DIY - Trocando a relação da G2!

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DIY - Trocando a relação da G2!

Mensagempor Crim » 30 Jun 2015, 17:15

Salve!

Resolvi trocar a relação completa da moto...além da coroa já apresentar desgaste, troquei dos originais para os 45x17.

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Não sei se já tem um tutorial aqui de troca de relação mas vamos lá!!

A primeira coisa que fiz foi retirar a corrente. Acho mais fácil de fazer enquanto ela está esticada.

Antes desmontei a tampa do pinhão:

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Para abrir o primeiro elo, usei uma mini retifica com um esmeril:

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Dessa forma eu desgastei somente a cabeça do pino (Faltou foto do pino desgastado! my bad!!! :? ), assim eu conseguiria usar uma ferramenta de montar/desmontar corrente para empurrar o pino:

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O uso dessa ferramenta é bem simples, com ela podemos desmontar, montar e expandir os pinos de emenda das correntes.

É só ir variando as posições das plaquinhas superior, central e inferior para cada tipo de serviço.

Para desmontar vamos usar a plaquinha central (que tem um sulco mais fundo) com o sulco encostado na parte de trás da corrente e a plaquinha superior com o furo central alinhado ao pino que queremos expulsar. Ai só posicionar a esfera em cima do pino e apertar o parafuso central, coisa simples:

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Com o pino já deslocado, é só abrir o elo:

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Com um lado do link aberto, é hora de afrouxar a corrente pra poder abri-la por completo.

Na parte traseira da balança tem o parafuso de regulagem da tensão da correia, com uma chave tork é só afrouxar a corrente para facilitar a desmontagem:

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Com a corrente já aberta é só ir puxando a corrente para trás. Certifique de que a moto esteja desengatada pra facilitar o serviço!

Primeiro optei pela troca da coroa. Para isso precisamos tirar a roda.

Acho que não tem segredo, para tirar a roda só vão precisar de duas chaves para tirar o eixo da roda que se parece com um parafuso que passa pelo centro da roda indo de um lado ao outro da balança, coisa simples:

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Com a roda fora, a coroa fica instalada num suporte que é só encaixada no cubo da roda...para tirar esse encaixe não precisa de nenhuma chave, já para a tirar a coroa é preciso tirar os 6 parafusos que a prendem no suporte.

São parafusos com porcas na parte debaixo, assim vão precisar de duas chaves para retirar:

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Pra quem não tem uma morsa em casa, aconselho deixar o suporte da coroa no cubo da roda pra fazer a desmontagem. Eu mesmo fiz assim, mais rápido e prático.

Aqui o suporte já sem a coroa:

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Aproveitei que estava desmontado e já dei uma limpada no suporte com WD40:

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Na hora da desmontagem, percebi que ocorre um acumulo de água entre a coroa e as porcas dos parafusos de fixação. Alguns parafusos apresentavam oxidação. Como solução optei por encher esses lugares com graxa. No caso usei a MARFAK:

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Feito isso é só colocar a nova coroa no suporte, montar os parafusos novamente, encaixar o suporte no cubo da roda e colocar a roda no lugar:

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Assim concluímos a parte da coroa.

Nota: nessa hora pode deixar a regulagem da corrente bem frouxa pois isso vai facilitar na hora de colocar a corrente!

Detalhe da comparação de desgaste entre as peças:

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Partimos para o pinhão, que já está sem a capa:

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Para retirar o pinhão é bem fácil, só existe um parafuso preso ao centro do eixo do diferencial. Para retirar vai precisar engatar a moto:

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para sacar o pinhão não é preciso usar saca polia nem nada do tipo, as fresas não são de pressão:

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Na hora de montar, ficar atento que o ressalto que tem em um dos lados do pinhão deve ficar entre a peça e a moto. Detalhe para a comparação dos tamanhos:

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Aproveitei para limpar bem a área com WD40 e aplicar graxa nova na fresa. Mais uma vez usei a MARFAK:

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Agora é só colocar o pinhão. Não tem posição especifica das fresas, o encaixe é preciso e suave:

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Nota: a parte toda lisa do pinhão vai ficar para fora e o ressalto da peça entre ela e a moto.

Agora só colocar o parafuso de volta e pronto.

Com o pinhão e coroa no lugar, é hora da corrente.

Mais uma vez, para facilitar, volte a desengatar a moto.

abrir a embalagem da corrente e evitar de colocar a mesma na sujeira, como ela vem bem engraxada vai grudar tudo se encostar na terra...etc...

Eu acredito ser mais fácil começar a lançar a corrente pela coroa e ir girando a roda:

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Chegando no pinhão, é só começar a puxar pela ponta até retornar até o centro da balança para fazer a emenda:

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De acordo com o modelo de corrente, o tipo da emenda vai mudar. No caso dessa DID recebi a emenda que precisa da ferramenta para expandir a cabeça dos pinos:

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Detalhe da ponta dos pinos: são ocas! justamente para serem expandidas:

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Agora é só partir para a emenda!

