Troca de Velas de Ignição e Filtro de Ar

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Troca de Velas de Ignição e Filtro de Ar

Mensagempor Christian Cruz » 31 Out 2013, 18:57

Aos que são adeptos ao “faça você mesmo” ou não confia em mecânicos assim como eu, segue um tutorial básico de como trocar as velas e o filtro de ar da nossa motoca... a minha não esta mais na garantia dês de setembro deste ano.

Estava esperando somente o filtro de ar chegar (mais info no tópico do filtro) para fazer a revisão dos 20000km (ela agora esta com 21200km), já troquei pastilha e pneu traseiro, fluido de freio e óleo... logo a transmissão

- Desmontar toda parte do tanque falso
- Remover a trava lateral (2 parafusos torx) para tirar o coletor de admissão
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- Atentar para o sensor do fluxo de ar (eu desconectei) e a extremidade que é presa por pressão
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- Retirar o filtro de Ar
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- Drenar a mangueira do ladrão de óleo da caixa de ar
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- Remover/Secar o excesso de óleo que fica na caixa de ar (é normal, previso na revisão, pode ser por excesso de óleo no Carter ou a própria condensação)
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- Remover a caixa de ar puxando para cima (soltar o parafuso do reservatório do óleo e 2 parafusos abaixo da caixa)
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- O coletor que desce da caixa de ar para o corpo da borboleta da injeção, é somente por pressão, não possui nenhum tipo de abraçadeira.
- Deixar a caixa de ar pendurada de lado pelas mangueiras
- Retirar a bateria para sobrar mais espaço para o manuseio (verificar mais info no tópico bateria)
- Soltar uma plaqueta plástica acima do caximbo da vela branca, para facilitar o manuseio
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- Para retirar o caximbo foi a parte mais difícil, e a forma mais fácil que eu achei foi fazer uma alavanca com alicate de bico, pouca pressão de aperti e um tranco rápido e leve para baixo, fazendo assim subir a torre do caximbo
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- Tive problemas com a chave de vela original, com ela montada na vela não tinha como colocar nada na chave para fazer ela girar, portanto fiz um outro furo vazado para caber algo para soltar (usei varias chaves Philips) para colocar no furo para soltar a vela :roll:
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- Vela frontal teve MUITA dificuldade de sair, portanto coloquei um pouco de WD40 e deixei agindo uns 5 min. Depois consegui tirar a vela, mas entortei um pouco uma chave Philips que usei para isso, já a vela traseira foi tranqüilo :twisted:
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- Coloquei algumas gotas de óleo Singer na rosca das novas velas para facilitar manutenção futura, alem de entrarem mais fácil
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- Montar tudo fazendo o processo reverso disso aqui.

Obs:
- Cuidado para não inverter a posição dos caximbos (preto com o branco)
- Vela que eu comprei é a MESMA da nossa moto (ambas NGK) (ver topico das velas), porem, a nossa moto possui o terminal em plug e a que eu comprei em rosca (que é a sigla “A” ou “B” escrito na vela), a vela original não sai esse plug pra por na nova, então fui em um mecânico próximo (qualquer mecânico tem) velas para jogar fora e peguei 2 plugs desses e rosquei na vela nova (R$ 13,50 cada vela e a diferença é só a conexão) :lol:
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- Meu filtro de ar estava torto, com isso fazia um alto som de ploc ploc na caixa de ar, uma entrada falsa de ar que não era filtrado.
- No filtro novo, coloquei um pouco de óleo na borda do filtro para que o coletor de ar entre mais fácil sem entortar o filtro assim como o antigo estava.
- Tempo total do serviço (inclusive as complicações): 4 Horas
- Total de economia com relação a CC: R$ 123,00 peças – R$ 800,00 MO (200 a hora) – TOTAL R$ 923,00 (da pra viajar bastante com esse valor... ou equipa-la... ou as próximas manut... hahahaha)
- Sugiro que faça esse serviço quem tem facilidade com ferramentas e principalmente tenha ferramentas alternativas em casa, pois não é difícil e sim trabalhoso e a necessidade algumas adaptações, até morsa tive que usar, como já trabalhei em oficina mecânica ficou mais tranqüilo, apesar de nunca ter mexido em BMW

