Caixa de direção - trocar rolamentos

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Re: Caixa de direção - trocar rolamentos

Mensagempor luiz baum » 08 Fev 2017, 01:33

Lendo todas as mensagens do tópico criei coragem para trocar os rolamentos da coluna de direção quando for necessário.

Duas lembranças me vieram à mente:

> na minha velha HD 1949 o que havia no lugar dos rolamentos eram esferas...como nas bicicletas.
E isso não dava problema.
Tinha que por graxa na pista e ir colando as esferas uma por uma.
Kkkkkk

> um caso bem semelhante do ajuste da folga é quando se troca os rolamentos das rodas de carros que têm freio a tambor.
Vai apertando e sentindo a folga diminuir até sumir...apertando devagar sem sangrar.
O detalhe é que são rolamentos menores e também cônicos.
E trabalham numa posição mais inconveniente, com muito mais carga e velocidade...e duram MUUUUITO.
Se fizéssemos manutenção preventiva em rolamentos de rodas eu diria que eles durariam 150 mil km facilmente.
Já duram quase 100 k km até o momento da troca sem cuidado algum!

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Re: Caixa de direção - trocar rolamentos

Mensagempor Nando Marinho » 27 Mai 2017, 20:07

Consegui trocar os rolamentos da caixa de direção seguindo o tutorial.
A única observação que eu faço é para tomar cuidado na hora de colocar as pistas novas no quadro da moto, porque elas possuem o lado certo do encaixe dos rolamentos.
Não coloquem do lado errado igual eu fiz, porque senão você chora na hora de tirar... :lol: :lol: :lol: :lol:
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Re: Caixa de direção - trocar rolamentos

Mensagempor Fabio Lana » 29 Jun 2017, 15:20

Adauto Lopes escreveu:Bem, hoje me aventurei na troca dos rolamentos da caixa de direção, seguindo o conceito "Faça você mesmo" e para economizar alguns tanques de gasolina. Não se pode afirmar ser uma tarefa difícil, sem, contudo, ser "mamão com açúcar", mas, com as ferramentas apropriadas e paciência, troca-se sem problemas.

Ferramentas necessárias:
- Chaves torx 25, 27, 30, 45 de preferência longas para facilitar as operações de solta/aperta.
- Chaves Allen 8mm e 12mm
- Chave de preferência catracada com soquete 30mm
- Cavalete para manter a dianteira levantada
- Grifo 12 polegadas (com abertura de pelo menos 65mm)
- Chaves de fenda para operações diversas
- Saca polia/rolamento (desejável, mas opcional)
- Rolamentos SKF 320/28 /X /Q, mas pode ser de outra marca, basta comprar pelas medidas/descrições - comprei na ABCOM (http://www.abecom.com.br/produtos.html), e IRSA (http://www.irsa.com.br/).
- Graxa para rolamentos
- Martelo ou pequena marreta
- Cerveja (não recomendado se for testar a moto depois)

Antes de começar, retire as carenagens do tanque falso. Comecei a desmontagem da minha achando que não seria necessário, mas, é indispensável.

Primeiro, coloque a moto no cavalete central e use um cavalete adicional para apoiar no centro da moto para manter a frente levantada, se não tiver o cavalete adicional, improvise, com segurança, use a criatividade e recursos disponíveis:
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Solte os quatro parafusos superiores da mesa e posicione o guidão sobre o painel, protejendo com pano ou outro objeto para evitar dano no painel:
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Solte o cabo do sensor do ABS:
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Solte o conjunto de freio, os dois parafusos allen:
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Retire o conjunto do freio e deixe pendurado, antes, retire o cabo do sensor do ABS e o cabo do fluido de dentro do suporte que fica na barra estabilizadora.

