[Tutorial] Troca de fluido da suspensão dianteira (bengala)

Aprenda como fazer e publique guias de manutenção da moto e outros!

Suspensao Dianteira - Troca do Oleo

Mensagempor TidioSampaio » 13 Mai 2012, 12:27

Pessoal, alguem sabe me dizer quanto dura o oleo da suspensao dianteira? Qual o tipo de manutencao que deve ser feita na suspa dianteira e em qual quilometragem? Digo isso porque a minha G esta com quase 40mil e nunca em nenhuma das revisoes que eu fiz em CCs, ninguem falou nada para mim a esse respeito. Os retentores continuam ok, mas tenho sentido de uns tempos para ca, que a suspa dianteira esta cada vez mais dura, nao absorvendo a contento os buracos das ruas aqui de SP, que nao sao poucos. Alem disso, em estradas, em curvas de alta, a moto tem balancado bastante no meio das curvas, principalmente se tiver alguma ondulacao. Na semana passada eu peguei a Anhanguera e em uma das curvas a moto balancou e fiquei com um baita medo... Voltei pianinho para casa, somente acelerando nas retas. Dai que eu acho que pode ter alguma coisa a ver com a suspensao dianteira. Alguma dica de como e quando e qual tipo de manutencao se deve fazer na Suspensao Dianteira? Estou meio preocupado com isso. aleu !!! tidioSampaio
TidioSampaio
Forista Pleno
Progresso para o próximo rank:
19.8%

Enviou: 52 vez(es)
Recebeu: 72 vez(es)
Moto: BMW G650GS

Re: Suspensao Dianteira - Troca do Oleo

Mensagempor Resmungão » 13 Mai 2012, 12:56

TidioSampaio, não existe uma quilometragem fixa para troca do óleo das bengalas, pois depende muito do uso (tipo de estrada que vc mais trafega), mas 40 mil Km é uma kilometragem em que provavelmente possa ser mesmo seu problema. Outras causas de instabilidade que eu lembro agora e que devem ser verificadas:: calibragem inadequada dos pneus, peso na traseira (baús/malas laterais), caixa de direção, rolamento da roda, aros empenados, raios soltos.
Abraços e depois posta qual era o problema.
Resmungão
Forista Master
58.7%

Enviou: 1890 vez(es)
Recebeu: 2378 vez(es)
Moto: TIGER 800XC 13/14 e XRE300 17
Estado: PR

Mensagempor Matsuo » 13 Mai 2012, 13:02

Eu ainda não tenho parâmetro para informar, mas concordo com o Resmungão, pode estar na hora de fazer uma manutenção ou troca de óleo da suspensão, os demais itens apresentados também colaboram para o balanço da moto !!!

Tídio, seria interessante levar a moto em um mecânico de confiança para fazer um teste !!!

Abraços,

Matsuo
VIAGEM DE MOTO CURA !!!

MATSUO

Imagem

WILD BIKER
Matsuo
Site Admin

Enviou: 12434 vez(es)
Recebeu: 8269 vez(es)
Moto: LAILA e TINA !!!
Estado: SP

Mensagempor Wilson zaparoli » 13 Mai 2012, 13:03

boa Tide vc pode ter certeza de uma coisa a minha esta com 41.000km e ainda nao troquei o oleo de bengalas que pretendo fazer agora nesta semana pois quando voltava de goias na festa anual do clube xt senti um pouco de instabidade na g650gs entao vou mandar trocar oleo de bengala e balanciar a roda dianteira pois algo de esta acontecendo entao so mesmo uma boa vistoria pode dizer com certeza o que esta acontecendo assim que fizer tudo eu posto no sait pra ficaremde olho nas suas maquinas bom dias das maes a todos os amigo.

pois da minha so restaoou saudades e carinho que tinhamos um pelo outro .

abç do veio de BMW
Moto extensao de minhas pernas
Desculpe pelos erros todas msg via celular
Wilson zaparoli
Forista Pleno
23.8%

Enviou: 9 vez(es)
Recebeu: 29 vez(es)
Moto: BMW G650GS 10/10

Mensagempor Resmungão » 13 Mai 2012, 13:22

Bem lembrado Wilson. Citei vários problemas e esqueci do balanceamento e também do estado dos pneus :)
Resmungão
Forista Master
58.7%

Enviou: 1890 vez(es)
Recebeu: 2378 vez(es)
Moto: TIGER 800XC 13/14 e XRE300 17
Estado: PR

Mensagempor HÉLIO ALVES » 13 Mai 2012, 14:39

Troca de oleo da Bengala da moto recomenda-se a cada dois anos de uso normal ou a cada 12.000 km...HA...HA :) :)

Obs.: Pelo menos nos manuais de manutenção da Honda eh assim que dizem, agora como a BMW eh Superior( :?: ) acho que multiplicar essa por 3 seria o maximo ; ou seja 36.000 km seria interessante uma revisão da suspençaõ dianteira e traseira.
De Vinho em Vinho, vamos aprendendo um pouquinho...

