Lubrificando o Link e a Balança

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Lubrificando o Link e a Balança

Mensagempor Paiva » 05 Fev 2014, 22:17

Olá pessoal!

Hoje desmontei o Link e a balança da nossa amada G, não tão amada depois de ver como está... kkkk

Amanhã monto o tutorial, mas só pra deixar uma palhinha do há por vir, segue uma foto.


O Tucho estava tão seco e tão desgastado que não saiu mais do que isso, montei de novo e vou pedir a garantia.
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Parte 1 - Desmontagem



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- Retirar a capa da corrente (Depois vejo qual a chave Torx)
- Soltar o regulador da corrente (Chave Torx T40)
- Soltar o eixo da roda (Chaves 19mm LE | 24mm LD)
- Retirar a corrente da coroa e retirar o eixo da roda.

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- Soltar as abraçadeiras que seguram o flexivel do freio e cabo do ABS

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- Retirar a pinça de freio, ela vai ficar pendurada mesmo, sem problema

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- Retirar o parafuso marcado acima dos dois lados (Chaves 14mm para o parafuso externo, e 17mm para o parafuso interno)
- Agora só retirar o eixo da balança (Chaves 22mm LE | 21mm LD), neste momento é importante estar segurando a balança e puxa-la. É bom estar com outra pessoa ajudando.

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- Vai ficar assim. hehehe

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- Agora retirar o Link:
- Primeiro, retirar o parafuso de trás do link (Chaves 18mm LE | 19mm LD)
- Segundo, retirar o parafuso do amortecedor (Chave 14mm)
- Terceiro, retirar o parafuso da frente, que prende no quadro (Chave 11mm LE | 17mm LD)

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- Link desmontado

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- Balança desmontada


Parte 2 - Limpeza e Lubrificação



Agora é basicamente tirar todos os espaçadores, limpa-los, e também limpar e lubrificar os rolamentos de agulha.


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- Olha a nojeira que fica isso, terra misturada com graxa.

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- Em outro tópico, sobre estalo na suspensão comentei sobre essa peça, olha o desgaste provocado pelo amortecedor. Não dá pra saber se é defeito em alguma peça ou se excesso de aperto, o que acho mais provável como vou mostrar em uma foto mais pra frente.
- Essa peça vai ser trocada na garantia por causa disso, já até chegou e já está agendado para o dia 12/02.
- Curiosidade: Essa peça custa aproximadamente R$ 1.500,00.

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- Esse é aquele braço que fixa o Link na balança, só a parte de cima é rolamentada, essa ainda é a graxa original. que já está no fim. Mas parece que os retentores aguentaram bem.

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- Este é o espaçador do braço da foto anterior, vejam que mesmo ainda tendo um pouquinho de graça o desgaste já começou. Por isso a importância de lubrificar com regularidade.

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- Limpar e lubrificar todos os 3 rolamentos.

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- Limpando e lubrificando a tampinha do Link, importante não esquecer dela. heheh

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- Está aqui a tristeza da noite, isso foi o que consegui tirar forçando só um pouquinho, com um WD40 e mais uma forcinha, com certeza tirava. Mas não quis mexer pq vou reclamar na Concessionária.

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- Olhem a parte do rolamento como está, parece ter muita sujeira dentro que teria gerado o atrito junto com a falta de lubrificação no espaçador.
- Se estivesse tudo normal era só tirar o espaçador, limpar e lubrificar como foi no link.


Parte 3 - Montagem



A montagem não tem muito segredo não, é só trabalhosa mesmo.

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- A primeira coisa é colocar a balança, tive que colocar sozinho então deu um pouco de trabalho, mas com uma pessoa ajudando não tem erro. Só tomar cuidado com a corrente, temos que ergue-la.

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- Depois encaixamos a pinça no lugar certo dela.

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- Colocamos a roda e já colocamos a corrente no lugar.

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- Prendemos o flexível do freio e o cabo do ABS.

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- Agora vamos começar a montar o Link, começamos pelos braços do Link, lembrando que eles tem lado certo. Rolamento pra cima, e parte escrita pra dentro. Fora isso não tem erro.
- Como eu tinha comentado da parte desgastada do Link, vejam a marca que está no amortecedor. Eu atribuiria isso a excesso de aperto, mas posso estar errado.

