Instalando Protetor de Motor da Chapam

Aprenda como fazer e publique guias de manutenção da moto e outros!

Mensagempor Zezaia » 12 Dez 2015, 21:56

Após ver quase as 114 páginas do tópico “Protetor Motor” vi que vários colegas tiveram dificuldades em instalar o protetor de motor da Chapam e não vi nenhum Tutorial sobre o assunto, mas caso tenha me equivocado, podem retirar este tópico.

Acabei de adquirir minha G2 e instalei o protetor de motor neste final de semana. Acho que a moto fica mais “imponente” e preserva as carenagens laterais e motor, conforme algumas informações obtidas no próprio fórun.

Apesar de achar muito bem acabado e o melhor custo-benefício em termos de protetor de motor, acho que a Chapam falha ao não disponibilizar um manual de instalação, apenas uma lista dos componentes que, ainda por cima, apresenta os números invertidos para os parafusos que vão na parte superior da Moto, como comentado na parte 5 mais abaixo.

Vamos lá:
1- Primeiro observe que as laterais são diferentes, a que vai do lado Esquerdo (olhando a Moto de frente), possui a barra mais próxima ao ponto de fixação. (na foto está indicado pela chave de fenda)

Imagem

2 – Começando pelo lado Esquerdo, retirar os parafusos da moto que darão lugar aos parafusos do kit da Chapam. Enumerei os parafusos para facilitar o passo a passo, e também porque foi nessa ordem que retirei os parafusos. O num 1 foi o mais difícil e usei antigripante para facilitar sua retirada. Guardei os parafusos originais da moto, mas utilizei 2 arruelas para a fixação do protetor.
Obs: na minha moto, as cabeças dos parafusos estavam do lado Esquerdo e as porcas do lado Direito.

Imagem

3 – Os parafusos 1 e 2 atravessam o chassi e são presos com porca do outro lado (Direito), portanto, do lado Direito será retirado apenas o parafuso 3.

Imagem

4 – As fotos seguintes mostram as ferramentas utilizadas para retirar os parafusos originais que foram guardados.
Chave Allen/Hexagonal 8mm (precisei de uma com cabo longo, se tiver com cabo curto será necessário um cano para funcionar como alavanca), catraca com soquete 14mm alicate e martelo (MARTELO???) sim, necessário para empurrar os parafusos 1 e 2 pelo lado Direito, depois puxar pela cabeça com alicate (lado Esquerdo).

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

5 – Colocação do protetor – lado Esquerdo: comecei a montagem pelo lado Esquerdo. Como sou muito chato com detalhes, coloquei fita isolante nos pontos de contato do Protetor com o Chassi da Moto, para não arranhar a pintura, caso seja necessário retirar o Protetor.
Separei os parafusos que vem com o kit da Chapam e dai vi que o Manual enviado junto com o Protetor apresenta um erro quanto as referencias dos parafusos.
Do lado Esquerdo, na parte superior (3) deve ser usado o parafuso 4 (10x100) junto com a bucha 5 (35x18) e não o 3 com bucha 5. Do lado Direito, usar parafuso 3 (10x80) com a bucha 6 (16x18) e não o parafuso 4, como indicado na figura.

Imagem

Imagem

Imagem

6 - Coloquei o Protetor do Lado Esquerdo fixando primeiro com o Parafuso 1 (maior de todos) seguido do 3 (com a bucha maior) e depois o 2 (esta numeração é correspondente às minhas fotos e não ao Manual da Chapam). Não apertar até o final, apenas o suficiente para que o Protetor não caia. Neste momento é importante ver se os pontos de fixação estão corretos e o encaixe perfeito, uma vez que foi relatado aqui no Forun, problemas de ajuste dos furos do Protetor com os furos da Moto. No meu caso foi perfeito.
Atravessar os parafusos 1 e 2 até que saiam por completo do outro lado (Direito) e os pontos de fixação fiquem totalmente encostados no chassi. Não forcei nada, foi perfeito.

Imagem

Imagem

Imagem

7 – Com os parafusos do lado Direito aparentes, fixar o Protetor do lado Direito, utilizando como guia os parafusos 1 e 2. Colocar o parafuso 3 com bucha (Superior Direito) e aparafusar o suficiente para que o Protetor não caia, conforme foi feito do lado Esquerdo.

Imagem

Imagem

8 – Agora é colocar as porcas correspondentes em cada parafuso (1 e 2), impossível errar pois são de tamanhos diferentes. Fui fazendo o aperto dos parafusos de forma intercalada para que o Protetor não ficasse torto. Se tiver outra pessoa para ajudar é mais fácil. Mas não é impossível montar sozinho, graças ao cavalete central de série de nossas queridas Gzinhas...
Parafusos 1 e 3 - usar soquete = 17mm, parafuso 2= soquete = 13mm. Segurando a porca com alicate de pressão, preferencialmente, ou outra chave.

Imagem

No caso do meu Protetor, os dois lados ficaram perfeitamente simétricos, não havendo diferença entre a distância do Protetor e as carenagens laterais, como também relatado aqui no forum.

