Para obter uma boa gestão da área comercial da sua concessionária ou empresas de veículos automotivos, de modo a alcançar resultados empresariais, é essencial adotar estratégias em diversos setores – principalmente em vendas e marketing.
Inclusive, contar com uma boa gestão é fundamental em qualquer empresa, independentemente de seu porte ou setor de atuação.
No caso da gestão de uma concessionária ou loja de veículos, é preciso considerar que ela apresenta diversas responsabilidades e deve contar com uma equipe gestora qualificada para o assunto.
Como existem muitas tarefas e responsabilidades que podem ser necessárias e direcionadas para equipes especializadas, apesar da atuação constante do gestor, não somente na área de vendas, mas também da lucratividade da empresa, é importante que seu negócio conheça algumas dicas que separamos!
Neste artigo, falaremos sobre como ter um bom planejamento empresarial para melhorar a gestão do seu negócio, assim como dicas da área do marketing, voltada para redes sociais, como é o caso do Instagram Ads. Não deixe de conferir!
Um bom planejamento importa!
Para ter uma boa gestão da sua concessionária, existem algumas estratégias e ações que podem ser adotadas.
A primeira ação se dá pelo bom planejamento e estruturação da equipe. Para criar um planejamento, é importante estabelecer metas e objetivos para sua empresa e, para isso, é crucial que as metas tenham características, como:
- Clareza e objetividade;
- Mensurabilidade.
- Alcançabilidade, ou seja, ser um desafio possível de ser cumprido/alcançado;
- Relevância para a equipe e empresa;
- Prazo determinado para ocorrer;
- Custos que serão despendidos;
Além disso, é preciso determinar de forma clara quem é o responsável pela tarefa e quais os processos e “mini-metas” que devem ser seguidos/atingidos para que o objetivo maior seja alcançado.
Inclusive, é preciso que os motivos que baseiam a meta estejam claros para todos os envolvidos, garantindo uma maior eficiência e engajamento com o projeto. Neste ponto, é preciso abordar alguns tópicos da lista de forma mais detalhada.
Uma meta clara e objetiva, por exemplo, é fundamental para que haja uma melhor compreensão dos processos e para que se entenda o que se deseja atingir. Esse modelo é ideal para quem trabalha com vendas, levando em conta que os resultados precisam ser mensurados.
Por exemplo, para ampliar os lucros, uma meta relacionada ao aumento das vendas pode ser traçada e para isso é necessário que haja uma estimativa de quantos por cento as vendas precisam aumentar e em um determinado período de tempo – pode-se, até, especificar ações para um determinado modelo veicular.
No entanto, é preciso que essa meta precisa seja alcançável. Ou seja, pode não ser possível estimar um crescimento de 10% nas vendas de um determinado modelo de veículo por conta de algumas limitações da marca, sociais e econômicas, como a concessionária não ter como suprir esse aumento.
Assim, pode-se avaliar outras ações que possam ser rentáveis, mas que progridam aos poucos, como iniciar com um aumento de 02% nas vendas. É possível determinar uma meta assim, compreendendo também os pontos de relevância para sua empresa e como isso afetará a qualidade do atendimento de sua equipe.
Compreender esses elementos é importante porque o processo de administração da empresa envolve a integração de outros setores, como da área fiscal, contábil, comunicação e de tecnologia da informação.
Quanto mais integrada a equipe estiver, maior a probabilidade de obter bons resultados para o seu negócio, dentro das metas que foram estabelecidas.
Sua concessionária está nas redes sociais?
Além de ter estratégias voltadas ao próprio setor de atendimento e vendas, é preciso prospectar a marca para um maior público, ou mesmo adotar ações que fidelizem os clientes para que retornem.
Uma dica na área de Marketing Digital para promover a empresa que lida com o segmento da venda ou compra de veículos é investir em redes sociais e na plataforma do Google.
Com a revolução digital, sua empresa não pode se limitar somente à venda e divulgação no ambiente físico. Pelo contrário, muitas pessoas realizam buscas na internet e nas redes sociais para obter informações sobre um produto, serviço ou empresa.
Por isso, o negócio que fica de fora dessa tecnologia tende a perder oportunidades de ativar clientes, vendas e até pode ter impactos na credibilidade.
Além de se atentar em ter uma rede social segura e com um conteúdo que tenha qualidade para o público, sua empresa também pode pensar em estratégias pagas e entender como funciona o Facebook Ads.
Basicamente, essa é uma ferramenta de anúncio e mensuração de resultados muito interessante para identificar as oportunidades da marca, disponível na própria rede social, e e, plataformas como:
- Instagram;
- Facebook;
- Linkedin;
- Twitter;
- Tiktok.
As vantagens em anunciar nas redes sociais é fazer com que mais pessoas sejam alcançadas pelo seu anúncio e, consequentemente, conheçam o seu negócio e se interessem por ele.
Por isso, a recomendação é criar anúncios vinculados entre Instagram e Facebook, por exemplo, respeitando a linguagem dessas redes sociais, público-alvo, palavras-chaves específicas de busca, dentre outros elementos.
Mais ainda, de modo a segmentar ainda mais o público mas atingir uma parcela maior de pessoas, também é possível verificar como anunciar no Google Ads sua concessionária, principalmente no caso de possuir um site ou blog para melhorar o posicionamento no ranking do Google.
Deste modo, consegue-se estar presente em canais que futuros clientes estão, facilitando o contato e integração com a marca, bem como trazendo mais interesse nos veículos e suas informações.