"Minha Moto eh Antiga mas Tem Protetor e Aquecedor de Manoplas."HAHAHA
HÉLIO ALVES
Forista Pleno
65.3%

Enviou: 6 vez(es)
Recebeu: 59 vez(es)
Moto: F 650 GS Yellow /NX 4 Falcon

Mensagempor rafaelfleming » 13 Mai 2012, 15:35

Em uma manual de manutenção da 650 alemã fala para fazer a troca a cada 20.000 km...eu troquei uma vez e coloquei óleo 10w da Motul...um pouco mais grosso que o original...
Não sei se na G é assim, mas na minha tem um parafuso de cada lado na parte de baixo, não precisa desmontar tudo para trocar, é só tirar este parafuso e a tampa de cima, eu troquei em casa...
Abs
rafaelfleming
Forista Pleno
8%

Enviou: 15 vez(es)
Recebeu: 49 vez(es)
Moto: BMW F650GS Dakar / 2003

Mensagempor HÉLIO ALVES » 13 Mai 2012, 19:45

A minha tem tbem este parafuso de drenagem do oleo da suspensão... realmente deve ser muito fácil trocar esse oleo hidraulico, resta saber qtos ml vai em cada bengala, porque tem que ser exato a litragem.... um abraço... HA...HA
De Vinho em Vinho, vamos aprendendo um pouquinho...

"Minha Moto eh Antiga mas Tem Protetor e Aquecedor de Manoplas."HAHAHA
HÉLIO ALVES
Forista Pleno
65.3%

Enviou: 6 vez(es)
Recebeu: 59 vez(es)
Moto: F 650 GS Yellow /NX 4 Falcon

Mensagempor Petrel » 13 Mai 2012, 20:38

Quanto a trocar o óleo acredito que 40kkm é uma boa kilometragem pra fazer essa troca de óleo... quanto a instabilidade que vc falou acredito que deve ter um ou varios dos motivos citados acima... tenho certeza que um simples óleo hidráulico "vencido" não é capaz de causar tudo isso que vc falou...
Vou contar uma história aqui somente a titulo de ilustração... tenho um amigo que tem uma Suzuki Intruder com a qual ele rodou 120kkm.. uma vez eu vi um vazamento considerável na suspa dele, alertei a ele que a moto ficaria instavel e coisa e tal... alguns meses depois eu encontrei ele novamente e observei que a suspa tava limpinha... então comentei... e ai foi facil trocar o retentor???? ele então respondeu... que nada vazou algum tempo e depois parou de vazar... então nem precisei trocar o retentor.... resumo vazou até secar totalmente... e ele diz que ta tudo normal na moto dele..... imaginem só uma situação dessa.... uma canela com óleo normal e a outra seca....
Um forte abraço.
Petrel

Atual : R 1200 GS - "Nave Azul"

Ex: Tiger 800 / DL 650 Vstrom/BMW G650 GS/Tenere250/Falcon/Fazer 250/Virago 250/Strada 200/XLR125/RX180/CG125/RX80 e Mobylette
Petrel
Moderador

Enviou: 3593 vez(es)
Recebeu: 4337 vez(es)
Moto: R 1200 GS - Azul
Estado: RJ

Mensagempor TidioSampaio » 13 Mai 2012, 22:03

Pessoal, valeu mesmo pelas dicas.

Resumindo eu acho que deve estar mesmo na hora de fazer uma manutencao nessas bengalas e providenciar a troca do oleo/ fluido. Lembrando que a minha G, vai fazer 2 anos de uso em Agosto agora, esta com 38mil e tem pelo menos duas viagens longas nas costas: Jalapao e Ushuaia, sendo que para Ushuaia ainda peguei uma boa kilometragem no ripio. Por isso eu acho mesmo que eu ateh deveria ter feito isso a cada 20mil. Vou providenciar isso, junto com uma limpeza e lubrificacao da balanca - quem sabe no mecanico que o Koki me indicar.

Ah... e tambem estou trocando os pneus, ja que o dianteiro ja esta quase no osso. Estou discutindo isso em um outro topico, inclusive com algumas dicas de alguns de voces. Com relacao aos demais itens citados: alinhamento, caixa de direcao, raios, etc, eu acho que nao deve ser isso porque em reta a moto vai que vai. Sem nada a reclamar em termos de estabilidade. Pelo contrario, esta bem suave.

APROVEITANDO JA QUE O TEMA EH SUSPENSAO, MAIS UMA DUVIDA:
Algum de voces sabem se existe algum tipo de manutencao para ser feita junto ao amortecedor traseiro?

Valeu!!! Abracos!!! Tidio

Com relacao ao
TidioSampaio
Forista Pleno
19.8%

Enviou: 52 vez(es)
Recebeu: 72 vez(es)
Moto: BMW G650GS

Próximo

Voltar para Tutoriais