É um grande desafio diagnosticar a falha de seu motor. Se você notar algum sinal de que algo está errado com o motor, será necessário verificá-lo. Alguns problemas não são tão sérios, mas se não forem verificados no momento certo podem causar reparos caros. Aqui, estudaremos alguns dos problemas e falhas mais comuns do motor,.. Onde peças simples podem salvar como arruelas. Veja abaixo alguns problemas de motor:
Um motor é uma parte complexa de um veículo que a maioria das pessoas não entende como funciona. Como proprietário de um veículo, é importante ter uma ideia básica de como ele funciona. Com esse conhecimento, será fácil saber quando há um problema com uma peça do motor e como lidar com ele.
O motor do veículo converte o gás em energia que move o carro. O motor é composto por diferentes componentes que trabalham juntos para garantir que o veículo esteja se movendo sem problemas. Sem o motor, seu carro ficará inútil.
Problemas comuns de mecanismo e como corrigi-los
Sabendo como o motor funciona, é importante saber alguns dos problemas que você pode enfrentar em sua experiência de direção. Aqui estão algumas falhas de motor comuns que a maioria dos proprietários de automóveis enfrenta e como diagnosticar problemas no motor:
O motor não liga
Este é um dos piores problemas do motor de automóveis que os proprietários de veículos enfrentam. Existem vários motivos pelos quais um veículo pode não arrancar.
Outra razão seria o veículo ter um problema com o motor de arranque. O motor de partida faz o motor funcionar e, portanto, se houver um problema, ele não dará partida. Também pode ser devido a um filtro de combustível entupido. O processo de combustão não será iniciado se houver um problema com a bomba de combustível ou se o filtro de combustível estiver obstruído.
Um veículo não dará partida devido a uma chave de ignição quebrada , cabos da bateria ou falha no conversor catalítico. Se o problema for a bateria, pegue um cabo jumper e tente dar a partida no veículo. Se for por outro motivo, você precisa visitar um mecânico.
Velas de ignição gastas
Este problema é mais comum em veículos mais antigos. Embora as velas de ignição sejam pequenas, são muito importantes para o desempenho eficaz do motor. Essas peças do motor são o que fazem o veículo se mover. Seu trabalho é acender o gás comprimido dentro do motor.
Radiador entupido
Refrigerante sujo é uma coisa que pode criar problemas irritantes no motor. A função do refrigerante é manter o motor na temperatura certa para que ele funcione corretamente. Quando o refrigerante está sujo, ele reduz a eficiência do radiador para resfriar o motor.
Isso eventualmente causa superaquecimento do motor, o que danifica outros componentes do motor. Como resultado, o motor ficará muito quente e isso não é um bom sinal. É sempre aconselhável não usar água da torneira como refrigerante, pois pode causar corrosão no radiador.
Superaquecimento do motor
O superaquecimento do motor é um problema que muitos proprietários de automóveis já enfrentaram. Isso resultaria de várias coisas, como nível baixo de refrigerante, mangueiras entupidas, um radiador queimado ou uma perda de junta do cabeçote queimada .
Outras causas de superaquecimento do motor são os plugues ou componentes do motor quebrados. O superaquecimento é um sinal que não deve ser ignorado. O excesso de temperatura no motor danifica as peças do motor, o que mais tarde leva a substituições ou reparos caros.
ruído do motor
O som incomum vindo do compartimento do motor é um sinal de que há algo errado com o motor do seu carro. Se acontecer de você ouvir vibrações ou sons de batidas do motor, o veículo precisa de uma verificação urgente.
O carro não acelera adequadamente
Se o seu carro não está acelerando como antes, talvez algo esteja errado com o motor. Esse problema é mais comum em veículos de alta quilometragem. Algumas causas de baixa aceleração são mínimas e você pode corrigi-las facilmente quando descobri-las cedo.
Fumaça do motor
Fumaça azul ou branca saindo de um cano de escapamento é um mau sinal. Se você vir fumaça saindo de seu carro, vá imediatamente a uma oficina mecânica para consertá-la.
Uma das causas da fumaça azul é o alto consumo de óleo. Outras causas de fumaça azul são vedações de guia de válvula gastas, anéis de pistão danificados ou ventilação deficiente do cárter. A fumaça branca do escapamento é um sinal de que o motor está queimando o líquido refrigerante ou que a junta do cabeçote está quebrada.
Problemas de Lubrificação
Seu veículo precisa de óleo para reduzir o atrito entre as peças móveis. O óleo também remove o calor. Uma troca regular de óleo ajuda seu carro a funcionar corretamente. A falta de lubrificação adequada causa o superaquecimento do motor. Isso é algo que você definitivamente deseja evitar, pois pode danificar os componentes do motor do veículo.