Caixa de direção - trocar rolamentos

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Caixa de direção - trocar rolamentos

Mensagempor Adauto Lopes » 15 Out 2013, 23:51

Bem, hoje me aventurei na troca dos rolamentos da caixa de direção, seguindo o conceito "Faça você mesmo" e para economizar alguns tanques de gasolina. Não se pode afirmar ser uma tarefa difícil, sem, contudo, ser "mamão com açúcar", mas, com as ferramentas apropriadas e paciência, troca-se sem problemas.

Ferramentas necessárias:
- Chaves torx 25, 27, 30, 45 de preferência longas para facilitar as operações de solta/aperta.
- Chaves Allen 8mm e 12mm
- Chave de preferência catracada com soquete 30mm
- Cavalete para manter a dianteira levantada
- Grifo 12 polegadas (com abertura de pelo menos 65mm)
- Chaves de fenda para operações diversas
- Saca polia/rolamento (desejável, mas opcional)
- Rolamentos SKF 320/28 /X /Q, mas pode ser de outra marca, basta comprar pelas medidas/descrições - comprei na ABCOM (http://www.abecom.com.br/produtos.html), e IRSA (http://www.irsa.com.br/).
- Graxa para rolamentos
- Martelo ou pequena marreta
- Cerveja (não recomendado se for testar a moto depois)

Antes de começar, retire as carenagens do tanque falso. Comecei a desmontagem da minha achando que não seria necessário, mas, é indispensável.

Primeiro, coloque a moto no cavalete central e use um cavalete adicional para apoiar no centro da moto para manter a frente levantada, se não tiver o cavalete adicional, improvise, com segurança, use a criatividade e recursos disponíveis:
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Solte os quatro parafusos superiores da mesa e posicione o guidão sobre o painel, protejendo com pano ou outro objeto para evitar dano no painel:
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Solte o cabo do sensor do ABS:
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Solte o conjunto de freio, os dois parafusos allen:
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Retire o conjunto do freio e deixe pendurado, antes, retire o cabo do sensor do ABS e o cabo do fluido de dentro do suporte que fica na barra estabilizadora.

Afrouxe o parafuso de fixação do eixo dianteiro:
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Solte o eixo da roda dianteira:
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Solte os parafusos superiores e inferiores das bengalas com cuidado para evitar que estas se soltem e caiam. Retire as bengalas.
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Solte os parafusos de fixação do paralama alto/bico de pato (pode ser antes ou depois de retirar as bengalas):
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Solte o conector da buzina e passe o fio para cima pelo furo de passagem:
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Solte a porca da mesa superior:
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Solte a mesa superior e deixe de lado:
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Com um grifo de 12 polegadas solte a porca estriada. Neste momento, cuidado para o conjunto não cair quando chegar ao fim da rosca:
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Conjunto solto:
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Avaliar a necessidade de trocar um ou ambos os rolamentos. Esta análise é táctil, limpa-se os rolamentos e principalmente as pistas de rolamento (anéis que ficam no quadro). Apos limpar a pista usando um pano, passe o dedo em toda a área de contato dos roletes, se encontrar qualquer sinal de irregularidade, será necessário trocar, porém, normalmente o desgaste é sempre no inferior devido o alto volume de esforço e impacto recebido nele durante o uso da moto. Não se deixe enganar pelo visual, pois em ambos verá sinais que parecem danos, mas só com o tato é capaz de identificar os calos.

Retirar as pistas rolamentos:
Aqui o ideal é ter um saca polia/rolamento interno, mas, dá para sacar sem estas ferramentas específicas, já que estas peças serão inutilizadas:
Com uma chave de fenda GRANDE ou uma barra de ferro resistente, inserir no tubo da coluna de direção e apoiar na borda da pista (fica uma pequena borda acessível) e com um martelo ou pequena marreta, ir batendo e trocando de lado de forma que a pista vai saindo uniformemente:
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Repita o mesmo processo para sacar a pista superior, batendo de baixo para cima.

Calos visíveis a tácteis:
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Sacar o rolamento inferior:
Na parte posterior (ao rolamento) da mesa inferior tem dois furos pelos quais passa-se um pino, melhor se usar um saca-pino, mas se não tiver pode usar ou prego ou uma pequena chave philips onde se deve bater com martelo ou pequena marreta um pouco de cala lado (furo), o que retirará o rolamento:
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Sacar o rolamento superior:
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Rosquear o conjunto no eixo novamente até o limite para servir de suporte para as batidas com o saca pino:
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Repita o mesmo processo de sacar o rolamento inferior, ou seja, pelos dois orifícios posteriores introduzir o saca-pino e ir batendo um pouco de cada lado alternadamente até o rolamento se soltar, conforme figura abaixo:
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Vale destacar aqui que a chapa que tem como função guarda-pó nesta operação ela se danifica, assim, recomendo adquirir estas chapas também antes de iniciar a operação, vai uma em cada rolamento. Comprei na Power BMW em Santo André por R$ 20,60 cada, foram os pedaços de alumínio mais caros que já comprei (kkk).