Afrouxe o parafuso de fixação do eixo dianteiro:
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Solte o eixo da roda dianteira:
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Solte os parafusos superiores e inferiores das bengalas com cuidado para evitar que estas se soltem e caiam. Retire as bengalas.
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Solte os parafusos de fixação do paralama alto/bico de pato (pode ser antes ou depois de retirar as bengalas):
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Solte o conector da buzina e passe o fio para cima pelo furo de passagem:
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Solte a porca da mesa superior:
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Solte a mesa superior e deixe de lado:
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Com um grifo de 12 polegadas solte a porca estriada. Neste momento, cuidado para o conjunto não cair quando chegar ao fim da rosca:
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Conjunto solto:
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Avaliar a necessidade de trocar um ou ambos os rolamentos. Esta análise é táctil, limpa-se os rolamentos e principalmente as pistas de rolamento (anéis que ficam no quadro). Apos limpar a pista usando um pano, passe o dedo em toda a área de contato dos roletes, se encontrar qualquer sinal de irregularidade, será necessário trocar, porém, normalmente o desgaste é sempre no inferior devido o alto volume de esforço e impacto recebido nele durante o uso da moto. Não se deixe enganar pelo visual, pois em ambos verá sinais que parecem danos, mas só com o tato é capaz de identificar os calos.

Retirar as pistas rolamentos:
Aqui o ideal é ter um saca polia/rolamento interno, mas, dá para sacar sem estas ferramentas específicas, já que estas peças serão inutilizadas:
Com uma chave de fenda GRANDE ou uma barra de ferro resistente, inserir no tubo da coluna de direção e apoiar na borda da pista (fica uma pequena borda acessível) e com um martelo ou pequena marreta, ir batendo e trocando de lado de forma que a pista vai saindo uniformemente:
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Repita o mesmo processo para sacar a pista superior, batendo de baixo para cima.

Calos visíveis a tácteis:
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Sacar o rolamento inferior:
Na parte posterior (ao rolamento) da mesa inferior tem dois furos pelos quais passa-se um pino, melhor se usar um saca-pino, mas se não tiver pode usar ou prego ou uma pequena chave philips onde se deve bater com martelo ou pequena marreta um pouco de cala lado (furo), o que retirará o rolamento:
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Sacar o rolamento superior:
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Rosquear o conjunto no eixo novamente até o limite para servir de suporte para as batidas com o saca pino:
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Repita o mesmo processo de sacar o rolamento inferior, ou seja, pelos dois orifícios posteriores introduzir o saca-pino e ir batendo um pouco de cada lado alternadamente até o rolamento se soltar, conforme figura abaixo:
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Vale destacar aqui que a chapa que tem como função guarda-pó nesta operação ela se danifica, assim, recomendo adquirir estas chapas também antes de iniciar a operação, vai uma em cada rolamento. Comprei na Power BMW em Santo André por R$ 20,60 cada, foram os pedaços de alumínio mais caros que já comprei (kkk).

Abaixo uma foto dos rolamentos novos e os velhos, assim como da chapa velha já danificada e as novas.
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Conjunto desmontado:
Lado esquerdo, rolamento novo, no direito o velho, ao fundo a chapinha guarda-pó:
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Montar a pista do rolamento:
Limpe e lubrifique com graxa de rolamento tanto a pista nova quanto o alojamento dela na coluna de direção.
Encaixe a pista nova no alojamento. Com a pista velha, faça uma proteção pela qual dará marteladas sempre trocando de lado para que a pista entre por igual.

Pista inferior:
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Pista superior:
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Montar o rolamento.
Primeiro monte as chapas guarda-pó tanto superior quanto inferior:
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Assim como a pista, o rolamento entra por pressão no final do tubo. Introduza o rolamento no tubo até próximo da base onde ele vai encontrar resistência. A partir dai use o rolamento velho sobre o novo e vá batendo aos poucos um pouco de cada lado até o rolamento novo encostar na chapa retentora.

Montagem do conjunto:
Posicione o eixo de baixo para cima já com as pistas montadas e lubrificadas, rolamentos montados, coloque a porca grande estriada e aperte cuidadosamente com o grifo:
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Aqui deve-se tomar o cuidado para não apertar excessivamente ou deixar solto (sem o devido aperto). Como não se usa torquímetro, o aperto é feito pelo "feeling", mas, objetivamente, deve se considerar ok quando "travar" pela primeira vez. Este travar não é uma operação de borracheiro prendendo parafuso de roda de caminhão, é uma travada delicada, sem ser delicada de mais, entende :? :? :? ?