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- Montando o Link, começamos parafusando a parte de trás do link nos braços.

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- Depois parafusamos no quadro.

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- E terminamos prendendo o Amortecedor no Link, pra isso é necessário levantar um pouquinho a roda.

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- Agora é colocar o protetor de corrente.
- Regular a corrente.
- E conferir o aperto de todos os parafusos.
- Os parafusos do Link eu deixo pra apertar só depois de tudo preso, dá mais firmeza.

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- E fim!
- Moto montada e lubrificada, ou quase se não fosse o problema da balança.





Espero que o tutorial seja útil pra quem quiser fazer o serviço em casa, ou se não quiser pelo menos já sabe como é e fica mais fácil conversar com o mecânico.

Deu pra ver que é uma área muito sujeita a água e sujeiras, então pra quem usa muito na terra e na chuva fiquem bem atento.

Enquanto estiver na garantia não tem tanto problema, mas fora da garantia são peças que como todas da BMW são bem caras, então vale a pena essa atenção.

Abraço a todos!
Editado pela última vez por Paiva em 06 Fev 2014, 20:48, em um total de 8 vezes.
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Re: Lubrificando o Link e a Balança

Mensagempor Adauto Lopes » 05 Fev 2014, 22:33

Este é um item que normalmente não damos muita atenção, mas deveríamos. Me lembro que o Kokimoto desmontou da G1 uma vez e se não me engano até o parafuso estava torto, se não estou enganado ou confundindo alhos com bugalhos.

Vamos aguardar seu tutorial, acho que vou usar suas dicas e revisar a minha neste quesito.
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Re: Lubrificando o Link e a Balança

Mensagempor rlobo » 05 Fev 2014, 23:13

Aguardo o tutorial também. Deu muito trabalho?

abraço
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Re: Lubrificando o Link e a Balança

Mensagempor mywbarreto » 05 Fev 2014, 23:31

Não sei se terei coragem mas tbm vou acompanhar kkk
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Re: Lubrificando o Link e a Balança

Mensagempor Paiva » 05 Fev 2014, 23:59

Rlobo, deu um pouco de trabalho pq fiz sozinho. Com outra pessoa pra ajudar fica tranquilo.

Mywbarreto, basta saber apertar alguns parafusos que vai tranquilo. Hehehe

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Re: Lubrificando o Link e a Balança

Mensagempor Petrel » 06 Fev 2014, 05:08

Além de muito importante... este item foi simplesmente esquecido no Plano de Manutenção da moto.... ou seja nem mesmo a melhor cc do mundo vai fazer uma manutenção preventiva não prevista!!! só vai fazer corretiva e claro depois de problema aparecer.

Adauto, a moto do Koki tinha apenas 20kkm quando ele fez esse trabalho e estava tudo enferrujado ... onde deveria ter uma grossa camada de graxa....
Um forte abraço.
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Re: Lubrificando o Link e a Balança

Mensagempor Paiva » 06 Fev 2014, 07:23

Petrel, a minha também está com 20.000km.

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Re: Lubrificando o Link e a Balança

Mensagempor Petrel » 06 Fev 2014, 08:56

Então podemos concluir que aqueles que ainda não fizeram esta manutenção e ja rodaram mais que isso....já estão na dívida com sua máquina de alegrias...infelizmente a Marca deu mais essa mancada... Ao não colocar este item no plano de manutenção... Para aquele que rodaram bastante na chuva é inda mais urgente verificar este item... Não esperem fazer barulho...pois ai já ocorreu danos.

Forte abraço!!!
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Um forte abraço.
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Re: Lubrificando o Link e a Balança

Mensagempor German » 06 Fev 2014, 09:25

Pois eh,
a minha com 35k, terra e chuva deve estar literalmente só o pó!!!

To vendo q terei q marcar uma visitinha no Zarud kkkkkk
e nunca fez barulho ainda...
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Re: Lubrificando o Link e a Balança

Mensagempor Matsuo » 06 Fev 2014, 09:29

Concordo com o amigos, este item é importante e esquecido !!! :shock: :shock: :shock:

Preciso colocar na lista de manutenção da Lana para dar uma revisada !!! ;)

Valeu,

Matsuo

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