Imagem

Se houver alguma coisa que deixei de comentar, ou alguma dúvida quanto a instalação, estou à disposição.
Com um pouco de paciência, duas horas acompanhadas de 3 “Romarinhos” são suficientes para instalar o Protetor, desde que se tenha as ferramentas adequadas.
Zezaia
Forista Jr.
Progresso para o próximo rank:
58.6%

Enviou: 12 vez(es)
Recebeu: 26 vez(es)
Moto: G 650GS 2014
Estado: SP

Re: Instalando Protetor de Motor da Chapam

Mensagempor Renan Demétrio » 12 Dez 2015, 22:34

Zezaia, show de bola!

Eu apanhei um pouco quando instalei o meu por causa dos parafusos com o "calço". Não sabia qual lado ia o maior e o menor.

Muito legal seu tutorial.

Parabéns e obrigado pela contribuição!

Enviado de meu Samsung Galaxy S5 usando Tapatalk
Renan Demétrio
Renan Demétrio
Forista Sênior
81.1%

Enviou: 396 vez(es)
Recebeu: 479 vez(es)
Moto: Kawasaki ER6-N Laranja

Mensagempor Luiz H P Antunes » 13 Dez 2015, 04:27

Muito boa sua iniciativa. Eu montei de boa mas quando olhei o manual que vinha com ele fiquei mega confuso. Abraço.
Luiz H P Antunes
Novato

Enviou: 2 vez(es)
Recebeu: 0 vez
Moto: GS650 vermelha 2012
Estado: RS

Mensagempor Adauto Lopes » 13 Dez 2015, 16:59

Obrigado Zezaia pela contribuição aos amigos do fórum. Muito bom.
Adauto Lopes

CG125 1982, CG125 1984, CG125 1985, XL250 1983 (1 branca, 1 vermelha, 1 azul), XLX350 1987, XLX 350 1989, XLX350 1990, NX350 SAHARA 1991, LANDER 2007, G650GS 2011, R1200GS 2007, TENERÉ 250 2011.
Adauto Lopes
Moderador

Enviou: 6916 vez(es)
Recebeu: 5019 vez(es)
Moto: Teneré 250

Mensagempor Zezaia » 17 Dez 2015, 05:28

Renan voce tinha raxao qto as pedaleiras. Nao da pra estcar as pernas mas pelo menos ajuda refrescar a parte interna cocha. Kkk

Luiz e Adauto. Obrigado pelo elogios. Espero que seja util

Enviado de meu GT-I9300I usando Tapatalk
Zezaia
Forista Jr.
58.6%

Enviou: 12 vez(es)
Recebeu: 26 vez(es)
Moto: G 650GS 2014

Mensagempor Kinder » 17 Dez 2015, 10:36

Que belo tutorial.. exemplo de organização e detalhamento.
Parabéns...
Abraços,

Kinder - Curitiba/PR
Triumph Tiger Explorer 1.200

Algo em pilotar, que é difícil de descrever, nos faz bem à mente. Talvez o que algumas pessoas acham nas academias, nós encontramos sobre duas rodas, na estrada. - Chris Force
Kinder
Moderador

Enviou: 4507 vez(es)
Recebeu: 4405 vez(es)
Moto: Triumph Explorer 2014 Graphite
Estado: PR

Mensagempor E_Anjos » 15 Abr 2016, 18:31

Belo tutorial. Me ajudou muito para eu instalar o meu sozinho!!! :)
E_Anjos
Forista Jr.
72.7%

Enviou: 18 vez(es)
Recebeu: 18 vez(es)
Moto: G 650 GS

Mensagempor Matsuo » 15 Abr 2016, 21:50

Também quero deixar o meu parabéns ao amigo Zezaia, excelente tutorial e rico em detalhes !!! ;)

Parabéns e obrigado por compartilhar com a gente, com certeza será de muita valia para muitos !!! ;)

Grande abraço,

Matsuo

VIAGEM DE MOTO CURA !!!

MATSUO

Imagem

WILD BIKER
Matsuo
Site Admin

Enviou: 12397 vez(es)
Recebeu: 8259 vez(es)
Moto: LAILA e TINA !!!

Mensagempor Resmungão » 15 Abr 2016, 22:02

Parabéns Zezaia :D Primeiramente pelo tutorial que certamente var ser muito útil e "segundamente" por ter lido as 114 páginas do tópico kkkk
Abs.
Resmungão
Forista Master
57.9%

Enviou: 1884 vez(es)
Recebeu: 2374 vez(es)
Moto: FALCON 08 e TIGER 800XC 13/14
Estado: PR

Mensagempor Marcus Pereira » 01 Jul 2016, 13:37

Passando só pra cumprimentar e agradecer ao Zezaia pelo excelente tutorial. Fiz hoje a instalação, ajudou demais, economizei alguns Temers.

Abraços.
Marcus Pereira.
CG125, XL250, CB450, Tornado, Falcon, G650
Marcus Pereira
Forista Pleno
5.5%

Enviou: 55 vez(es)
Recebeu: 74 vez(es)
Moto: G650GS/2015/Preta
Estado: SC

Próximo