Direção "desalinhada", pendendo para lateral.

Direção "desalinhada", pendendo para lateral.

Mensagempor estevaoberri » 04 Set 2016, 10:44

Bom dia pessoal!

Não sei se é o lugar apropriado para a mensagem, pois não sei se é problema de direção ou roda ou qualquer outra coisa.

Quando retiro as mãos do guidão a moto sempre pende para a direita, preciso jogar um peso consideravel na esquerda para equilibrar e andar reto. Tenho que deixar praticamente meio corpo para fora do assento para manter a moto em linha reta sem as mãos. Eu gostaria de saber se existe algum ajuste a ser feito, tipo alinhamento de rodas. Mantenho a roda traseira regulada na escala de aperto de transmissao mas não sei se é o caso de "desalinhar" a traseira para andar reto, ou se a escala não está alinhada, sei la.

Outro ponto talvez a ser considerado é o rolamento de direção. Um mecânico me apontou um detalhe de que o rolamento de direção estaria comprometido pois teria ficado com um pequeno "dente" bem na posição central. Disse que é normal apos certo tempo por conta das trepidações e impactos (mas a moto tem 20.000km). Enfim, só queria trocar uma ideia antes de sair desmontando a moto pra trocar rolamentos, ou talvez somente um ajuste de roda...

Valeu.
Estêvão Berri
Pinhais-PR
BMW Sertão - 2012
estevaoberri
Forista Jr.
Progresso para o próximo rank:
17.2%

Enviou: 9 vez(es)
Recebeu: 8 vez(es)
Moto: BMW Sertao / 2012
Estado: PR

Re: Direção "desalinhada", pendendo para lateral.

Mensagempor Resmungão » 04 Set 2016, 22:51

Estevão, tem motos com muito, mas muito mesmo, menos de 20 mil e já com este calo na caixa de direção. É um problema crônico e reincidente nas GS. Troque os rolamentos (procure dicas das medidas dos rolamentos e marcas boas no tópico apropriado; fuja das CC que cobram os olhos da cara). Acho que pode ser isso. Se não resolver verifique o alinhamento e faça balanceamento das rodas.
Resmungão
Forista Master
58.7%

Enviou: 1890 vez(es)
Recebeu: 2378 vez(es)
Moto: TIGER 800XC 13/14 e XRE300 17

Mensagempor denis passeti » 05 Set 2016, 01:47

Rolamento 320/28 XQ. Sao 2 peças , marca vai de nsk ou skf ou tinken... NTN tbem.bom.mas.dura menos...
´Nada é mais forte que o coração e o companherismo de um motociclista,por que ele é forjado no calor do asfalto,no frio do vento,na água da chuva e na saudade dos irmãos que perdemos`
denis passeti
Forista Pleno
88.8%

Enviou: 5 vez(es)
Recebeu: 134 vez(es)
Moto: G 650 Gs 2010
Estado: SP

Mensagempor Adauto Lopes » 05 Set 2016, 21:05

As primeiras providências, como bem apontado pelo Resmunga, é ler estes dois tópicos:

viewtopic.php?f=32&t=138
viewtopic.php?f=46&t=3556&p=98354#p98354

Melhor visualizar pelo PC e não pelo celular.

Depois de ler e trocar os rolamentos, veja como ficou e se não resolveu, partir para outras soluções.
Adauto Lopes

CG125 1982, CG125 1984, CG125 1985, XL250 1983 (1 branca, 1 vermelha, 1 azul), XLX350 1987, XLX 350 1989, XLX350 1990, NX350 SAHARA 1991, LANDER 2007, G650GS 2011, R1200GS 2007, TENERÉ 250 2011.
Adauto Lopes
Moderador

