[Tutorial]Substituir Filtro Combustível/Regulador de Pressão

Aprenda como fazer e publique guias de manutenção da moto e outros!

Re: [Tutorial]Substituir Filtro Combustível/Regulador de Pre

Mensagempor luiz baum » 17 Abr 2017, 10:44

Boa pergunta!

Vou tentar responder mesmo não conhecendo na prática o sistema de alimentação de combustível da nossa motoca.

Como toda bomba que opera com rotação fixa, a pressão na descarga irá variar conforme maior ou menor for o consumo.

E esse detalhe (operar com pressão fixa na entrada dos bicos injetores) é importante para uma correta e regular queima de combustível.

Quando dizemos que a bomba opera com 4,5 kgf/cm2 de pressão na descarga esta condição só ocorre numa faixa estreita de VAZÃO...

É aí que entra o regulador de pressão para garantir que a pressão recomendada nos bicos seja sempre a mesma para qualquer valor de vazão...ou seja, quando o motor estiver em marcha lenta ou estivermos andando em baixa ou em alta rotação em qualquer uma das marchas.

Luiz Baum
Avatar do usuário
luiz baum
Forista Pleno
Progresso para o próximo rank:
63.8%
 
Mensagens: 355
Registrado em: 20 Jan 2017, 23:54
Localização: Sao Pedro
Enviou: 30 vez(es)
Recebeu: 122 vez(es)
Moto: GS650 2010 Prata
Estado: SP
Cidade: Sao Pedro

Re: [Tutorial]Substituir Filtro Combustível/Regulador de Pre

Mensagempor teteuslutero » 17 Abr 2017, 11:14

luiz baum escreveu:Boa pergunta!

Vou tentar responder mesmo não conhecendo na prática o sistema de alimentação de combustível da nossa motoca.

Como toda bomba que opera com rotação fixa, a pressão na descarga irá variar conforme maior ou menor for o consumo.

E esse detalhe (operar com pressão fixa na entrada dos bicos injetores) é importante para uma correta e regular queima de combustível.

Quando dizemos que a bomba opera com 4,5 kgf/cm2 de pressão na descarga esta condição só ocorre numa faixa estreita de VAZÃO...

É aí que entra o regulador de pressão para garantir que a pressão recomendada nos bicos seja sempre a mesma para qualquer valor de vazão...ou seja, quando o motor estiver em marcha lenta ou estivermos andando em baixa ou em alta rotação em qualquer uma das marchas.

Luiz Baum

É... Faz sentido...

Enviado de meu SM-J320M usando Tapatalk
Avatar do usuário
teteuslutero
Forista Jr.
Progresso para o próximo rank:
86.9%
 
Mensagens: 87
Registrado em: 10 Out 2016, 21:12
Localização: Brasil
Enviou: 8 vez(es)
Recebeu: 12 vez(es)
Moto: BMW G 650 GS 2010/11
Estado: SC
Cidade: Joinville

Re: [Tutorial]Substituir Filtro Combustível/Regulador de Pre

Mensagempor teteuslutero » 17 Abr 2017, 11:15

É que ontem a noite estava andando e a moto cortou a injeção do nada, apagou a moto, porém painel e farol tudo ligado. Tentava dar partida, batia e batia normal mas ela não pegava. Aí notei que quando eu virava a chave ela não estava dando mais aquele "barulho da bomba" quando o sistema elétrico é ligado.

Enviado de meu SM-J320M usando Tapatalk
Avatar do usuário
teteuslutero
Forista Jr.
Progresso para o próximo rank:
86.9%
 
Mensagens: 87
Registrado em: 10 Out 2016, 21:12
Localização: Brasil
Enviou: 8 vez(es)
Recebeu: 12 vez(es)
Moto: BMW G 650 GS 2010/11
Estado: SC
Cidade: Joinville

Re: [Tutorial]Substituir Filtro Combustível/Regulador de Pre

Mensagempor teteuslutero » 17 Abr 2017, 11:17

Se eu for trocar somente a bomba da moto, algum modelo paralelo, entao vou ter que fazer esse esquema todo aí do tutorial?

Enviado de meu SM-J320M usando Tapatalk
Avatar do usuário
teteuslutero
Forista Jr.
Progresso para o próximo rank:
86.9%
 
Mensagens: 87
Registrado em: 10 Out 2016, 21:12
Localização: Brasil
Enviou: 8 vez(es)
Recebeu: 12 vez(es)
Moto: BMW G 650 GS 2010/11
Estado: SC
Cidade: Joinville

Re: [Tutorial]Substituir Filtro Combustível/Regulador de Pre

Mensagempor Bruno Picanço » 17 Abr 2017, 11:23

No seu caso o problema seria troca do refil da bomba (tem tópico falando sobre isso) o filtro regulador é fora disso ou seja, coisas diferentes. Seu problema não tem relação com o filtro .

