Troca de Fluido de Freio (Sangria)

Aprenda como fazer e publique guias de manutenção da moto e outros!

Troca de Fluido de Freio (Sangria)

Mensagempor Zarud » 28 Ago 2012, 01:51

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

roda dianteira
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

-você irá precisar de uma chave estrela de 11mm, uma mangueira, de preferência transparente, um recipiente para colocar o óleo que sairá do sistema, e 1/2 litro de fluido de freio DOT 4 ,eu não tinha a mangueira transparente, porém tinha uma preta de borracha utilizada para gasolina .

1- colocar a moto no cavalete central.

2- olhando de frente para o sistema de freio ( onde ficam as pastilhas) , você notará um parafuso com uma borracha na ponta, ela está tampando o orifício por onde sairá o óleo.
Obs; este orifício e um parafuso com um furo no centro!

3-retire essa tampa( ela ficara pendurada!) coloque a chave estrela 11mm, (porque uma chave estrela ? porque em vários momentos você soltará a chave para reabastecer o reservatório e se não for estrela ela poderá cair)
4-abrir a tampa do reservatório (traseiro) com a chave encaixada no parafuso, encaixe a mangueira no parafuso, e a outra ponta da mangueira no reservatório que irá receber o óleo sujo.

5- deite no chão, lateralmente com a roda traseira, passe o seu braço (esquerdo) por baixo do motor e com a mão esquerda pressione o pedal de freio traseiro com força, com a mão direita, solte o parafuso por onde sairá o óleo, +ou- 1/4 de volta (no início ele estará bem apertado) você notará que ao começar a soltar o parafuso, o pedal irá começar a descer, pressione o pedal até o final com o parafuso solto,(repito,+ou- 1/4 de volta e o suficiente, não pode retirar o parafuso) e o óleo começará a sair. Em hipótese alguma solte o pedal sem que o parafuso por onde esta saindo o fluido esteja novamente apertado (esse aperta e solta, varia em 1/4 de volta +ou-) após ter baixado o pedal até o fim, reaperte o parafuso, ele irá fechar e não deixará entrar AR, e ai sim, somente ai, solte o pedal! e comece tudo de novo, com a mão esquerda de algumas bombadas no pedal, até ficar firme e pressione o pedal para baixo com força, solte o parafuso (+ou-1/4 de volta) o pedal começará a descer, continue pressionando até chegar ao final do curso, não solte o pedal antes de reapertar o parafuso bem, para não entrar AR. levante do chão e complete o reservatório.
faça isso até que o novo óleo esteja saindo pela mangueira, não esqueça de reabastecer o reservatório, se eu não me engano, eu tinha que reabastecer a cada 3 ciclos, não deixe acabar o óleo do reservatório pois irá entrar Ar no sistema e o seu trabalho será prolongado até a retirada de AR.

Na frente o trabalho e o mesmo, com a mão esquerda você aperta o freio, e com a mão direita você solta o parafuso (+ou- 1/4 de volta) os protetores de mãos, terão que serem retirados, para poder retirar a tampa do reservatório de fluido. após o trabalho, esperimente e cinta como e que esta o pedal,de algumas bombadas e pressione firmemente, ele não pode descer, se isso acontecer e porque tem AR no sistema!

espero que tenham compreendido, e que eu não tenha esquecido de nada! caso tenham aguma dúvida por favor pergunte, ou peça para algum mecânico realizar o serviço, pois e um trabalho muito delicado e importante onde não cabem falhas, quero apenas ajudar e não prejudicar, pois estamos falando de segurança!

Obrigado e tenham um bom trabalho!
Editado pela última vez por Zarud em 28 Ago 2012, 13:33, em um total de 1 vez.
Abraço,
Zarud, Itupeva, SP.
Tiger 800 on 2014
Zarud
Forista Sênior
Progresso para o próximo rank:
36.2%

Enviou: 623 vez(es)
Recebeu: 888 vez(es)
Moto: Tiger 800 2014
Estado: SP

Re: TROCA DE FLUIDO DE FREIO (SANGRIA)

Mensagempor Adauto Lopes » 28 Ago 2012, 12:08

Muito bom Zarud, muito obrigado, mas não precisava deixar de dormir para postar o tutorial (kkk...). Como sempre, muito técnico e solícito, tenho certeza que vai ser muito útil para muitos, inclusive pra eu que em breve trocarei as pastilhas e já farei a substituição do óleo de freio também, afinal, segurança tem que ser levada muito a sério.
Adauto Lopes

CG125 1982, CG125 1984, CG125 1985, XL250 1983 (1 branca, 1 vermelha, 1 azul), XLX350 1987, XLX 350 1989, XLX350 1990, NX350 SAHARA 1991, LANDER 2007, G650GS 2011, R1200GS 2007, TENERÉ 250 2011.
Adauto Lopes
Moderador

