Lubrificando o Link e a Balança

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Re: Lubrificando o Link e a Balança

Mensagempor luiz baum » 21 Jun 2017, 23:08

Teimando aqui com a balança...

Tirei um dos dois pinos do eixo da balança...ele fica entre os roletes do rolamento e o parafuso.

A princípio me assustei com o que vi: marcas feias na área de trabalho do rolamento...

Peguei minha furadeira e prendi no mandril uma broca da mesma medida do parafuso.
Prendi o pino na broca com silver tape.
Rotação mais alta: 1050 rpm.

Vamos brincar de usinagem!

Primeiro um passe com lixa d'água 120 até regularizar a superfície e depois passes com lixas 1200 e 1500 para polimento.

Ficou perfeito!
A quantidade de material que saiu do pino é mínima.
Não causará folga perceptível depois de lubrificado.

Fica aqui a dica!

Luiz Baum
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Re: Lubrificando o Link e a Balança

Mensagempor Fabio Lana » 22 Jun 2017, 09:35

Mem escreveu:Pessoal,

Graças ao tutorial do Paiva e as outras dicas deixadas aqui no tópico, resolvir dar uma de mexânico e estou fazendo a manutenção da moto.

Para quem nunca fez, a primeira minhas dicas são:

Lave a moto no dia anterior
Tenha um bom jogo de ferramentas, sem elas é impossível a manutenção.
Faça com bastante tempo, sem pressa.
Não tenha medo de se sujar - faz parte. Recomendo a compra de gel de limpeza de graxa para lavar as mãos. Se não tiver, vai de sabão em pó mesmo.
Deixe separado tudo o que voce vai usar. Depois q vc sujar suas mãos, fica difícil procurar alguma coisa sem suja-la.

Em relação à desmontar, eu achei relativamente simples. O que deu mais trabalho foi o eixo da balança, pois nunca tinha sido retirad0.
Ele estava bem firme. Acabei batendo nele (com cuidado) para desengripar e sair.

Depois de tudo desmontado veio as perguntas que fiz acima. Afinal como limpar?
Eu fiz com querosene (conforme o Paiva postou) e tambem usando Oleo Diesel em algumas partes.
Alguns rolamentos são soltos, assim tenha muito cuidado com eles. Pelo que contei são 31 peças de cada (veja a foto)

Depois que fiz toda a limpeza, parei para almoçar e deixar as peças secarem. Agora vou começar a remontar a moto.

No meu caso, a moto esta com 28.000km. e precisava trocar a relação. Com isso aproveitei para fazer essa manutenção também.
Acho que o ideal dessa manutenção é de 10 a 15 mil km. Veja que todas as peças do link sofreram desgantes (estão marcadas).

Segue abaixo fotos da relação nova, e das peças do link da balança para voces verem.

Veja o desgaste dos eixos do link
Imagem


Imagem

Imagem

Pinhão BMW 650 - G2
Imagem
Não vi muita diferença entre o novo e o velho, mas acabei trocando tambem
Imagem

Coroa BMW 650 - G2
Imagem
Veja os dentes. A velha já estava pontiaguda e com os dentes abertos
Imagem

Corrente BMW 650 - G2
Imagem
Veja que a corrente antiga estava maior que a nova (acabou esticando
Imagem

Para lubricar a corrente uso o HP Correntes (custa R$ 15) e lubrifico sempre.

Abs,
Mem

Membro. A relação vc comprou na cc aqui ou mandou trazer de fora? Cara tá um absurdo o preço aqui. Vou trocar a minha tb e já aproveito pra lubrificar geral. Kkkkkk
Vai ser toda desmontada a gzinha.

Abraço

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Re: Lubrificando o Link e a Balança

Mensagempor Fabio Lana » 22 Jun 2017, 09:41

Xandov escreveu:Philip,

Me chama no PV que te envio um tutorial em PDF.

Philipe Said escreveu:Bom dia Galera.
Estou precisando lubrificar minha balança, mas como outros ja disseram aqui no forum, as fotos não estao mais disponiveis. Alguem conhece outro tutorial que eu possa utilizar como referencia ?

Xandov, bom dia. Tem como me enviar o tuto por email?
F.pireslana@gmail.com
Abraço e muito obrigado

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Re: Lubrificando o Link e a Balança

Mensagempor Mem » 22 Jun 2017, 11:01

Fabio Lana escreveu:A relação vc comprou na cc aqui ou mandou trazer de fora? Cara tá um absurdo o preço aqui. Vou trocar a minha tb e já aproveito pra lubrificar geral. Kkkkkk


Fabio,

Um amigo meu trouxe dos EUA para mim. Tambem não foi barato, mas na época o dólar estava bem abaixo do que esta hoje, ficando mais barato que o cobrado em reais na época.

Você pode comprar um kit fora da concessionaria. Veja o tópico viewtopic.php?f=30&t=843 com os detalhes.,

Abs,
Mem


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Re: Lubrificando o Link e a Balança

Mensagempor Fabio Lana » 22 Jun 2017, 11:36

Mem escreveu:
Fabio Lana escreveu:A relação vc comprou na cc aqui ou mandou trazer de fora? Cara tá um absurdo o preço aqui. Vou trocar a minha tb e já aproveito pra lubrificar geral. Kkkkkk


Fabio,

Um amigo meu trouxe dos EUA para mim. Tambem não foi barato, mas na época o dólar estava bem abaixo do que esta hoje, ficando mais barato que o cobrado em reais na época.