"Se ficar esperando as condições perfeitas nunca irá fazer nada..."
Avatar do usuário
Bruno Picanço
Site Admin
 
Mensagens: 6896
Registrado em: 27 Abr 2012, 11:41
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Enviou: 4311 vez(es)
Recebeu: 4279 vez(es)
Moto: Yamaha NEO 115 2011
Estado: RJ
Cidade: Macae

Re: [Tutorial]Substituir Filtro Combustível/Regulador de Pre

Mensagempor teteuslutero » 17 Abr 2017, 11:31

Bruno Picanço escreveu:No seu caso o problema seria troca do refil da bomba (tem tópico falando sobre isso) o filtro regulador é fora disso ou seja, coisas diferentes. Seu problema não tem relação com o filtro .

"Se ficar esperando as condições perfeitas nunca irá fazer nada..."

Acho que vou ter que trocar a bomba inteira.. Ou é o refil que faz a bomba da aquele barulhinho quando gira a chave?

Enviado de meu SM-J320M usando Tapatalk
Avatar do usuário
teteuslutero
Forista Jr.
Progresso para o próximo rank:
86.9%
 
Mensagens: 87
Registrado em: 10 Out 2016, 21:12
Localização: Brasil
Enviou: 8 vez(es)
Recebeu: 12 vez(es)
Moto: BMW G 650 GS 2010/11
Estado: SC
Cidade: Joinville

Re: [Tutorial]Substituir Filtro Combustível/Regulador de Pre

Mensagempor teteuslutero » 17 Abr 2017, 13:51

Acho que eu estava entendendo errado o sistema da G650GS. É o filtro de combustível que é junto com o regulador de pressão certo? A bomba de combustível é ela e somente ela sozinha.

Certo?

Enviado de meu SM-J320M usando Tapatalk
Avatar do usuário
teteuslutero
Forista Jr.
Progresso para o próximo rank:
86.9%
 
Mensagens: 87
Registrado em: 10 Out 2016, 21:12
Localização: Brasil
Enviou: 8 vez(es)
Recebeu: 12 vez(es)
Moto: BMW G 650 GS 2010/11
Estado: SC
Cidade: Joinville

Re: [Tutorial]Substituir Filtro Combustível/Regulador de Pre

Mensagempor luiz baum » 17 Abr 2017, 19:04

Exatamente!
Avatar do usuário
luiz baum
Forista Pleno
Progresso para o próximo rank:
63.8%
 
Mensagens: 355
Registrado em: 20 Jan 2017, 23:54
Localização: Sao Pedro
Enviou: 30 vez(es)
Recebeu: 122 vez(es)
Moto: GS650 2010 Prata
Estado: SP
Cidade: Sao Pedro

Re: [Tutorial]Substituir Filtro Combustível/Regulador de Pre

Mensagempor Adauto Lopes » 18 Abr 2017, 00:50

Teteu, sim, a bomba é individual. O filtro e regulador é que são peça única e é aí que o tutorial do amigo Daniel dá uma excelente dica de economia.
No seu caso, pode nem ser problema na bomba, mas apenas mal contato de um dos fios de alimentação da mesma.
Há vários relatos que estes fios se partiram dentro do tanque, assim, antes de comprar a bomba, desmonte para ter certeza de qual realmente é o problema.
Adauto Lopes

CG125 1982, CG125 1984, CG125 1985, XL250 1983 (1 branca, 1 vermelha, 1 azul), XLX350 1987, XLX 350 1989, XLX350 1990, NX350 SAHARA 1991, LANDER 2007, G650GS 2011, R1200GS 2007, TENERÉ 250 2011.
Avatar do usuário
Adauto Lopes
Moderador
 
Mensagens: 7199
Registrado em: 05 Dez 2011, 14:52
Localização: São Caetano do Sul, SP
Enviou: 6968 vez(es)
Recebeu: 5031 vez(es)
Moto: Teneré 250
Estado: SP
Cidade: Sao Caetano do Sul

Re: [Tutorial]Substituir Filtro Combustível/Regulador de Pre

Mensagempor teteuslutero » 19 Abr 2017, 16:17

Verifiquei todos os fios já, hoje a tarde comprei uma bomba nova Bosch da blazer, mecânico falou que a bomba atual está dando pouca pressão... Espero que resolva :cry:

Enviado de meu SM-J320M usando Tapatalk
Avatar do usuário
teteuslutero
Forista Jr.
Progresso para o próximo rank:
86.9%
 
Mensagens: 87
Registrado em: 10 Out 2016, 21:12
Localização: Brasil
Enviou: 8 vez(es)
Recebeu: 12 vez(es)
Moto: BMW G 650 GS 2010/11
Estado: SC
Cidade: Joinville

AnteriorPróximo

Voltar para Tutoriais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes