MOTOR ESQUENTA

Re: MOTOR ESQUENTA

Mensagempor cleverton » 18 Dez 2016, 14:37

Tópico velho, mas estou lendo bastante coisas há muito discutida por aqui, para aprender mais sobre a G...

Essa é uma coisa que eu estranhei nela... a ventoinha ligando direto... dentro da cidade e também em um passeio, com um trecho longo de subida leve, armou diversas vezes a ventoinha... no semáforo, ou andando mais devagar, do nada, sinto o calor nas pernas e o barulho darla funcionando...não me parece normal...

Tá na cc por causa do recall, quando voltar, quero verificar os itens apontados pelo colega aí...
"Tudo o que fizerdes, fazei-o de bom coração, como para o Senhor e não para os homens" Col, 3, 23.
Avatar do usuário
cleverton
Forista Jr.
Progresso para o próximo rank:
13.1%
 
Mensagens: 14
Registrado em: 15 Dez 2016, 07:48
Localização: Paraná
Enviou: 7 vez(es)
Recebeu: 2 vez(es)
Moto: BMW G650 GS 2014 Preta
Estado: PR
Cidade: Curitiba

Re: MOTOR ESQUENTA

Mensagempor Bruno Picanço » 19 Dez 2016, 22:18

É uma questão de sistema mesmo, quanto mais devagar ou, no caso, parado, menor a ventilação e logo a ventoinha vai armar várias e várias vezes, como no carro por exemplo que isso ocorre direto. A grande diferença para outras motos arrefecidas a água é que a direção do vento vai para as pernas, acredito que seja a única diferença e que outros modelos monocilindricos similares também tenham a ventoinha armando nas mesmas situações, porém com a direção do ar quente pra outro lugar.
Avatar do usuário
Bruno Picanço
Site Admin
 
Mensagens: 6896
Registrado em: 27 Abr 2012, 11:41
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Enviou: 4311 vez(es)
Recebeu: 4279 vez(es)
Moto: Yamaha NEO 115 2011
Estado: RJ
Cidade: Macae

Re: MOTOR ESQUENTA

Mensagempor rafaelperafam » 21 Dez 2016, 07:48

Não acho que a G650gs esquente tanto, no meu ponto de vista está compatível com o calor que outras motos liberam.
Já tive oportunidade de usar uma tenere 660 e o calor que recebi na perna foi parecido, porém na tenere o vento quente do motor incide na parte de baixo da coxa.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
rafaelperafam
Forista Jr.
Progresso para o próximo rank:
88.9%
 
Mensagens: 89
Registrado em: 18 Jul 2016, 14:04
Localização: Rio de janeiro
Enviou: 58 vez(es)
Recebeu: 37 vez(es)
Moto: G 650 GS Sertão
Estado: RJ
Cidade: Rio de janeiro

Re: MOTOR ESQUENTA

Mensagempor SauloDino » 02 Jan 2017, 01:12

cleverton escreveu:Tópico velho, mas estou lendo bastante coisas há muito discutida por aqui, para aprender mais sobre a G...

Essa é uma coisa que eu estranhei nela... a ventoinha ligando direto... dentro da cidade e também em um passeio, com um trecho longo de subida leve, armou diversas vezes a ventoinha... no semáforo, ou andando mais devagar, do nada, sinto o calor nas pernas e o barulho darla funcionando...não me parece normal...

Tá na cc por causa do recall, quando voltar, quero verificar os itens apontados pelo colega aí...


A minha estava com sintoma parecido. Percebi que a ventoinha estava disparando com mais frequência e ficando ligada por mais tempo, inclusive com a moto em movimento, que não é normal. SOLUÇÃO: limpeza do sistema e substituição do fluido de arrefecimento. Minha G com 24.000km ao drenar o fluido percebemos que o mesmo estava completamente deteriorado, com cor escura e odor de ferrugem. Coloquei o aditivo MOTUL MOTOCOOL que já vem pronto e não precisa diluir e a moto ficou outra. Mesmo no trânsito intenso a ventoinha quase não liga e quando liga, pouco tempo depois ela desliga. Verifique se não é isto. Esta troca é recomendada a cada 20.000Km. Repare que o aditivo que fica no reservatório plástico fica sempre limpo, pois o aditivo do radiador não circula por ele, o que nos induz a erro ao supor que o aditivo que circula no radiador está em bom estado.
Minha Moto Minha Vida

Imagem
Avatar do usuário
SauloDino
Forista Jr.
Progresso para o próximo rank:
19.2%
 
Mensagens: 20
Registrado em: 24 Dez 2013, 22:53
Localização: Salvador
Enviou: 0 vez
Recebeu: 23 vez(es)
Moto: G650GS Branca
Estado: BA
Cidade: Salvador

Re: MOTOR ESQUENTA

Mensagempor ruimenezes » 03 Fev 2017, 16:43

SauloDino escreveu:
cleverton escreveu:Tópico velho, mas estou lendo bastante coisas há muito discutida por aqui, para aprender mais sobre a G...