Após "travar" a porca grande, fixar a contra-porca com chave allen 12mm:
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Finalmente tampar o furo do eixo com a bela e protetora tampa idealizada pelo mestre Zarud (que me presenteou). Aliás, acho que esta tampa tem papel primordial na durabilidade destes rolamentos pois evitam entrada de água e sujeira, talvez ela tenha ajudado a minha a aguentar quase 30 mil km:
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Bem, agora é montagem final das bengalas, roda, freio, sensor do ABS, guidão, carenagens e sentir a diferença na condução da máquina, mas, se tomou cerveja durante o trabalho,deixar para testar no dia seguinte.

Espero que aproveitem, que seja útil.

Adauto. Não consigo visualizar as fotos. Teria este tuto pra enviar? Vou trocar os rolamentos da caixa da minha G2, pois está bem nítido o calo.

Abraço.

Enviado de meu Lenovo K33a48 usando Tapatalk
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Re: Caixa de direção - trocar rolamentos

Mensagempor Adauto Lopes » 01 Jul 2017, 01:11

Fábio, não tenho o tutorial fora do fórum, apenas por aqui mesmo. Pelo Tapatalk estou visualizando normal as fotos, mas depois vou verificar no micro.
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Re: Caixa de direção - trocar rolamentos

Mensagempor luiz baum » 27 Jul 2017, 20:21

Hoje desmontei junto com um amigo a parte de cima da caixa de direção da GII dele.
Estava com folga na caixa.

Desmontamos para verificar o estado da pista do rolamento superior, lavar e lubrificar.
Tudo transcorreu muito bem.
Ficou sem folga e sem calo.

Aproveitei para ver os componentes e estudar a tarefa numa futura troca de rolamentos.

AS CHAPINHAS DE ALUMÍNIO:
Consultei na CC Germânica (Piracicaba)o preço das chapinhas...54 reais cada uma.
Absurdo...

Estudei uma forma de sacar o rolamento da porca de ajuste que fica sob a mesa.
Fazendo dois sulcos com disco de corte e bastante cuidado para não ofender a porca acho que dá para sacar com saca polias xing-ling de suas pernas.

Talvez fazendo os mesmos sulcos no rolamento inferior dê para retirá-los do eixo com talhadeira.
Também não seria difícil fazer um saca-rolamento inferior improvisando com barra chata e barras rosqueadas.

Isto tudo para preservar as benditas chapinhas!!

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Re: Caixa de direção - trocar rolamentos

Mensagempor luiz baum » 10 Ago 2017, 10:48

Paiva escreveu:O original e NTN. Hehehe


Trabalhei quase 30 anos numa grande usina de açúcar.
Lá há centenas de motores, bombas, mancais, ventiladores e todo o tipo de demais máquinas de pequeno, médio, grande e enorme porte.
Há todo um know-how e visão crítica que não pode ser desconsiderado.

Depois que comprei a Gs perguntei para o técnico responsável pela manutenção mecânica quais as marcas "nobres" de rolamento.

SKF é uma marca incontestável e foi a primeira indicada.
A seguir:
Timken
NSK

NTN: NUNCA...FUJA!
As demais?
As demais são somente as demais.

No caso de rolamentos de agulha da suspensão, a escolha deverá ficar entre SKF ou INA.

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Re: Caixa de direção - trocar rolamentos

Mensagempor luiz baum » 10 Ago 2017, 18:49

Hoje afugentei a preguiça e desmontei a suspensão dianteira para verificar o estado e a lubrificação dos rolamentos da caixa de direção.
Um dos donos anteriores trocou os rolamentos por conta do calo.
O bastardo do mecânico que fez a troca estragou bastante uma das chapinhas de vedação e montou a mesma.

Vi coisas que não gostaria:
- Rolamentos da marca NTN!!!
- O rolamento inferior teve um pedaço da borda do lado que fica para cima quebrado na ocasião da montagem!!
- O pessoal parece que economiza na graxa...

Se há algo que detesto é serviço porco!

Para concluir:
1) Acredito que dá para fazer uma melhoria nesta montagem dos rolamentos.
Se colocar uma "arruela" de inox de uns 2 mm de espessura entre a chapinha de vedação e o encosto, ao usar o processo de retirada com saca-pinos não haverá nenhum dano nas chapinhas.
A rosca do eixo da mesa tem comprimento suficiente para absorver a adição das duas arruelas.

2) Acho que o problema do calo nos rolamentos se deve à falta de verificação da existência de folga e uso continuado com a folga...só agrava.

