ
Cidade: Teresopolis


Voltar para Sistema de direção

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes