MOTOR ESQUENTA

Re: MOTOR ESQUENTA

Mensagempor cleverton » 18 Dez 2016, 14:37

Tópico velho, mas estou lendo bastante coisas há muito discutida por aqui, para aprender mais sobre a G...

Essa é uma coisa que eu estranhei nela... a ventoinha ligando direto... dentro da cidade e também em um passeio, com um trecho longo de subida leve, armou diversas vezes a ventoinha... no semáforo, ou andando mais devagar, do nada, sinto o calor nas pernas e o barulho darla funcionando...não me parece normal...

Tá na cc por causa do recall, quando voltar, quero verificar os itens apontados pelo colega aí...
"Tudo o que fizerdes, fazei-o de bom coração, como para o Senhor e não para os homens" Col, 3, 23.
cleverton
Forista Jr.
Progresso para o próximo rank:
13.1%

Enviou: 7 vez(es)
Recebeu: 2 vez(es)
Moto: BMW G650 GS 2014 Preta
Estado: PR

Mensagempor Bruno Picanço » 19 Dez 2016, 22:18

É uma questão de sistema mesmo, quanto mais devagar ou, no caso, parado, menor a ventilação e logo a ventoinha vai armar várias e várias vezes, como no carro por exemplo que isso ocorre direto. A grande diferença para outras motos arrefecidas a água é que a direção do vento vai para as pernas, acredito que seja a única diferença e que outros modelos monocilindricos similares também tenham a ventoinha armando nas mesmas situações, porém com a direção do ar quente pra outro lugar.
Bruno Picanço
Site Admin

Enviou: 4311 vez(es)
Recebeu: 4279 vez(es)
Moto: Yamaha NEO 115 2011
Estado: RJ

Mensagempor rafaelperafam » 21 Dez 2016, 07:48

Não acho que a G650gs esquente tanto, no meu ponto de vista está compatível com o calor que outras motos liberam.
Já tive oportunidade de usar uma tenere 660 e o calor que recebi na perna foi parecido, porém na tenere o vento quente do motor incide na parte de baixo da coxa.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
rafaelperafam
Forista Jr.
88.9%

Enviou: 58 vez(es)
Recebeu: 37 vez(es)
Moto: G 650 GS Sertão
Estado: RJ

Mensagempor SauloDino » 02 Jan 2017, 01:12

cleverton escreveu:Tópico velho, mas estou lendo bastante coisas há muito discutida por aqui, para aprender mais sobre a G...

Essa é uma coisa que eu estranhei nela... a ventoinha ligando direto... dentro da cidade e também em um passeio, com um trecho longo de subida leve, armou diversas vezes a ventoinha... no semáforo, ou andando mais devagar, do nada, sinto o calor nas pernas e o barulho darla funcionando...não me parece normal...

Tá na cc por causa do recall, quando voltar, quero verificar os itens apontados pelo colega aí...

A minha estava com sintoma parecido. Percebi que a ventoinha estava disparando com mais frequência e ficando ligada por mais tempo, inclusive com a moto em movimento, que não é normal. SOLUÇÃO: limpeza do sistema e substituição do fluido de arrefecimento. Minha G com 24.000km ao drenar o fluido percebemos que o mesmo estava completamente deteriorado, com cor escura e odor de ferrugem. Coloquei o aditivo MOTUL MOTOCOOL que já vem pronto e não precisa diluir e a moto ficou outra. Mesmo no trânsito intenso a ventoinha quase não liga e quando liga, pouco tempo depois ela desliga. Verifique se não é isto. Esta troca é recomendada a cada 20.000Km. Repare que o aditivo que fica no reservatório plástico fica sempre limpo, pois o aditivo do radiador não circula por ele, o que nos induz a erro ao supor que o aditivo que circula no radiador está em bom estado.
Minha Moto Minha Vida

Imagem
SauloDino
Forista Jr.
19.2%

Enviou: 0 vez
Recebeu: 23 vez(es)
Moto: G650GS Branca
Estado: BA

Mensagempor ruimenezes » 03 Fev 2017, 16:43

SauloDino escreveu:
cleverton escreveu:Tópico velho, mas estou lendo bastante coisas há muito discutida por aqui, para aprender mais sobre a G...

A minha estava com sintoma parecido. Percebi que a ventoinha estava disparando com mais frequência e ficando ligada por mais tempo, inclusive com a moto em movimento, que não é normal. SOLUÇÃO: limpeza do sistema e substituição do fluido de arrefecimento. Minha G com 24.000km ao drenar o fluido percebemos que o mesmo estava completamente deteriorado, com cor escura e odor de ferrugem. Coloquei o aditivo MOTUL MOTOCOOL que já vem pronto e não precisa diluir e a moto ficou outra. Mesmo no trânsito intenso a ventoinha quase não liga e quando liga, pouco tempo depois ela desliga. Verifique se não é isto. Esta troca é recomendada a cada 20.000Km. Repare que o aditivo que fica no reservatório plástico fica sempre limpo, pois o aditivo do radiador não circula por ele, o que nos induz a erro ao supor que o aditivo que circula no radiador está em bom estado.

Também fiz o mesmo procedimento. Melhorou e muito!
ruimenezes
Forista Jr.
10.1%

Recebeu: 2 vez(es)
Moto: G 650 GS
Estado: CE

Mensagempor Fabio Lana » 30 Jun 2017, 16:04

Estava lendo o tópico e não sabia que o líquido do reservatório não circula no motor. Que coisa.
Sempre me baseei por ele os saber como está o estado do liquido. Minha G minha esquentou quem do normal é uma que ando forte com ela sempre. Mas de qualquer forma vou me programar pra mais um item de troca. Juro que não entendi esta do reservatório. Tá lá pra que então? O reservatório se expansão serve, além de outras funções, para observação do liquido.
Abraços

Enviado de meu Lenovo K33a48 usando Tapatalk
Fabio Lana
Forista Jr.
25.3%

Recebeu: 3 vez(es)
Moto: BMW G650 GS / 2012 / Vermelha
Estado: SP

Mensagempor luiz baum » 30 Jun 2017, 20:37

Realmente é estranho se comparar com o sistema dos automóveis, nos quais o reservatório trabalha com a mesma pressão que o radiador.

Nas g650 o reservatório fica na pressão atmosférica.
Quando o líquido do circuito "ferve" o reservatório serve para condensar/resfriar o vapor/água quente que é aliviado.

Quando há alguma perda de líquido por qualquer motivo (retentor, mangueira furada etc) e com o sistema ainda frio, há uma reposição de líquido do reservatório para o sistema.

Outra situação de reposição é quando o sistema não ficou completamente preenchido com líquido após a troca de fluido.

Ajudei?

Luiz Baum
luiz baum
Forista Pleno
61.3%

Enviou: 30 vez(es)
Recebeu: 119 vez(es)
Moto: GS650 2010 Prata
Estado: SP

Anterior

Voltar para Outros