DIY - Trocando a relação da G2!

Aprenda como fazer e publique guias de manutenção da moto e outros!

DIY - Trocando a relação da G2!

Mensagempor Crim » 30 Jun 2015, 17:15

Salve!

Resolvi trocar a relação completa da moto...além da coroa já apresentar desgaste, troquei dos originais para os 45x17.

Imagem

Não sei se já tem um tutorial aqui de troca de relação mas vamos lá!!

A primeira coisa que fiz foi retirar a corrente. Acho mais fácil de fazer enquanto ela está esticada.

Antes desmontei a tampa do pinhão:

Imagem

Para abrir o primeiro elo, usei uma mini retifica com um esmeril:

Imagem

Dessa forma eu desgastei somente a cabeça do pino (Faltou foto do pino desgastado! my bad!!! :? ), assim eu conseguiria usar uma ferramenta de montar/desmontar corrente para empurrar o pino:

Imagem

O uso dessa ferramenta é bem simples, com ela podemos desmontar, montar e expandir os pinos de emenda das correntes.

É só ir variando as posições das plaquinhas superior, central e inferior para cada tipo de serviço.

Para desmontar vamos usar a plaquinha central (que tem um sulco mais fundo) com o sulco encostado na parte de trás da corrente e a plaquinha superior com o furo central alinhado ao pino que queremos expulsar. Ai só posicionar a esfera em cima do pino e apertar o parafuso central, coisa simples:

Imagem

Com o pino já deslocado, é só abrir o elo:

Imagem

Com um lado do link aberto, é hora de afrouxar a corrente pra poder abri-la por completo.

Na parte traseira da balança tem o parafuso de regulagem da tensão da correia, com uma chave tork é só afrouxar a corrente para facilitar a desmontagem:

Imagem

Imagem

Com a corrente já aberta é só ir puxando a corrente para trás. Certifique de que a moto esteja desengatada pra facilitar o serviço!

Primeiro optei pela troca da coroa. Para isso precisamos tirar a roda.

Acho que não tem segredo, para tirar a roda só vão precisar de duas chaves para tirar o eixo da roda que se parece com um parafuso que passa pelo centro da roda indo de um lado ao outro da balança, coisa simples:

Imagem

Imagem

Com a roda fora, a coroa fica instalada num suporte que é só encaixada no cubo da roda...para tirar esse encaixe não precisa de nenhuma chave, já para a tirar a coroa é preciso tirar os 6 parafusos que a prendem no suporte.

São parafusos com porcas na parte debaixo, assim vão precisar de duas chaves para retirar:

Imagem

Imagem

Pra quem não tem uma morsa em casa, aconselho deixar o suporte da coroa no cubo da roda pra fazer a desmontagem. Eu mesmo fiz assim, mais rápido e prático.

Aqui o suporte já sem a coroa:

Imagem

Aproveitei que estava desmontado e já dei uma limpada no suporte com WD40:

Imagem

Na hora da desmontagem, percebi que ocorre um acumulo de água entre a coroa e as porcas dos parafusos de fixação. Alguns parafusos apresentavam oxidação. Como solução optei por encher esses lugares com graxa. No caso usei a MARFAK:

Imagem

Imagem

Feito isso é só colocar a nova coroa no suporte, montar os parafusos novamente, encaixar o suporte no cubo da roda e colocar a roda no lugar:

Imagem

Imagem

Imagem

Assim concluímos a parte da coroa.

Nota: nessa hora pode deixar a regulagem da corrente bem frouxa pois isso vai facilitar na hora de colocar a corrente!

Detalhe da comparação de desgaste entre as peças:

Imagem

Partimos para o pinhão, que já está sem a capa:

Imagem

Para retirar o pinhão é bem fácil, só existe um parafuso preso ao centro do eixo do diferencial. Para retirar vai precisar engatar a moto:

Imagem

para sacar o pinhão não é preciso usar saca polia nem nada do tipo, as fresas não são de pressão:

Imagem

Na hora de montar, ficar atento que o ressalto que tem em um dos lados do pinhão deve ficar entre a peça e a moto. Detalhe para a comparação dos tamanhos:

Imagem

Aproveitei para limpar bem a área com WD40 e aplicar graxa nova na fresa. Mais uma vez usei a MARFAK:

Imagem

Agora é só colocar o pinhão. Não tem posição especifica das fresas, o encaixe é preciso e suave:

Imagem

Nota: a parte toda lisa do pinhão vai ficar para fora e o ressalto da peça entre ela e a moto.