Na hora da montagem da roda, alertei para deixar a regulagem da tensão bem frouxa, isso vai ajudar agora! É só empurrar a roda bem pra frente que a corrente deve ficar bem fácil de ser emendada:

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Instale os o´rings:

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E por ultimo a tala de emenda:

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Agora é a hora de usarmos a ferramenta de montar corrente. Ela é bem simples, mas tem que se ficar atento as 3 possíveis posições das barrinhas que ela tem.

Dependendo das posição podemos desmontar a corrente, montar e expandir.

Como vamos montar, temos que usar a peça traseira com a parte cega na parte de dentro da corrente, e na parte de fora da corrente a parte com o sulco. Assim quando fizermos pressão com os dois parafusos laterais vamos fazer a tala de emenda travar na cabeça dos pinos:

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após pressionado, deve ser isso que veremos:

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Agora é hora de expandir os pinos. Usaremos a ferramenta com a parte cega por dentro da corrente e peça com o furo no centro pelo lado de fora. No central é onde passa o parafuso que vai expandir os pinos. Para isso eu uso uma esfera.

Para facilitar, apliquei um pouco de graxa na esfera pra ela "colar" na cabeça do pino:

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Repetido o processo é esse o resultado que temos:

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Finalizada a expansão é só ir nos parafusos na ponta da balança e esticar a corrente conforme as especificações do fabricante:

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Ficar bem atento as marcações para garantir um alinhamento correto da roca traseira.

Agora é só montar a capa do pinhão, engraxar a corrente e mandar brasa!!!

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Como fiz esse serviço sozinho, percebi que alguns pontos ficaram faltando fotos mais detalhadas do processo.

De qualquer forma, caso alguém tenha alguma duvida é só perguntar que eu tento esclarece, inclusive providenciando algumas fotos mais detalhadas!

Abraços.
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Re: DIY - Trocando a relação da G2!

Mensagempor Crim » 30 Jun 2015, 17:18

Pessoal...peço desculpas pelo exagero, mas acabei de perceber q as fotos ficaram bem grandes....

Vou providenciar fotos menores!

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Re: DIY - Trocando a relação da G2!

Mensagempor feliperabello » 30 Jun 2015, 18:00

Show...q aula parabéns
Mas q eu fiquei com a impressão do pinhão estar invertido eu fiquei :)


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Re: DIY - Trocando a relação da G2!

Mensagempor AlbertoLeopoldo » 30 Jun 2015, 19:13

Belíssimo Tutorial. Agradeço ao colega Crim por compartilhar.
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Re: DIY - Trocando a relação da G2!

Mensagempor Thinoronha » 30 Jun 2015, 22:28

Parabéns pelo tutorial!

Eu tenho uma baita dúvida na troca da relação. Por exemplo, a última que troquei rodei 25k e aparentemente não vi um desgaste que achava que teria que trocar e ainda tinha sobra para esticar a corrente. Troque por precaução mas achando que rodaria mais.
Essa sua, pela foto parece estar boa ainda, quantos km rodou com ela?


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Re: DIY - Trocando a relação da G2!

Mensagempor Adauto Lopes » 30 Jun 2015, 23:29

Obrigado pelo tutorial Crim. As fotos estão ótimas, pode deixar as mesmas, sem substituir. Fale mais cobre a ferramenta de abrir e fechar a corrente.
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Re: DIY - Trocando a relação da G2!

Mensagempor Crim » 30 Jun 2015, 23:40

feliperabello escreveu:Show...q aula parabéns
Mas q eu fiquei com a impressão do pinhão estar invertido eu fiquei :)


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Valeu felipe!

Mas por incrível q pareça o pinhão está certo!!!

Abraços.

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Re: DIY - Trocando a relação da G2!

Mensagempor Crim » 30 Jun 2015, 23:44

Thinoronha escreveu:Parabéns pelo tutorial!

Eu tenho uma baita dúvida na troca da relação. Por exemplo, a última que troquei rodei 25k e aparentemente não vi um desgaste que achava que teria que trocar e ainda tinha sobra para esticar a corrente. Troque por precaução mas achando que rodaria mais.
Essa sua, pela foto parece estar boa ainda, quantos km rodou com ela?


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Thinoronha, valeu!

Olha só, tudo na minha moto é um mistério! Por isso cheguei a cogitar q o odometro tenha sido alterado!

Essa relação está com 15k...o pinhão estava bom, a corrente não parece ter pontos de dilatação, ja a coroa estava ruim!!! Pela foto da pra ver!

Quanto ao ficar esticando a corrente, fique atento se não tem pontos de dilatação...verifiquei os dentes da coroa e pinhão...eles tendem a ir afinando.

No pinhão um sinal de desgaste é a corrente começar a marcar a abaixo dos dentes do pinhão.

Em resumo, manter a corrente sempre limpa e lubrificada que dura muito.

A da minha kawasaki eu troquei com 30k e so a corrente tava dilatada!



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Re: DIY - Trocando a relação da G2!

Mensagempor Drbaio » 01 Jul 2015, 21:58

Parabens!!! uma aula sem duvidas!!!
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Re: DIY - Trocando a relação da G2!

Mensagempor tomazini » 02 Jul 2015, 09:53

Excelente tutorial Crim!

Pra gente que adora mexer nas próprias motos isto é um prato cheio!

Obrigado por compartilhar!
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