O motor do carro funciona melhor em alta temperatura. Quando o motor está frio, os componentes se desgastam facilmente, emite mais poluentes e o motor se torna menos eficiente.
Assim, outra tarefa importante do sistema de arrefecimento é permitir que o motor aqueça o mais rápido possível e, a seguir, manter a temperatura do motor constante. A principal função de um sistema de refrigeração é garantir que o motor funcione em sua temperatura operacional ideal.
Se o sistema de arrefecimento ou qualquer parte dele falhar, o motor sobreaquece, o que pode levar a muitos problemas sérios.
Você já imaginou o que aconteceria se o sistema de refrigeração do motor não funcionasse corretamente? O superaquecimento pode causar a explosão das juntas do cabeçote do cilindro e até mesmo rachar os blocos do motor, se o problema for sério o suficiente.
E todo esse calor deve ser combatido. Se o calor não pode ser removido do motor, os pistões são literalmente soldados no interior dos cilindros. Então você só precisa jogar o motor fora e comprar um novo. Portanto, você deve cuidar do sistema de refrigeração do motor e aprender como ele funciona.
Componentes de um sistema de refrigeração
Radiador
O radiador atua como um trocador de calor para o motor. Geralmente é feito de alumínio e tem muitos tubos de pequeno diâmetro com aletas presas a eles.
Ele troca o calor da água quente que sai do motor com o ar ambiente. Ele também tem um bujão de drenagem, uma porta de entrada, uma tampa vedada e uma porta de saída.
Bomba de água
Quando o motor esfria, a bomba de água envia o fluido de volta para o bloco de cilindros, núcleo do aquecedor e cabeça do cilindro. Eventualmente, o líquido entra no radiador novamente, onde esfria novamente.
Termostato
É um termostato que atua como válvula e só permite que ele passe pelo radiador quando uma determinada temperatura for ultrapassada.
O termostato contém cera de parafina, que se expande em uma determinada temperatura e abre nessa temperatura. O sistema de refrigeração usa um termostato para regular a temperatura normal de operação do motor de combustão interna. Quando o motor atinge a temperatura operacional padrão, o termostato é acionado.
Outros componentes
Plugues de Congelamento: Na verdade, este é um plugue de aço projetado para vedar as aberturas no bloco de cilindros e nas cabeças dos cilindros criados durante o processo de fundição. Em climas gelados, eles podem saltar para fora se não houver proteção contra o congelamento.
Junta da cabeça de sincronização ou tampa: Veda as principais peças do motor. Impede a mistura de óleo, anticongelante e pressão do cilindro.
Tanque de transbordamento do radiador: Este é um tanque de plástico que geralmente é instalado próximo ao radiador e tem uma entrada conectada ao radiador e um orifício de transbordamento. Este é o mesmo tanque em que você despeja água antes de dirigir.
Mangueiras: uma série de mangueiras de borracha conecta o radiador ao motor, através do qual o líquido refrigerante flui. Essas mangueiras também podem começar a vazar após anos de uso.
Como funciona um sistema de refrigeração do motor
Para explicar como funciona um sistema de resfriamento, você deve primeiro explicar o que ele faz. É muito simples, o sistema de refrigeração do carro resfria o motor. Mas resfriar esse motor pode parecer uma tarefa gigantesca, especialmente quando você considera a quantidade de calor que o motor de um carro gera.
Junto com todo o atrito das peças móveis, é muito calor que precisa ser concentrado em um só lugar. Sem um sistema de refrigeração eficiente, o motor aquece e pára de funcionar em minutos. Um sistema de refrigeração moderno deve garantir o frescor do carro a uma temperatura ambiente de 115 graus , bem como o aquecimento no inverno.
O que acontece lá dentro?
O sistema de arrefecimento funciona constantemente passando o líquido de arrefecimento pelos canais no bloco do motor. O refrigerante, acionado por uma bomba d’água, é empurrado através do bloco de cilindros. Conforme a solução passa por esses canais, ela absorve o calor do motor.
Saindo do motor, esse fluido aquecido entra no radiador, onde é resfriado pelo fluxo de ar que entra pela grade do radiador do carro. O fluido esfriará ao passar pelo radiador, retornando ao motor novamente para coletar mais calor do motor e levá-lo embora.
Existe um termostato entre o radiador e o motor. Dependendo da temperatura, o termostato regula o que acontece com o líquido. Se a temperatura do fluido cair abaixo de um certo nível, a solução contorna o radiador e é direcionada de volta para o bloco do motor.
O refrigerante continuará circulando até atingir uma determinada temperatura e abrir a válvula do termostato, permitindo que passe novamente pelo radiador para resfriamento.
Parece que devido à temperatura muito alta do motor, o refrigerante pode facilmente atingir seu ponto de ebulição. No entanto, o sistema está sob pressão para evitar que isso aconteça.
Quando o sistema está sob pressão, é muito mais difícil para o refrigerante atingir seu ponto de ebulição. Ocasionalmente, no entanto, a pressão aumenta e deve ser aliviada antes que possa esvaziar a mangueira ou a gaxeta.
A tampa do radiador alivia o excesso de pressão e fluido acumulando-se no tanque de reserva. Depois que o líquido no tanque de armazenamento for resfriado a uma temperatura aceitável, ele é retornado ao sistema de resfriamento para recirculação.