A tecnologia está evoluindo em um ritmo rápido e a Internet mudou a maneira como as pessoas se comunicam ou realizam suas tarefas do dia-a-dia. Em outras palavras, o mundo está ‘conectado’ e você pode encontrar quase tudo na internet.
Quando tudo está conectado via internet, por que os carros não fazem o mesmo? Sim, esta nova tecnologia é chamada de Tecnologia de carros conectados. Os carros conectados se tornaram a nova norma na indústria automobilística e só podemos esperar que isso fique cada vez melhor.
Continue lendo para saber mais sobre veículos conectados, recursos de carros conectados e o futuro da tecnologia de carros conectados.
O que é um carro conectado?
Na linguagem do leigo, qualquer carro que pode se conectar à internet é chamado de carro conectado. Normalmente, esses veículos se conectam à Internet via WLAN (Wireless Local Area Network).
Um veículo conectado também pode compartilhar a Internet com dispositivos dentro e fora do carro e, ao mesmo tempo, também pode compartilhar dados com qualquer dispositivo / serviço externo.
Os veículos conectados sempre podem acessar a internet para realizar funções / baixar dados quando solicitado pelo usuário.
Como funciona a tecnologia de carros conectados?
Qualquer veículo equipado com conexão à Internet pode ser chamado de carro conectado. Atualmente, as empresas automotivas usam dois tipos de sistemas em carros conectados: sistemas embarcados e tethered.
Um veículo Embedded será equipado com um chipset e antena embutida, e um sistema Tethered será equipado com hardware que se conecta ao smartphone do motorista. Um veículo conectado pode acessar / enviar dados, baixar atualizações / patches de software, conectar-se a outros dispositivos (Internet Of Things ou IoT) e também fornecer conexão de Internet WiFi aos passageiros.
A telemática do carro conectado também pode ser acessada por meio da tecnologia conectada e é extremamente útil para veículos elétricos.
Características dos veículos conectados:
Um veículo conectado vem equipado com uma série de recursos inteligentes e convenientes. Os recursos da tecnologia de carro conectado melhoram a experiência geral de direção e propriedade e também adiciona uma rede de segurança com seus recursos de segurança avançados. Abaixo estão os recursos inteligentes de um veículo conectado:
Conectividade com a Internet em carros
Um carro conectado está sempre conectado à Internet por meio de um chipset embutido ou cartão SIM e pode acessar a Internet, desde que haja cobertura de rede sem fio estável. Os veículos conectados também podem fornecer conectividade WiFi a bordo, baixar atualizações over-the-air lançadas pelo fabricante e acessar outros aplicativos e serviços online.
Protegendo jovens motoristas com “toque de recolher”
Os veículos conectados vêm com um importante recurso de segurança conhecido como Geo-Fencing. Em palavras simples, ele cria um limite geográfico no mapa e alerta o proprietário, se o veículo for conduzido além do limite definido.
A geo-esgrima pode ser configurada através do aplicativo do smartphone, e este recurso será extremamente útil se você estiver preocupado com os motoristas jovens / inexperientes tirando o carro.
Comunicação de veículo para veículo
A tecnologia de conectividade de veículo a veículo permite que os veículos conectados se comuniquem entre si. O V-2-V permite o compartilhamento de informações vitais, como movimento do tráfego, condições das estradas, limites de velocidade e muito mais.
A tecnologia V-2-V será uma parte crítica dos veículos autônomos, considerados o futuro da mobilidade.
Entretenimento
Um veículo conectado permitirá que você se conecte a uma série de serviços / aplicativos de entretenimento pré-carregados. Você pode ouvir música, rádio na Internet ou até mesmo assistir a vídeos (com o veículo estacionado). Além disso, você também pode conectar seu smartphone ao sistema de infoentretenimento do carro via apps e controlar remotamente o áudio / vídeo, esse cabo pode facilmente ser encontrado em uma loja de eletrônicos.
Estacionamento Remoto
Como o nome do recurso sugere, alguns carros conectados de última geração permitem até mesmo estacionar o veículo remotamente. Sim, usando o aplicativo do smartphone ou o chaveiro inteligente, você pode sair do veículo e manobrar para estacionar no local desejado.
