Ficar sem óleo é uma das coisas mais infelizes que podem acontecer a você, como motorista. Sem óleo, o motor de um carro pode ser seriamente danificado muito rapidamente.
Quer você se encontre nesta situação atualmente ou se simplesmente deseja estar preparado, é importante saber o que exatamente acontece quando um carro fica sem óleo durante a condução.
É altamente improvável que seu carro perca completamente todo o óleo enquanto dirige. Mas se isso acontecer, você deve imediatamente virar para os perigos, mudar para o ponto morto e derrapar para o lado da estrada.
Operar o veículo com falta de óleo aumenta exponencialmente as chances de danos irreparáveis quanto mais tempo o motor funcionar. Assim que estiver seguro ao lado da estrada, desligue imediatamente o carro e chame a assistência na estrada ou os serviços de reboque de emergência.
Agora que você está seguro ao lado da estrada, podemos cobrir os possíveis sintomas, causas e “e se” com mais detalhes para fins de diagnóstico e aconselhamento. Continue lendo para uma visão abrangente desse problema mecânico.
O Que Devo Fazer Se Meu Carro Ficar Sem Óleo Durante A Condução?
Manter a compostura é fundamental. Se entrar em pânico, provavelmente comete erros e se colocará em risco. A primeira coisa que você deve fazer é colocar o carro em ponto morto. Isso evita que o acelerador seja usado, o que poderia causar mais danos ao motor.
Quando estiver em ponto morto, você não conseguirá acelerar, o que significa que você precisa notificar os outros motoristas ao seu redor.
Faça isso ligando as luzes de emergência. Isso informará a todos ao seu redor que seu veículo está passando por problemas mecânicos e que eles devem ter cuidado ao seu redor.
Uma vez que os perigos estiverem ativados, os outros motoristas ao seu redor devem entender que você precisará sair da estrada e sair do seu caminho para poder ir para o acostamento.
Se você não conseguir encostar com segurança, faça o possível para se posicionar de forma a não colocar a si mesmo ou a outros motoristas em risco.
Por quanto tempo um motor pode funcionar sem óleo antes de ser danificado?
A resposta simples, não pode. Se o seu motor estiver com pouco óleo, você deve trocá-lo o mais rápido possível. Se um motor estiver funcionando sem óleo, ele já está sendo danificado.
As partes metálicas do motor, quando não lubrificadas com óleo, estarão raspando umas nas outras e causando danos imediatos que irão piorar rapidamente quanto mais tempo o motor funcionar.
O motor continuará a funcionar por aproximadamente 15 minutos antes de explodir em fumaça, indicando falha completa do motor. Não funcione sem óleo, a menos que não tenha outra escolha.
Se for necessário, seja breve para sua segurança e para a segurança de outros motoristas.
Como Saber Se O Motor Travou?
A maneira mais comum de saber se o motor travou é a “batida mortal”, que é uma série de sons rápidos de batidas, seguidos de ruídos retidos e rangidos, até o silêncio quando o motor paralisa. Esse som é chamado de batida morta porque, se você estiver ouvindo, seu motor já está danificado e não pode ser reparado.
Se o seu motor parou completamente de funcionar enquanto você dirigia, é possível que ele tenha travado. Depois de sair da estrada para um local seguro, se o carro não der partida, o problema pode ser um motor emperrado.
Mulher frustrada olhando para o motor do carro soltando fumaça
Se você perceber que o motor está emitindo sons incomuns ou que a luz de verificação do motor está piscando, isso pode indicar o início de um problema mecânico que pode levar a um motor emperrado. Você deve levá-lo imediatamente ao mecânico mais próximo para verificar se há problemas.
A batida mortal acima mencionada é um som muito distinto que é um excelente indicador de que seu motor emperrou durante o uso, mas e se você tentar dar a partida em um veículo com o motor emperrado?
Se você tentar dar partida no veículo depois de agarrar o motor, poderá ouvir um estalo alto, muito semelhante a um mau arranque, acompanhado por um som de trituração e o que só pode ser descrito como metal rasgando.
Isso acontece se houver um pequeno movimento, mas as partes móveis do motor estiverem bloqueadas por algo.
Também é possível que você não ouça nada além do clique do starter tentando engatar. Isso ocorre porque as peças móveis do motor estão completamente paradas e não podem se mover. Um verdadeiro travamento do motor.
Dito isso, você não deve tentar dar a partida em um carro cujo motor está preso, pois ele queimará rapidamente o seu motor de arranque.
Assim que estiver seguro ao lado da estrada, você pode fazer uma tentativa para ligar o carro novamente. Um motor emperrado nem sempre é a causa do desligamento de um carro durante a condução, mas se você ouvir um barulho alto de barulho e o motor se recusar a virar, não tente ligar o veículo novamente.
Este é um sinal claro de que seu motor emperrou e novas tentativas de dar partida no motor causarão mais danos.
Por que mais um motor de carro travaria?
Muitas coisas podem causar o travamento do motor , não apenas óleo insuficiente. Se o seu motor de alguma forma entrar água, ela pode se misturar com o óleo e fazer com que as válvulas do cilindro dobrem.
Isso ocorre porque a água não pode ser comprimida como o óleo. Mesmo que a água não se misture com o óleo, ainda existem problemas.
A água causa a ferrugem do metal, tornando-o quebradiço. Se as peças dentro do motor enferrujam, elas começarão a se quebrar e esses fragmentos de metal arranharam e rangerão todo o outro metal interno.
Isso modificará as outras peças e fará com que o sistema superaqueça.
As peças podem quebrar em um motor totalmente funcional. Se um pistão ou válvula quebrar durante o uso, ele ficará preso no interior e fará com que o resto do sistema trave. Se essa for a causa, o emperramento do motor é uma preocupação secundária em relação ao que causou a quebra da peça.
Um mecânico experiente pode primeiro sugerir remover as velas de ignição e derramar um pouco de óleo do motor nos cilindros para deixá-los de molho por um dia ou mais. Eles podem então tentar ligar o motor manualmente e, se bem-sucedidos, o motor pode ser recuperado.
Isso deve ser deixado nas mãos de um mecânico profissional, portanto, não recomendamos que você tente fazer isso.
Se eles tentarem fazer isso e for bem-sucedido, você poderá evitar o pagamento de taxas proibitivas para reparar o problema, que pode ser muito mais simples de corrigir.
Agora que você conhece as implicações de um carro ficar sem óleo durante a direção, estará mais bem preparado para lidar com essa situação e evitar danos catastróficos ao motor.