Enviou: 6968 vez(es)
Recebeu: 5031 vez(es)
Moto: Teneré 250

Mensagempor Edson de Oliveira » 05 Set 2016, 22:33

A minha apresentou o mesmo sintoma com 17000 km,era mesmo o rolamento,mas para ter certeza coloque a moto em um cavalete central, suba nela fazendo com que a roda dianteira fique suspensa e gire lentamente o guidão pra direita e esquerda , você deve sentir um leve tranco na posição central.
Abraço.
Edson de Oliveira
Forista Jr.
37.4%

Enviou: 4 vez(es)
Recebeu: 16 vez(es)
Moto: GS 650 sertão
Estado: SC

Mensagempor estevaoberri » 07 Set 2016, 18:40

Obrigado pessoal. Vou comprar este rolamento 320/28 indicado pelo Denis e tentar trocar, acho que deve ser o primeiro passo para tentar solucionar o problema do desvio de direção.

Vou seguir o tutorial postado pelo Adauto e mãos a obra!!

Muito obrigado.
Estêvão Berri
Pinhais-PR
BMW Sertão - 2012
estevaoberri
Forista Jr.
17.2%

Mensagempor estevaoberri » 01 Out 2016, 08:35

Olá pessoal.

Fiz mais uma manutenção na moto final de semana passado. Suspendí ela na garagem, troquei óleo da suspensão e rolamentos de direção... o calo estava grande e ficou zerada depois. Fiquei um pouco na dúvida em quanto apertar o disco de regulagem pois percebi que o calo ia desaparecendo com um mínimo alívio no aperto. Como o rolamento é cônico, entendo que se eu apertar muito, em poucos km já tenho que trocar outra vez. Enfim, sem torquimetro e manual de serviço não dá pra saber o ponto correto.

Mas vamos lá! Saí pra estrada e largando as mãos, a moto ainda pende para a direita. A correção com o corpo é menor, pois não tem mais o calo mas mesmo assim não anda em linha reta...

Detalhe, além disso coloquei 2 pneus novos e 140 na traseira.(karoo 3) mesmo assim o problema continuou..

Desalinhar (ou alinhar) a roda traseira deve surtir efeito nisso, não? Um leve aperto no parafuso esticador quem sabe.. fico com receio de desgaste prematuro da relação se desalinhar a roda..

Valeu.

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk
Estêvão Berri
Pinhais-PR
BMW Sertão - 2012
estevaoberri
Forista Jr.
17.2%

Mensagempor denis passeti » 02 Out 2016, 02:39

Pode ser desalinhamento na frente, bengalas torcida, provenoente de alguma queda de deixar a moto cai do.pezinho ou quando desmontaram e remontaram a caixa de direção, ao apertar a porca central durante a força que vc aplica acaba desalinhado a mesa inferior da superior. Para corrigit precisa soltar os.parafusos que segura a bengala na mesa inferior , prender a roda em uma valeta no chao ou em um.elevador de.moto que.prende a.roda e torcer para o lado desejado e reapertar e testar... se continuar puxando repita a dose...
´Nada é mais forte que o coração e o companherismo de um motociclista,por que ele é forjado no calor do asfalto,no frio do vento,na água da chuva e na saudade dos irmãos que perdemos`
denis passeti
Forista Pleno
88.8%

Enviou: 5 vez(es)
Recebeu: 134 vez(es)
Moto: G 650 Gs 2010

Mensagempor estevaoberri » 03 Out 2016, 17:53

Vou testar, obrigado Denis. Depois posto aqui se surtiu efeito.
Estêvão Berri
Pinhais-PR
BMW Sertão - 2012
estevaoberri
Forista Jr.
17.2%

Mensagempor fabiocouto22 » 10 Fev 2017, 11:09

olá estevaoberri, bom dia

minha gs que peguei ontem também está com esse problema, pensava que era característico dela mas como eu lí aqui ví que não, você conseguiu fazer o teste do alinhamento frontal?

obrigado.!!
fabiocouto22
Novato

Enviou: 0 vez
Recebeu: 0 vez
Moto: G 650 GS

Próximo

Voltar para Sistema de direção