Esse recurso será útil em espaços de estacionamento apertados e quando você não está confiante em estacionar o carro em uma área muito congestionada.
Segurança
Os veículos conectados vêm equipados com vários recursos de segurança essenciais, como compartilhamento, rastreamento de localização em tempo real, chamadas de emergência SOS em caso de acidente, assistência rodoviária em caso de avaria do veículo e muito mais. Além do equipamento de segurança a bordo, esses recursos de segurança inteligentes são úteis em situações difíceis.
5G e carros conectados:
Carros autônomos ou autônomos podem ser o futuro da mobilidade, mas, por enquanto, são os veículos conectados que estão quebrando a barreira dos sistemas convencionais. Abaixo estão os principais destaques da conectividade 5G:
Embora as redes 5G ainda estejam em fase de desenvolvimento, elas terão um grande impacto na indústria automotiva.
Os carros 5G conectados serão a nova norma nos próximos anos. Com mais e mais veículos conectados pegando a estrada, a quantidade de dados a serem processados também aumentará.
É quando a conectividade 5G brilhará com velocidades de internet ainda mais rápidas e melhor cobertura.
A conectividade 5G vai melhorar a comunicação carro a carro e vai ajudar na melhor transmissão de informações, como condições de estradas, quaisquer acidentes na estrada, limites de velocidade e muito mais.
Os próximos veículos elétricos também utilizarão as vantagens do 5G e, se não forem carros autônomos, você estará dirigindo um veículo conectado 5G no futuro.
Tipos de conectividade:
Um veículo conectado usa diferentes tipos de tecnologias de comunicação, e é aqui que a tecnologia automotiva e da informação trabalham juntas. Abaixo estão os diferentes tipos de tecnologias de conectividade:
Vehicle to Infrastructure (V2I): Este tipo de conectividade é usado principalmente para a segurança do veículo. O veículo se comunica com a infraestrutura rodoviária e compartilha / recebe informações como estrada ou condições meteorológicas, limites de velocidade, acidentes, etc.
Veículo a Veículo (V2V): O sistema de comunicação veículo a veículo permite a troca de informações em tempo real entre os veículos. O V2V também é usado para a segurança de veículos.
Veículo para nuvem (V2C): A conexão V2C é estabelecida por meio da rede LTE sem fio e retransmite dados com a nuvem.
A conectividade do veículo para a nuvem é usada principalmente para baixar atualizações de veículos pelo ar (OTA), diagnósticos remotos de veículos ou para conectar-se a quaisquer dispositivos IoT.
Vehicle to Pedestrian (V2P): Um dos mais novos sistemas usados em veículos conectados é o sistema V2P, e também é para fins de segurança. Os veículos usam sensores para detectar pedestres, o que dá avisos de colisão.
Vehicle to Everything (V2X): A combinação de todos os tipos de conectividade mencionados acima é conhecida como conectividade V2X.
Seguro de automóvel
- Sistema de navegação avançado por meio de aplicativos de terceiros.
- Recursos de segurança avançados para reduzir as chances de um acidente.
- Sem bônus de reclamação
Os recursos de segurança aprimorados o ajudarão a rastrear o veículo, mesmo quando não estiver dirigindo.
- Acesso remoto a várias funções do veículo.
- Diferentes tipos de carros
- Futuro da tecnologia de carros conectados:
A tecnologia de carros conectados não se limita aos carros convencionais. Os veículos autônomos também farão uso dessa tecnologia para se comunicarem com a infraestrutura viária e o sistema de nuvem.
Mas, no momento, os carros conectados estão perturbando a indústria automobilística. Com cada vez mais veículos inteligentes sendo lançados, os compradores estão se inclinando para os carros conectados.
Nos próximos anos, a tecnologia conectada será a nova norma e também aumentará a segurança e reduzirá acidentes. A conectividade 5G de próxima geração melhora a tecnologia e os veículos conectados serão ainda mais inteligentes e fáceis de usar.