Você pode comprar um kit fora da concessionaria. Veja o tópico viewtopic.php?f=30&t=843 com os detalhes.,

Abs,
Mem

Valeu Mem.
Vou dar uma olhada no tópico. Assim já mato uns 3 ou 4 coelhos numa paulada só.
Lavar, lubrificar, trocar a relação e tomar cerveja. Ops trabalhar. Kkkkkkkk

Abraço.

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Re: Lubrificando o Link e a Balança

Mensagempor luiz baum » 22 Jun 2017, 21:01

Alguns comentários sobre o serviço nos pinos da balança:

-retirei os rolamentos do eixo sem dificuldade.
Com marreta e um parafuso francês de 1/2.
A cabeça do parafuso é da medida certinha.
Sem pancadas fortes e com óleo previamente aplicado.

Pela forma que os rolamentos saíram imagino que não haverá dificuldade na montagem.
Um dispositivo simples com barra rosqueada resolverá o caso sem uma única pancada.
Guarde os anéis externos dos rolamentos velhos!
Eles terão serventia durante a inserção dos novos rolamentos.

-depois de desmontar os componentes e ver os anéis de vedação credito os problemas de quebra de rolamentos e oxidação de pinos à baixa qualidade dos anéis.
Comprei retentores "de verdade" para comprovar a melhoria desta escolha na próxima manutenção.

-já comentei anteriormente a recuperação dos pinos da balança.
As marcas de oxidação e desgaste da pista saíram com passes de lixas 120, 600, 1200 e 1500.
O resultado foi excelente.

-os rolamentos hk 2216 de boas marcas não são fáceis de serem encontrados nas lojas.
A procura foi por SKF ou INA como primeiras opções.

Rolamentos "xing" custam 9 reais enquanto o INA saiu por 35.

-na hora da desmontagem do eixo da balança eu particularmente não recomendo girar o eixo...

A balança se movimentava suavemente quando retirei a roda e o pino do amortecedor.
Girei o eixo e senti que tudo lá dentro moeu...
Com isso a gaiola se espedaça, os pinos se soltam e os cacos aumentam os defeitos nos pinos.

É isso.
Motoca parada até segunda quando vou buscar os rolamentos.
Ela merece o melhor.
Kkkkk

Uma última observação:
Minha suspensão traseira parecia perfeita.
Macia e sem ruídos.
Demorei 5 mil km para matar a febre de rodar e só então parar e fazer este serviço.
Como me arrependo!
Parece chato e difícil mas não é!
(é sujo....kkkk mão na graxa, querosene etc)

Não adianta se enganar achando que não haverá zica quando abrir.
Limpe tudo....
Retifique os pinos...
Use graxa de qualidade...
Instale RETENTORES...

E rode tranquilo.

Luiz Baum
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Re: Lubrificando o Link e a Balança

Mensagempor luiz baum » 23 Jun 2017, 19:29

Estou fazendo o serviço da suspensão à prestação.
Tempo tenho de sobra!
Kkkkkk

Primeiro dia: serviço sujo...desmontagem

Segundo dia: compra de retentores e rolamentos
Retirada dos pinos e rolamentos do eixo

Terceiro dia: desmontagem de todas as articulações e pinos dos links
Graxa não vi muita mas tudo estava em perfeito estado
Limpeza "cirúrgica" de todos os componentes
Lubrificação farta com graxa e montagem dos roletinhos

Só falta o recebimento e montagem dos HK 2216 e a recolocação da balança na moto.

Tudo está correndo às mil maravilhas.

Luiz Baum
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Re: Lubrificando o Link e a Balança

Mensagempor Mem » 24 Jun 2017, 18:44

Luiz,

Realmente não é um serviço difícil.
Tem que ter paciência e não ter medo de se sujar.

Se tiver fotos, poste para melhorar cada dia mais o tutorial.

Abs,
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Re: Lubrificando o Link e a Balança

Mensagempor luiz baum » 24 Jun 2017, 19:52

Não tirei fotos pois estou fazendo sozinho e rola aquela dificuldade de pegar em celular ou máquina com mãos sujas de graxa.

Um detalhe que fiz diferente em relação ao tutorial e ao vídeo do Tiago na desmontagem e que fez diferença na hora da limpeza e trará benefício na hora da montagem foi que eu retirei a balança da moto com os links fixados nela (na balança).

1) Fiz uma limpeza prévia de tudo antes de retirar os pinos e parafusos dos links.
Quando desmontei para fazer a limpeza interna dos rolamentos toda a parte externa estava limpa sem ter como passar sujeira para os rolamentos por causa dos pinos e seus retentores.

2) Será mais fácil montar a balança com todos os links acoplados nos seus locais e parafusos apertados pois reduz o serviço feito com posição ruim.
Depois de colocar o eixo da balança no lugar só haverá o parafuso de baixo do amortecedor e mais um parafuso cujo suporte está fixo na moto.

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Re: Lubrificando o Link e a Balança

Mensagempor Adauto Lopes » 24 Jun 2017, 23:22

Boa dica esta de retirar a balança com os links pendurados nela. Boa mesmo, pois a limpeza prévia ajuda a diminuir a impregnação dos componentes, como você frisou.
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