Essa é uma coisa que eu estranhei nela... a ventoinha ligando direto... dentro da cidade e também em um passeio, com um trecho longo de subida leve, armou diversas vezes a ventoinha... no semáforo, ou andando mais devagar, do nada, sinto o calor nas pernas e o barulho darla funcionando...não me parece normal...

Tá na cc por causa do recall, quando voltar, quero verificar os itens apontados pelo colega aí...


A minha estava com sintoma parecido. Percebi que a ventoinha estava disparando com mais frequência e ficando ligada por mais tempo, inclusive com a moto em movimento, que não é normal. SOLUÇÃO: limpeza do sistema e substituição do fluido de arrefecimento. Minha G com 24.000km ao drenar o fluido percebemos que o mesmo estava completamente deteriorado, com cor escura e odor de ferrugem. Coloquei o aditivo MOTUL MOTOCOOL que já vem pronto e não precisa diluir e a moto ficou outra. Mesmo no trânsito intenso a ventoinha quase não liga e quando liga, pouco tempo depois ela desliga. Verifique se não é isto. Esta troca é recomendada a cada 20.000Km. Repare que o aditivo que fica no reservatório plástico fica sempre limpo, pois o aditivo do radiador não circula por ele, o que nos induz a erro ao supor que o aditivo que circula no radiador está em bom estado.


Também fiz o mesmo procedimento. Melhorou e muito!
ruimenezes
Forista Jr.
Progresso para o próximo rank:
10.1%
 
Mensagens: 11
Registrado em: 25 Jan 2017, 17:19
Localização: FORTALEZA
Enviou: 0 vez
Recebeu: 2 vez(es)
Moto: G 650 GS
Estado: CE
Cidade: FORTALEZA

Re: MOTOR ESQUENTA

Mensagempor Fabio Lana » 30 Jun 2017, 16:04

Estava lendo o tópico e não sabia que o líquido do reservatório não circula no motor. Que coisa.
Sempre me baseei por ele os saber como está o estado do liquido. Minha G minha esquentou quem do normal é uma que ando forte com ela sempre. Mas de qualquer forma vou me programar pra mais um item de troca. Juro que não entendi esta do reservatório. Tá lá pra que então? O reservatório se expansão serve, além de outras funções, para observação do liquido.
Abraços

Enviado de meu Lenovo K33a48 usando Tapatalk
Avatar do usuário
Fabio Lana
Forista Jr.
Progresso para o próximo rank:
25.3%
 
Mensagens: 26
Registrado em: 18 Mai 2016, 07:53
Localização: São Paulo
Enviou: 0 vez
Recebeu: 3 vez(es)
Moto: BMW G650 GS / 2012 / Vermelha
Estado: SP
Cidade: Sao Paulo

Re: MOTOR ESQUENTA

Mensagempor luiz baum » 30 Jun 2017, 20:37

Realmente é estranho se comparar com o sistema dos automóveis, nos quais o reservatório trabalha com a mesma pressão que o radiador.

Nas g650 o reservatório fica na pressão atmosférica.
Quando o líquido do circuito "ferve" o reservatório serve para condensar/resfriar o vapor/água quente que é aliviado.

Quando há alguma perda de líquido por qualquer motivo (retentor, mangueira furada etc) e com o sistema ainda frio, há uma reposição de líquido do reservatório para o sistema.

Outra situação de reposição é quando o sistema não ficou completamente preenchido com líquido após a troca de fluido.

Ajudei?

Luiz Baum
Avatar do usuário
luiz baum
Forista Pleno
Progresso para o próximo rank:
61.3%
 
Mensagens: 345
Registrado em: 20 Jan 2017, 23:54
Localização: Sao Pedro
Enviou: 30 vez(es)
Recebeu: 119 vez(es)
Moto: GS650 2010 Prata
Estado: SP
Cidade: Sao Pedro

Anterior

Voltar para Outros

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 13 visitantes