Abaixo uma foto dos rolamentos novos e os velhos, assim como da chapa velha já danificada e as novas.
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Conjunto desmontado:
Lado esquerdo, rolamento novo, no direito o velho, ao fundo a chapinha guarda-pó:
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Montar a pista do rolamento:
Limpe e lubrifique com graxa de rolamento tanto a pista nova quanto o alojamento dela na coluna de direção.
Encaixe a pista nova no alojamento. Com a pista velha, faça uma proteção pela qual dará marteladas sempre trocando de lado para que a pista entre por igual.

Pista inferior:
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Pista superior:
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Montar o rolamento.
Primeiro monte as chapas guarda-pó tanto superior quanto inferior:
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Assim como a pista, o rolamento entra por pressão no final do tubo. Introduza o rolamento no tubo até próximo da base onde ele vai encontrar resistência. A partir dai use o rolamento velho sobre o novo e vá batendo aos poucos um pouco de cada lado até o rolamento novo encostar na chapa retentora.

Montagem do conjunto:
Posicione o eixo de baixo para cima já com as pistas montadas e lubrificadas, rolamentos montados, coloque a porca grande estriada e aperte cuidadosamente com o grifo:
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Aqui deve-se tomar o cuidado para não apertar excessivamente ou deixar solto (sem o devido aperto). Como não se usa torquímetro, o aperto é feito pelo "feeling", mas, objetivamente, deve se considerar ok quando "travar" pela primeira vez. Este travar não é uma operação de borracheiro prendendo parafuso de roda de caminhão, é uma travada delicada, sem ser delicada de mais, entende :? :? :? ?

Após "travar" a porca grande, fixar a contra-porca com chave allen 12mm:
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Finalmente tampar o furo do eixo com a bela e protetora tampa idealizada pelo mestre Zarud (que me presenteou). Aliás, acho que esta tampa tem papel primordial na durabilidade destes rolamentos pois evitam entrada de água e sujeira, talvez ela tenha ajudado a minha a aguentar quase 30 mil km:
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Bem, agora é montagem final das bengalas, roda, freio, sensor do ABS, guidão, carenagens e sentir a diferença na condução da máquina, mas, se tomou cerveja durante o trabalho,deixar para testar no dia seguinte.

Espero que aproveitem, que seja útil.
Editado pela última vez por Adauto Lopes em 10 Dez 2013, 20:34, em um total de 2 vezes.
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Re: Caixa de direção - trocar rolamentos

Mensagempor lcavrj » 16 Out 2013, 00:05

Muito bom o tutorial... Vou guardar nos meus favoritos para quando precisar... Valeu.
Um abração,

lcav
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Re: Caixa de direção - trocar rolamentos

Mensagempor Christian Cruz » 16 Out 2013, 10:10

Poxa, ficou excelente !!

É um serviço que parece ser dificil mais nao é, na verdade é trabalhoso e tem que ser feito com calma e atenção.
Obrigado por compartilhar.

Alias, esse tampão do parafuso/porca, na minha opinião é o principal aliado para que a vida util do rolamento dure mais
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Re: Caixa de direção - trocar rolamentos

Mensagempor gutovsky » 16 Out 2013, 10:55

Grandessissimo mestre Adauto, da Adautec Inc. temos em você a mais bela expressao de como esta casa é valiosa! Não sei se eu terei as manhas de encarar essa empreitada, mas se isso acontecer, será pelas ferramentas e não por falta de conhecimento, pois esse temos aqui de sobra!
Valeu mesmo Adauto!
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Re: Caixa de direção - trocar rolamentos

Mensagempor Drá » 16 Out 2013, 11:14

Excelente tutorial!
Dá para fazer em casa tranquilo. :)
Alguém pode dar a dica onde conseguir este tampão?
Saudações
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Re: Caixa de direção - trocar rolamentos

Mensagempor Adauto Lopes » 16 Out 2013, 11:20

Valeu amigos. Dra, este tampão foi "garimpado" pelo mestre Zarud, não sei onde ele conseguiu, mas, certamente é em alguma casa especializada em borrachas. O detalhe é que ele tinha conseguido um antes, mas o acabamento não era dos melhores, depois ele conseguiu este que de primeira, além de proteger da entrada de água e sujeira, dá um bom acabamento naquela porca feia.
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Re: Caixa de direção - trocar rolamentos

Mensagempor Paulo Schinda » 16 Out 2013, 11:38

MESTRE ADAUTO ! ! ! ! :o :o :o Obrigado pela aula.
Abraços
Paulo
-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-xMoto cronologia:
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Re: Caixa de direção - trocar rolamentos

Mensagempor Matsuo » 16 Out 2013, 11:42

Também deixo o meu parabéns ao Mestre Adauto, impressionante o tutorial !!! ;)

Além do trabalho, tirar as fotos e explicar cada passo não é pra qualquer um !!! ;)

O nosso Fórum é melhor que qualquer CC !!! :D :D :D

Valeu,

Matsuo

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Re: Caixa de direção - trocar rolamentos

Mensagempor Tony Cavalcanti » 16 Out 2013, 12:11

Perfeito!!! Muito bom para ajudar os amigos que gostam de fazer a manutenção em casa...

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Re: Caixa de direção - trocar rolamentos

Mensagempor esanches_maringa » 16 Out 2013, 12:40

Sensacional, Parabéns. Ate no cego em mecânica (que nem eu) consegue.
1 abraço

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