Troca dos rolamentos da roda - manutenção preventiva

Dúvidas acerca de rodas e opção de rodas e peneus para nossas motos

Re: Troca dos rolamentos da roda - manutenção preventiva

Mensagempor tucho » 26 Ago 2015, 17:31

Fizemos o trampo aqui em casa.

Já que estava ruim mesmo, tiramos a capa para ver o estado das esferas. Aparentemente estavam normais. Lubrificamos para ver se amenizava o 'problema' e dar uma sobre vida já que era final de semana e não tinha loja aberta.

Nos dois rolamentos do cubo, o anel interno do rolamento está preso demais. Tem que se fazer bastante força com o dedo para que ele gire. É força mesmo. Não é normal.

Apesar deste detalhe eles estão novos, poucos km, e assim não apresentam folga.

O risco é o rolamento esquentar ao ponto de explodir.
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Re: Troca dos rolamentos da roda - manutenção preventiva

Mensagempor Maxbmw » 14 Dez 2015, 22:13

Hoje levei minha moto na LM para lavar, trocar o pneu e substituir o filtro de ar K & N que comprei na All Motos.
Agora vendo alguns vídeos, achei interessante posta o Vídeo do Luciano Medeiros.

Forte Abraço

Max



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Re: Troca dos rolamentos da roda - manutenção preventiva

Mensagempor tomazini » 16 Dez 2015, 11:29

Uma dúvida, pra tira-los da roda esse rolamento sai fácil ou precisa do extrator?!

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Re: Troca dos rolamentos da roda - manutenção preventiva

Mensagempor Rafael Stroppa » 16 Dez 2015, 13:15

Tá aí um item que nunca dei muita atenção: rolamentos.
Vou incluir no check-list da próxima revisão ;)
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Re: Troca dos rolamentos da roda - manutenção preventiva

Mensagempor Adauto Lopes » 17 Dez 2015, 23:08

Sim Tomazimi, necessita de um extrator. Quando eu troquei os meus não tinha extrator e o Zarud me ajudou, improvisando um com buchas de aço. Não é o ideal, mas conseguimos extrair os danados, mas não foi exatamente fácil não.
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Re: Troca dos rolamentos da roda - manutenção preventiva

Mensagempor tomazini » 20 Dez 2015, 21:21

Pois é, eu andei olhando uns extratores e custam uns 300 reais... Muita grana pra usar uma vez na vida

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Re: Troca dos rolamentos da roda - manutenção preventiva

Mensagempor luiz baum » 06 Mar 2017, 17:07

Nos 3 últimos dias tive problema com pneu traseiro furado e aproveitei a desmontagem da roda para verificar o estado dos amortecedores da coroa e rolamentos das rodas e da coroa...limpeza, lubrificação, atritos etc.

Tudo ok.

Imaginei como seria se tivesse que trocar todos os rolamentos...
No conjunto da coroa pareceu que o espaçador entre os rolamentos é constituído por 2 tubos um dentro do outro.
Vou olhar no diagrama de peças para sanar a dúvida.

Já troquei rolamentos de roda anteriormente.
E sempre consegui deslocar o espaçador entre os rolamentos para retirar um por vez com um eixo atravessado no cubo e usando marreta.
Na G1 não experimentei se conseguiria mover o espaçador.

Fico no aguardo de algum forista comentar sua experiência nesta tarefa.

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Re: Troca dos rolamentos da roda - manutenção preventiva

Mensagempor luiz baum » 13 Jun 2017, 21:24

Vitor Barreto escreveu:Iae Daniel, blz?!

O que vc considera como dar problema?

Os rolamentos estão notoriamente duros.

Comparando com o da coroa que trabalha no mesmo eixo. Mesmo na mão (colocando o dedo no lugar do eixo) o da coroa gira perfeitamente.

Já os dois do cubo da roda, fazendo o mesmo movimento até giram, mas com muuuito esforço. Isso é normal?

Imagino que com tudo acoplado, mais o peso de esforço do giro em uso, ele funcione. Mas a longo prazo isso não irá desgastá-lo e talvez superaquecer?

O eixo está até marcado (mais escuro) exatamente no lugar onde trabalha esse rolamento.



Esta marca escura no eixo é evidência de aquecimento devido ao mau estado do rolamento.

Já vi casos de falha de lubrificação em rolamentos de motores elétricos onde o anel interno aqueceu tanto que chegou a se fundir ao eixo em algumas partes

Pessoalmente acho que o modo mais garantido para testar rolamento é com a roda fora da moto e acionando o anel interno do rolamento com o dedo.

Num rolamento bom não perceberemos a menor dificuldade para movimentá-lo e nem a presença de "raspados" em algum ponto do giro.

Alguém comentou em algum outro tópico para colocar o rolamento na geladeira para facilitar a montagem.
Certo!!
Mas ainda dentro da embalagem...e pode ser no freezer.
Já vi casos de aplicações de grande porte e alta interferência entre rolamento e eixo onde o eixo foi resfriado com nitrogênio líquido.

Em paralelo, coloque a roda no sol forte.
Eixo frio + cubo morno = facilidade para montagem

Rolamentos com montagem por interferência no anel interno (sobre um eixo) podem ser aquecidos até 110 ou 120 graus Celsius, se não me engano.
"Caseiramente" dá para aquecer no forno a gás.
Kkkk
Parece "páia" mas funciona.

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