Agora só colocar o parafuso de volta e pronto.

Com o pinhão e coroa no lugar, é hora da corrente.

Mais uma vez, para facilitar, volte a desengatar a moto.

abrir a embalagem da corrente e evitar de colocar a mesma na sujeira, como ela vem bem engraxada vai grudar tudo se encostar na terra...etc...

Eu acredito ser mais fácil começar a lançar a corrente pela coroa e ir girando a roda:

Imagem

Imagem

Chegando no pinhão, é só começar a puxar pela ponta até retornar até o centro da balança para fazer a emenda:

Imagem

De acordo com o modelo de corrente, o tipo da emenda vai mudar. No caso dessa DID recebi a emenda que precisa da ferramenta para expandir a cabeça dos pinos:

Imagem

Imagem

Detalhe da ponta dos pinos: são ocas! justamente para serem expandidas:

Imagem

Agora é só partir para a emenda!

Na hora da montagem da roda, alertei para deixar a regulagem da tensão bem frouxa, isso vai ajudar agora! É só empurrar a roda bem pra frente que a corrente deve ficar bem fácil de ser emendada:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Instale os o´rings:

Imagem

E por ultimo a tala de emenda:

Imagem

Agora é a hora de usarmos a ferramenta de montar corrente. Ela é bem simples, mas tem que se ficar atento as 3 possíveis posições das barrinhas que ela tem.

Dependendo das posição podemos desmontar a corrente, montar e expandir.

Como vamos montar, temos que usar a peça traseira com a parte cega na parte de dentro da corrente, e na parte de fora da corrente a parte com o sulco. Assim quando fizermos pressão com os dois parafusos laterais vamos fazer a tala de emenda travar na cabeça dos pinos:

Imagem

após pressionado, deve ser isso que veremos:

Imagem

Agora é hora de expandir os pinos. Usaremos a ferramenta com a parte cega por dentro da corrente e peça com o furo no centro pelo lado de fora. No central é onde passa o parafuso que vai expandir os pinos. Para isso eu uso uma esfera.

Para facilitar, apliquei um pouco de graxa na esfera pra ela "colar" na cabeça do pino:

Imagem

Repetido o processo é esse o resultado que temos:

Imagem

Finalizada a expansão é só ir nos parafusos na ponta da balança e esticar a corrente conforme as especificações do fabricante:

Imagem

Ficar bem atento as marcações para garantir um alinhamento correto da roca traseira.

Agora é só montar a capa do pinhão, engraxar a corrente e mandar brasa!!!

Imagem

Imagem

Como fiz esse serviço sozinho, percebi que alguns pontos ficaram faltando fotos mais detalhadas do processo.

De qualquer forma, caso alguém tenha alguma duvida é só perguntar que eu tento esclarece, inclusive providenciando algumas fotos mais detalhadas!

Abraços.
LiDiPiNGA Moto Clube
Na dúvida, Acelera!!
Goiânia-GO
Crim
Forista Pleno
Progresso para o próximo rank:
10.3%

Enviou: 37 vez(es)
Recebeu: 58 vez(es)
Moto: G650GS
Estado: GO

Re: DIY - Trocando a relação da G2!

Mensagempor Crim » 30 Jun 2015, 17:18

Pessoal...peço desculpas pelo exagero, mas acabei de perceber q as fotos ficaram bem grandes....

Vou providenciar fotos menores!

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk
LiDiPiNGA Moto Clube
Na dúvida, Acelera!!
Goiânia-GO
Crim
Forista Pleno
10.3%

Mensagempor feliperabello » 30 Jun 2015, 18:00

Show...q aula parabéns
Mas q eu fiquei com a impressão do pinhão estar invertido eu fiquei :)

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
feliperabello
Forista Jr.
33.3%

Enviou: 0 vez
Recebeu: 5 vez(es)
Moto: G 650GS
Estado: SP

Mensagempor AlbertoLeopoldo » 30 Jun 2015, 19:13

Belíssimo Tutorial. Agradeço ao colega Crim por compartilhar.
"A liberdade existe: fica entre a roda dianteira e a roda traseira" - autor desconhecido
AlbertoLeopoldo
Moderador

Enviou: 4396 vez(es)
Recebeu: 3921 vez(es)
Moto: G1 PRATA - VSTROM - TIGER 800 - S TÉNÉRÉ

Mensagempor Thinoronha » 30 Jun 2015, 22:28

Parabéns pelo tutorial!