Enviou: 6842 vez(es)
Recebeu: 4994 vez(es)
Moto: Teneré 250

Mensagempor Bruno Picanço » 28 Ago 2012, 12:20

Também agradeço muito a ajuda, pois vou trocar o fluido da dianteira e provavelmente farei ambas as trocas na Lander, juntamente com as pastilhas dela...
Bruno Picanço
Site Admin

Enviou: 4306 vez(es)
Recebeu: 4265 vez(es)
Moto: Yamaha NEO 115 2011
Estado: RJ

Mensagempor Kinder » 28 Ago 2012, 17:00

Espetáculo Zarud...

Com a riqueza de informações do fórum, dá pra montar várias apostilas sobre manutenção e conservação da moto...

Obrigado por mais essa....
Abraços,

Kinder - Curitiba/PR
Triumph Tiger Explorer 1.200

Algo em pilotar, que é difícil de descrever, nos faz bem à mente. Talvez o que algumas pessoas acham nas academias, nós encontramos sobre duas rodas, na estrada. - Chris Force
Kinder
Moderador

Enviou: 4363 vez(es)
Recebeu: 4302 vez(es)
Moto: Triumph Explorer 2014 Graphite
Estado: PR

Mensagempor Matsuo » 28 Ago 2012, 22:50

Esse Zarud sabe tudo e com riqueza de detalhes ainda, a CC não chegaria aos pés dele !!! ;)

Já pode montar uma escola de reparo da G650GS !!! :D :D :D

Abraços,

Matsuo
VIAGEM DE MOTO CURA !!!

MATSUO

Imagem

WILD BIKER
Matsuo
Site Admin

Enviou: 12323 vez(es)
Recebeu: 8236 vez(es)
Moto: LANA, TINA E LAILA !!!

Mensagempor João Luiz » 28 Ago 2012, 23:04

Boa noite a todos.
Mais uma grande aula do eminente Professor Zarud.
Daqui há pouco teremos um manual de procedimentos completo para fazer as manutenções nas motos.
O Zarud também preparou uma surpresa para os participantes do CHURRASMECÂNICO de 02/09, aqui em casa.
Quem viver verá. :lol:
Obrigado amigo por compartilhar suas experiências .
Um forte abraço
João Luiz
João Luiz
JPA - Rio de Janeiro
João Luiz
Forista Pleno
97.8%

Enviou: 250 vez(es)
Recebeu: 448 vez(es)
Moto: G650GS 2012 Branca
Estado: RJ

Mensagempor Zarud » 29 Ago 2012, 00:19

Olá galera,
agradeço as considerações, me considero um felizardo que o pouco que aprendi sobre mecânica, devo ao meu Pai, era um motorista de caminhão. e aprendi a realizar essa sangria em um FORD 47, manutenção que o meu próprio Pai realizava.O matsuo!, menos matsuo, menos :lol: :lol: !, eu me considero um mexanico, e mexanico por mexanico mexo eu.. e quando da certo porque não passar para frente? nunca gostei de depender de terceiros..

Obrigado pelos elogios, isso me da mais forças para continuar aprendendo e repassando aos AMIGOS!

aguardem vem mais por ai!!!
Abraço,
Zarud, Itupeva, SP.
Tiger 800 on 2014
Zarud
Forista Sênior
36.2%

Mensagempor cesar » 30 Ago 2012, 23:42

excelente Zarud

mas o comentário do Adauto me levantou uma duvida.

quando se faz necessário a troca do fluido já que a moto do Adauto não deve estar com uma Km tão diferente da minha?

abç
cesar
Forista Sênior
96%

Enviou: 240 vez(es)
Recebeu: 308 vez(es)
Moto: BMW G 650 GS - Branca

Mensagempor Zarud » 30 Ago 2012, 23:58

Olá Cesar!
o recomendado segundo a cc, para a troca de fluido e de 10 em 10.000, pelo menos e o que fizeram com a minha até agora.
Abraço,
Zarud, Itupeva, SP.
Tiger 800 on 2014
Zarud
Forista Sênior
36.2%

Mensagempor BrunoDG » 31 Ago 2012, 00:01

Parabéns Zarud!! Tem que ser muito macho para fazer isso... :D :D :D !!!!!

Preciso evoluir ainda... fico pensando e torcendo para que o meu fluido de freio seja eterno... Acho que vou parar de frear!! :D :D :D Nova forma de condução!!!

rsrs

Té mais
BrunoDG
Forista Sênior
21.1%

Enviou: 113 vez(es)
Recebeu: 198 vez(es)
Moto: BMW G650GS 2011/11

Próximo

Voltar para Tutoriais