Já vou comprar um par de Skf e uma chapinha...kkk

Luiz Baum

PS: pensando melhor, daria para colocar peças usinadas no lugar das chapinhas, com os 2mm de espessura na parte plana.
O bisneto do meu neto não precisará trocar as chapinhas quando herdar a minha moto!
Kkkkkkkk
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Re: Caixa de direção - trocar rolamentos

Mensagempor luiz baum » 11 Ago 2017, 10:35

Ainda sobre as chapinhas de vedação.

Uma opinião final e simplista.
Sabem o que eu faria?
Eu furaria as chapinhas com o mesmo padrão dos furos existentes na parte inferior da mesa e da porca de ajuste de folga!

E na hora de montar o conjunto chapinha/rolamento deixaria os furos todos alinhados.

Quando fosse retirar o rolamento com o saca pino a chapinha não sofreria dano.

Por baixo da mesa não entra água no rolamento...
E para vedar os furos da porca que vai sob a mesa superior uma fita isolante resolveria.

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Re: [Tutorial] Caixa de direção - trocar rolamentos

Mensagempor luiz baum » 13 Ago 2017, 22:42

Adauto Lopes escreveu:João, é difícil mensurar o aperto que dei, pois não usei torquímetro, assim, não tenho parâmetros. O que posso dizer é que foi com certa força. Depois que começa a dar pressão, continua-se a apertar até ela encontrar boa resistência, mas, mesmo isso é muito relativo pois cada pessoa tem facilidade ou forças diferentes, o que pode resultar pressões diferentes, assim, o que digo é que não deixe sem uma boa pressão, mas também não exagere. Facilitou não é? Kkkkk.
Após pressionar e com o uso, é normal haver um assentamento da pressão do conjunto e se você não apertar o suficiente após este assentamento normal, vai ficar folgado e isso resulta em desgaste também pois vai ficar batendo ferro com ferro, além de ter uma direção meio boba, mesmo que levemente.
Se pressionar demais, vai ocorrer o contrário, possivelmente uma direção mais dura e um desgaste maior também pois com muita pressão há uma tendência dos roletes "fundirem" a pista do rolamento. Ou seja, tanto a pouca como a pressão em excesso pode resultar em desgaste prematuro. O equilíbrio é importante, embora sem parâmetros precisos fique mais difícil de conseguir. Espero ter ajudado pelo menos entender o assunto, lembrando também que não sou mecânico, apenas um curioso que gosta de fazer meus reparos sempre que possível, o que me fez desenvolver um certo "feeling" sobre alguns ajustes.


Esta parte do serviço de ajuste do aperto da porca estriada é bem interessante e importante.
No manual da F650 o procedimento consiste em dar um aperto inicial com torque de 25 Nm, movimentar a direção de batente a batente algumas vezes e depois despertar a porca 60 graus.

Para quem mexia nas suas bicicletas é um processo semelhante ao ajuste dos eixos das rodas.
Não pode haver folga!
Não pode haver aperto excessivo!

MAS para trabalhar com o torquímetro tem que fabricar um dispositivo que se encaixe nos furos da porca estriada.

Dias atrás desmontei a frente da moto para uma inspeção nos componentes.

Rolamentos limpos e lubrificados e vamos tocar até que apareça o calo.
Já rodei 10 mil km.
Vamos ver quando vai aparecer o calo.

Apertei a porca com a mão o quanto pude.
Depois disso um pouco mais de aperto com um punção sem ponta usando os furos da porca.

O resultado a ser obtido descrito no manual é:
A frente da moto deve se mover sozinha para os lados estando no cavalete central e fora do solo assim que for retirada da posição totalmente alinhada.

Vamos nos lembrar que são rolamentos de rolos cônicos e com alta capacidade de carga.
Tendo a sensibilidade de não apertar excessivamente, é melhor que fique mais para apertado do que com folga.

Caixa com folga = calo à vista!

Alguém já viu ajustar rolamentos de roda?
É uma boa referência.

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Editado pela última vez por luiz baum em 14 Ago 2017, 10:31, em um total de 1 vez.
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Re: Caixa de direção - trocar rolamentos

Mensagempor odeciocampos » 14 Ago 2017, 08:18

Excelente tutorial, parabéns!

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