Eu tenho uma baita dúvida na troca da relação. Por exemplo, a última que troquei rodei 25k e aparentemente não vi um desgaste que achava que teria que trocar e ainda tinha sobra para esticar a corrente. Troque por precaução mas achando que rodaria mais.
Essa sua, pela foto parece estar boa ainda, quantos km rodou com ela?

Sent from my iPhone using Tapatalk
Thinoronha
Forista Sênior
35.1%

Enviou: 1328 vez(es)
Recebeu: 1244 vez(es)
Moto: BMW F800GS Adventure

Mensagempor Adauto Lopes » 30 Jun 2015, 23:29

Obrigado pelo tutorial Crim. As fotos estão ótimas, pode deixar as mesmas, sem substituir. Fale mais cobre a ferramenta de abrir e fechar a corrente.
Adauto Lopes

CG125 1982, CG125 1984, CG125 1985, XL250 1983 (1 branca, 1 vermelha, 1 azul), XLX350 1987, XLX 350 1989, XLX350 1990, NX350 SAHARA 1991, LANDER 2007, G650GS 2011, R1200GS 2007, TENERÉ 250 2011.
Adauto Lopes
Moderador

Enviou: 6918 vez(es)
Recebeu: 5019 vez(es)
Moto: Teneré 250

Mensagempor Crim » 30 Jun 2015, 23:40

feliperabello escreveu:Show...q aula parabéns
Mas q eu fiquei com a impressão do pinhão estar invertido eu fiquei :)

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Valeu felipe!

Mas por incrível q pareça o pinhão está certo!!!

Abraços.

LiDiPiNGA Moto Clube
Na dúvida, Acelera!!
Goiânia-GO
Crim
Forista Pleno
10.3%

Mensagempor Crim » 30 Jun 2015, 23:44

Thinoronha escreveu:Parabéns pelo tutorial!

Eu tenho uma baita dúvida na troca da relação. Por exemplo, a última que troquei rodei 25k e aparentemente não vi um desgaste que achava que teria que trocar e ainda tinha sobra para esticar a corrente. Troque por precaução mas achando que rodaria mais.
Essa sua, pela foto parece estar boa ainda, quantos km rodou com ela?

Sent from my iPhone using Tapatalk

Thinoronha, valeu!

Olha só, tudo na minha moto é um mistério! Por isso cheguei a cogitar q o odometro tenha sido alterado!

Essa relação está com 15k...o pinhão estava bom, a corrente não parece ter pontos de dilatação, ja a coroa estava ruim!!! Pela foto da pra ver!

Quanto ao ficar esticando a corrente, fique atento se não tem pontos de dilatação...verifiquei os dentes da coroa e pinhão...eles tendem a ir afinando.

No pinhão um sinal de desgaste é a corrente começar a marcar a abaixo dos dentes do pinhão.

Em resumo, manter a corrente sempre limpa e lubrificada que dura muito.

A da minha kawasaki eu troquei com 30k e so a corrente tava dilatada!

LiDiPiNGA Moto Clube
Na dúvida, Acelera!!
Goiânia-GO
Crim
Forista Pleno
10.3%

Mensagempor Drbaio » 01 Jul 2015, 21:58

Parabens!!! uma aula sem duvidas!!!
Imagem Ride It!
Drbaio
Forista Pleno
3.3%

Enviou: 64 vez(es)
Recebeu: 29 vez(es)
Moto: G650 gs 2013

Mensagempor tomazini » 02 Jul 2015, 09:53

Excelente tutorial Crim!

Pra gente que adora mexer nas próprias motos isto é um prato cheio!

Obrigado por compartilhar!
tomazini
Forista Pleno
24%

Enviou: 197 vez(es)
Recebeu: 123 vez(es)
Moto: R1200GS
Estado: RS

Próximo

Voltar para Tutoriais