Boa Sorte !!! ;)
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Re: Troca de Velas de Ignição e Filtro de Ar

Mensagempor Olive » 31 Out 2013, 19:06

Excelente! Obrigado!!
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Re: Troca de Velas de Ignição e Filtro de Ar

Mensagempor Agostinho » 31 Out 2013, 19:10

Valeu Cristian!!!!
Agora pelo menos sei onde fica o Filtro de Ar... e a Vela....rsrsr

:D :D :D
A melhor moto do mundo?? É a que tenho......
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Re: Troca de Velas de Ignição e Filtro de Ar

Mensagempor Fernando.Bueno » 31 Out 2013, 19:40

Christian,

Muito bom seu tutorial, parabéns e obrigado ;)

Abraço
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Re: Troca de Velas de Ignição e Filtro de Ar

Mensagempor Adauto Lopes » 31 Out 2013, 20:23

Muito bom Christian. Fiquei com dúvida em relação ao plug das velas novas. As que comprou não vieram com o plug, apenas rosca, por isso teve que encontrar alternativa em oficina?
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Re: Troca de Velas de Ignição e Filtro de Ar

Mensagempor Fernando.Bueno » 31 Out 2013, 20:37

E aí Adauto tudo bem?

Pelo que eu entendi o modelo da vela a original tem final B e a que o Christian comprou é final A. Esta diferenciação indica o terminal da vela.

Mas aguardo a confirmação do Christian

Abraço
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Re: Troca de Velas de Ignição e Filtro de Ar

Mensagempor bnu » 31 Out 2013, 21:10

muito bom mesmo... pena q eu nao to qualificado, nao tenho absolutamente nenhuma "facilidade com ferramentas".... mas ta bem ilustrado, parabens !
Andre Bnu, Blumenau, SC... tive uma G650 classica...
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Re: Troca de Velas de Ignição e Filtro de Ar

Mensagempor Petrel » 31 Out 2013, 22:00

Show de bola... parabéns.. realmente forma de fixação do filtro de ar... possibilita os esmagamento dele com certa facilidade... essa ideia de passar um pouco de óleo na parte vedante do filtro pra facilitar a montagem foi ótima.

Abs Petrel
Um forte abraço.
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Re: Troca de Velas de Ignição e Filtro de Ar

Mensagempor Adauto Lopes » 31 Out 2013, 22:19

Fernando.Bueno escreveu:E aí Adauto tudo bem?

Pelo que eu entendi o modelo da vela a original tem final B e a que o Christian comprou é final A. Esta diferenciação indica o terminal da vela.

Mas aguardo a confirmação do Christian

Abraço


É isso mesmo Fernando, os finais A e B identificam os terminais, o que não entendi é porque a vela tipo B não vem o terminal rosqueado. A vela A vem o terminal, mas não é rosqueado e sim montado acho que sob pressão ou algo semelhante.

Abraços.
Adauto Lopes

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Re: Troca de Velas de Ignição e Filtro de Ar

Mensagempor Christian Cruz » 01 Nov 2013, 01:31

Obrigado pessoal... essa casa ja me ajudou muito, agora que faço parte, é minha vez de colaborar para os proximos !!! ;)

Comprei aqui na minha cidade a vela NGK DR8EA... no manual diz que é DR8EB, mas a diferença entre o final "A" e "B" é a conexão superior da vela, a "A" vem SOMENTE com a rosca fixa a "B" vem SOMENTE com o plug fixo.

Descrição das siglas:
D = Diametro da rosca
R = Resistiva
8 = Grau Termico Temperatura
E = Comprimento da rosca
B = Caracteristicas especiais (A,B,D,Z) no nosso caso o A é rosca e B é plug (Tipo conexão no caximbo)

Paguei 13,00 cada vela da NGK do lado de casa (se não me engano é a mesma da Fazer)



Adauto,
A vela final "B" vem do jeito que esta na foto, ela ja vem com o plug, POREM, esse plug não é rosqueavel ele é fixo na vela, ou seja ela nao tem rosca. A vela final "A" vem do jeito que esta na foto (Vela do meio) ela vem SOMENTE com a rosca fixa, nao vem o plug, esse plug eu peguei em um mecânico e rosqueei na minha vela e o resultado final é a vela da direita na foto... acho que ainda ficou confuso :D
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